TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memórias Escolares de Uma Menina da Década De 70.

Por:   •  6/6/2015  •  Ensaio  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 5

Memórias Escolares de Uma Menina da Década De 70.

Anelise Parcianello e Tayná Cristhal Weis

“Um espaço para guardar tudo aquilo que fica daquilo que não ficou”

Marcos Dotta

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo analisar como era o ensino na escola Escola Municipal Ensino Fundamental Cel Joao Carlos de Vilagran Cabrita, mais especificamente na segunda série A do Ensino Fundamental, no ano de 1974, na cidade de Alvorada - RS, através de uma foto, provas escolares e lembranças da então aluna Rosimeri Machado Weis.

Foi realizado este estudo para conhecer um pouco mais a “escola de antigamente” e assim poder compara-la com a nossa atual. A memória, como documento histórico, foi fundamental para o desenvolvimento deste estudo, nos possibilitando saber como era a relação entre professores e alunos, entre colegas de classe, métodos usados para ensinar, normas escolares e peculiaridades da época.

Além de analisarmos os documentos e memórias, procuramos trazer a situação histórica, como, legislação vigente na educação, relacionada com questões políticas, econômicas e sociais da época que ocorriam no país.

2 A ESCOLA DE NOSSOS PAIS

2.1 Caracterização dos documentos

Os documentos escolhidos foram encontrados no acervo pessoal de Rosimeri Machado Weis, são eles: uma foto e três provas. Uma prova é de Verificação integrada, com três etapas (linguagem, matemática, Estudos Sociais, ciências moral e cívica), as duas provas restantes, não têm uma matéria definida.

Na foto (Fig.1) Rosimeri Machado Weis, aos 7 anos, 2° série A professora Zuleica S. Moretti, ano de 1974, Escola Municipal Ensino Fundamental Cel Joao Carlos de Vilagran Cabrita. Documento caracterizado pelo o Uniforme; Gravata vermelha, camisa social branca. Mãos da aluna, em cima da mesa, juntamente com alguns livros, uma rosa e uma placa identificando o nome da escola. Ao fundo da foto, está à bandeira do Brasil. O documento encontra-se em bom estado, apenas contêm algumas manchas do decorrer tempo, pequenas rasuras.

COLOCAR FOTO?

Na Prova 01, segunda etapa, a mesma foi aplicada em 17/07/1974. A aluna foi avaliada com nota 80/100, os conhecimentos principais do teste eram ‘’Variação de Termos’’, ditado, soma, números romanos, plural e complete. O estado do documento é intermediário. São duas folhas, com treze questões, escrita pela a professora com caneta de tinta azul, resposta a lápis e a correção da prova foi feita com caneta da cor verde.

Na Prova 02, terceira etapa, a mesma foi aplicada em 12/07/1974. A aluna ficou com nota 100/100, a apresentação do documento tem uma figura de um casal com vestimentas de festa junina, que foi colorido pela aluna. A avaliação foi sobre Cálculos matemáticos e Conhecimentos Gerais. As características físicas do documento estão em estado intermediário. Papel antigo, prova escrita a caneta azul, correção a caneta verde, totalizam duas páginas:

A Prova 03 de Verificação Integrada com Linguagem, Matemática, Estudos Sociais, Ciências Moral e Cívica, aplicada em 03/10/1974. A aluna de 2° ano ficou com nota 68/100, regular, vinte e quatro questões, em média vinte e um acertos. O documento tem seis folhas, na apresentação do aluno, tem um desenho de soldado, colorido pela aluna. A prova foi elaborada e corrigida com caneta azul, e as respostas foram a lápis. Está em boas condições.

2.2 Contexto geográfico

A Escola Municipal Ensino Fundamental Cel Joao Carlos de Vilagran Cabrita, localiza-se na rua Castro Alves, 220 no bairro Maringá na cidade de Alvorada – RS. A escola era bem próxima de onde a aluna morava, o que permitia que sua mãe a levasse diariamente caminhando por alguns minutos. A escola era de madeira pintada com capricho de azul claro, havia um grande pátio onde os alunos brincavam; A mãe cuidava para que ela fosse com seu uniforme impecável o que lhe rendeu uma menção no boletim como aluna modelo.

2.3 Legislação vigente na educação, relacionadas com questões políticas, econômicas e sociais do pais

A legislação vigente, tinha como a Lei de Diretrizes e Bases nº 5.692 DE 11 de Agosto de 1971 (2º LDB), publicada durante o regime militar pelo Presidente Emílio Garrastazu Médici com 88 artigos e visava atender as demandas do ensino de 1º e 2º grau (antigamente primário e médio).

Emílio Garrastazu Médici era o Presidente da República (1969 – 1974). Seu Governo foi marcado pelo conhecido "milagre brasileiro", que representou uma expressiva melhora na economia brasileira, com aumento do PIB (Produto Interno Bruto), estabilização da inflação em índices inferiores a 20%, aumento da produção industrial, melhora dos níveis de emprego e do mercado interno.

Por se tratar de uma época de Ditadura Militar (1964 – 1985), as escolas deveriam reforçar com grande frequência os símbolos que expressavam o patriotismo. Podemos citar como exemplo, a bandeira nacional, o hino nacional, as datas comemorativas como a semana da pátria, dentre outros.

Segundo aluna havia bastante rigidez, em sua escola, por parte dos professores, mas ao mesmo tempo todos os alunos eram tratados com muito carinho por parte das professoras que sabiam o nome de quase todos os alunos ali matriculados. Nas datas como comemoração da independência do Brasil antes de começar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com