TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memórias escolares

Projeto de pesquisa: Memórias escolares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.877 Palavras (8 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

A arte é uma maneira de expressar algo que as palavras não conseguem, por isso ela se torna fundamental nas escolas, as crianças precisam desse espaço, que proporciona a eles soltar a imaginação e a criatividade, assim como a decifrar o que elas transmitem, veremos no decorrer deste trabalho como a arte mudou ao longo dos anos e a sua importância nas escolas, assim como as suas diversas formas de expressividade

A arte é assim definida como sendo um conjunto de procedimentos, utilizados para realizar obras e no qual aplicamos como conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura, pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras, visualizadas, ouvidas ou mistas.

Memórias escolares

Lucilene: Só tive Artes na 5ª série do Ensino Fundamental, e nem era Artes e sim Educação Artística, minha escola era no centro da cidade então, tinha alunos de todos os níveis sociais, mas a escola em si era muito bem vista, era uma escola estadual, por isso os recursos eram meio escassos. Lembro-me que fizemos uma lembrancinha para o dia das mães com latas recicláveis, talvez fosse o presente mais importante que minha mãe ganhou na vida dela, pois fui eu que fiz com muito amor e carinho, jamais esquecerei, pois era uma aula onde todos participavam e aprendiam igualmente, pois era fácil, gostoso e divertido.

Karin: Comecei a ter Artes no maternal, era bom porque criávamos varias atividades, como por exemplo, lembrancinhas de datas comemorativas. Pintávamos o rosto, trabalhávamos muito com material reciclado, nada virava lixo tudo era reutilizado e se transformava em arte.

Héllen: Comecei a estudar aos seis anos, trabalhávamos muito com pintura a dedo, confecção de bonecos, papel picado, crepom, etc. No Ensino Fundamental, os professores exigiam um pouco mais de nós, já fazíamos peças de teatros, danças típicas, era tudo muito divertido.

Terezinha: Iniciei meus estudos aos 5 anos no antigo pré I, estudei em escola pública e tinha aula de educação artística, hoje conhecida como aula de artes. Os professores trabalhavam muito com tinta guache, fazia muitas dobraduras, recortes, colagem, era muito bom.

Nilza: Tive aula de artes desde o primeiro ano do ensino fundamental, sempre confeccionávamos máscaras, lembrancinhas para datas comemorativas, releitura e reescrita de lendas. O que me marcou, foi quando a professora pediu para levarmos um pote de vidro onde encheríamos de giz ralado com sal, e então uma arte abstrata surgiu, levamos pra casa e durante muito tempo ficou enfeitando o rack da sala de casa.

De acordo com o passado escolar do grupo em sala de aula em questão da expressividade artística, foi favorável em questão ao desenvolvimento da criatividade, pois havia diversas atividades que proporcionavam a prática artística utilizando a pintura com tintas, lápis, colagens com papel crepom, com arroz, feijão, barbante, algodão, palitos dentre outros.

Todas do grupo estudaram em escola estadual, lembraram que nas datas comemorativas como as festas juninas eram confeccionadas bandeirinhas pelos próprios alunos junto com o professor, havia ensaios para apresentações dos festivais que aconteciam na escola anualmente, nas linhas de pensamentos também se destacou a homenagem aos pais que era confeccionado de forma artesanal, com frases, desenhos, versos e assim por diante e tudo era diferente novo e muito divertido.

O grupo concorda também com a questão que a atividades artísticas ajudavam a aprimorar as técnicas de criação e o desenvolvimento da coordenação motora através da coloração de desenhos, assim como o desenho livre, onde a criança tinha a liberdade de usar a imaginação.

Atualmente sobre a questão da disciplina de artes, o professor poderá utilizar em sala de aula fantoches, apresentações teatrais pelos próprios alunos, propiciando aos mesmos criarem suas próprias histórias e ao mesmo tempo uma forma de se socializarem, assim como atividades geralmente vinculadas a alguma reprodução de situações visuais e musicais decorrentes da mídia.

Nas escolas contemporâneas os educadores vêm enfatizando a inclusão das linguagens artísticas, desde a educação infantil, como umas das formas de diminuir as desigualdades de acesso aos bens simbólicos a que estão sujeitos os alunos oriundos de ambientes mais ou menos privilegiados.

Diante as histórias descritas pelo grupo acredita-se que a socialização entre professores e alunos, em um ritmo de atividades criativas, lúdicas e artísticas, de forma saudável, com postura adequada de educadores e educandos, em um ambiente favorável, agradável apresentando um ambiente calmo para as crianças conviverem independentemente da idade, uma alimentação balanceada e a convivência harmoniosa com as famílias dos educandos, proporciona o desenvolvimento físico e motor do educando.

Sendo assim valorizar as atividades manuais e promover a educação artística, sensibiliza o aluno para as diversas formas de expressão estética, assim como incentivar cada um a participar de todas as atividades, estimulando sua criatividade.

O papel da Arte na Educação Contemporânea

A visão contemporânea da Arte na Educação tem colocado a necessidade de resgatar o valor da Arte nas escolas como um saber e um fazer passível de reflexão e de construções cognitivas; conhecimento que pode ser aprendido e ensinado também na escola. Através da arte é possível realizar muitas coisas, pois com ela, as pessoas podem demonstrar aquilo que sentem através de uma tela, de uma poesia, de uma música, de uma representação, de uma dança ou de uma escultura, podendo compartilhar suas ideias com as demais pessoas.

Atualmente, o ensino da arte é diversificado, não sendo voltado apenas para desenho geométrico ou artes plásticas, mais, também, é voltado para outras linguagens artísticas como a dança, a música e o teatro, que muito enriquecem e formação dos educandos, por exemplo, a música faz com que o aluno tenha mais concentração e coordenação motora, a dança contribui para a coordenação motora e o teatro, para um trabalho em equipe ou para que eles possam se relacionar melhor com os colegas de classe, professores e familiares, fazendo com que o rendimento escolar dos mesmos possa melhorar, além de melhorar o convívio social e mudar a vida de muitos deles.

Esse novo olhar sobre a Arte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com