TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO DE EXPERIÊNCIA INTRODUÇÃO

Por:   •  19/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

RELATO DE EXPERIÊNCIA

INTRODUÇÃO:

             As escolas são ambientes de aprendizagem e troca de experiências das mais diversas. Nela adquirimos conhecimentos importantes para o nosso desenvolvimento social.

            Diante das mudanças ocorridas nos últimos anos sobre o processo educacional o relato de uma experiência escolar é importante para se estabelecer o real significado da escola para os alunos e professores em sua trajetória.  Nesse contexto, o presente trabalho é o relato da experiência escolar de uma aluna do curso de licenciatura em pedagogia desde o seu início da sua escolarização até a seu primeiro curso a distância.

 RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNA DO CURSO DE PEDAGOGIA (EAD)

           O início da escolarização é marcada por um momento de adaptações, o primeiro ano escolar é muitas vezes traumáticos pela ruptura da rotina familiar. O ingresso no ensino fundamental é mais um momento de transição na vida da criança trazendo-lhe muitas novidades e desafios às vezes vividos com (...) insegurança. (Raport, Sarmento, Nornberg, e Pacheco, 2009”).  A educação infantil foi iniciada em escola particular, mas antes de findar o ano foi para pública, administrada pela igreja católica inicialmente. “Onde passou toda a  vida escolar do fundamental ao médio. Época lembrada com saudosismo. Foi nesta escola que pode adquirir as competências intelectuais necessárias para dar início a da vida profissional e acadêmica. Fez o técnico em magistério nesta mesma escola, onde deu os primeiros passos rumo a área da educação. Com a finalização do curso de magistério houve a oportunidade de atuação imediata na área, tendo que se dedicar a vários outros ofícios. Até que alguns anos passados pude atuar em uma pequena escola particular, iniciando assim atuação na minha área de formação técnica.  Por meio desta formação técnica, também após alguns anos pude conquistar a aprovação em um concurso público para técnico em magistério.

             Com condições financeiras melhores foi possível o  ingresso na faculdade no curso de Letras Português Inglês, com intuito de adquirir novos conhecimentos sobre na área educacional. Esse curso agregou novos conhecimentos e experiências com um público que até então ainda não havia trabalhado, além de ter acesso a disciplinas riquíssimas para o crescimento intelectual.

            A experiência de educação a distância já faz parte da nossa história estudantil como participante de cursos por diversos meios de comunicação como a televisão, e nos últimos anos por meio de cursos na internet. As plataformas oferecidos pelo MEC,  são exemplos de como a educação a distância oferece qualidade na aprendizagem e interação entre tutores e alunos. Essa é uma ferramenta poderosa para todos aqueles que querem uma formação   adequada a sua realidade cotidiana sem perder a qualidade na aprendizagem e experiências enriquecedoras.  O decreto 5622 de diretrizes para a educação a distância regulamenta essa modalidade de ensino e a conceitua como e uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação (BRASIL, 2005).

             Moore e Kearley (p. 04)   mencionam um conceito atual da EAD como sendo um aprendizado planejado que ocorre normalmente em lugar diferente do local do ensino, exigindo técnicas especiais de criação de curso e de instrução, comunicação por meio de várias tecnologias e disposições organizacionais e administrativas especiais.

             A educação a distancia possui várias vantagens para seus estudantes como possibilidade de adequação do horário de estudo a realidade individual de cada um. Ela dá possibilidade de maior acervo bibliográfico e pesquisas pela característica do dinamismo na busca pelo saber com o oferecimento de ferramentas tecnológicas . Apesar do aluno e professor não estarem no mesmo ambiente de sala de aula, ambos interagem nos ambientes virtuais de comunicação de forma eficiente. Há a possibilidade do foco no aluno e suas formas de aprendizagens, além de  um empenho das duas partes principais envolvidas no processo de ensino.

           

       

  Na Educação a Distância, o ritmo da aprendizagem é, de certa forma, controlado pelo aluno, destacando-se a flexibilidade para a autoaprendizagem, em que as avaliações e controles dos discentes são ditados pelo professor e tutor, enquanto que na Educação Presencial, o ensino-aprendizagem é mais focado no professor, ou seja, ele tem que se empenhar mais para com o aprendizado do aluno, o que muitas vezes, se torna um processo de mão única.

     

             A  experiência com a escola tem sido gratificante pois é por meio dela que podemos conquistar muitas coisas como o conhecimento científico e experiências de vida,  independência financeira. Se não fosse a escola jamais  teria a  profissão que atuo atualmente, ou seja tudo que uma pessoa necessita para ter uma vida melhor ela proporciona, desde que seja valorizada e reconhecida como ponte para o desenvolvimento humano. Essa é a razão da existência dessa instituição e nós como professores devemos almejar que nossos alunos alcancem sua independência econômica, social e política.  “Como espaço educacional, a escola tem um compromisso básico com a civilização e com a preparação das novas gerações para que estas possam usufruir dos bens materiais, sociais e culturais.(BARTNIK, p.49,2012). Essa é a razão da existência dessa instituição e nós como professores devemos almejar que nossos alunos alcancem sua independência econômica, social e política. Esse é o papel da escola, pois seu objetivo maior é o desenvolvimento intelectual dos alunos para que frente aos desafios encontrados na sociedade possam ser vitoriosos em cada etapa da sua vida rumo ao sucesso. O professor tem um papel fundamental nesta busca, sendo o mediador entre o aluno e o  conhecimento sistemático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (221.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com