TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO

Por:   •  3/1/2016  •  Relatório de pesquisa  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório de atividade cultural – Biblioteca Parque Estadual

O presente trabalho relata a visita à BIBLIOTECA PARQUE ESTADUAL , localizada na Av. Presidente Vargas n. 1.261, Centro, Zona norte da cidade do Rio de Janeiro.

O acesso ao local é muito tumultuado devido ao intenso fluxo de carros e ônibus.

Concernente ao trajeto para chegar a Biblioteca Parque Estadual, é de fácil acesso, tendo como meios de transporte o metrô, ônibus, trem, e barcas.

É cercada por vários comércios, faculdade e também moradores de rua.

Reinaugurada no dia 29 de março de 2014, é bem iluminada, decorada, colorida, com amplos salões de leitura climatizados e confortáveis.

A Biblioteca Parque Estadual foi criada para oferecer um acervo literário com mais de 250 mil itens, livros de arte, quadrinhos, filmes, biblioteca infantil, teatro, auditório, estúdios de som e de vídeo, cafeteria, restaurante, jardim suspenso e pátio. Promove também oficinas, laboratórios e diversidade de linguagens artísticas, cursos voltados para profissionais como educadores, professores, mediadores de leitura e bibliotecários e também cursos livres para todos que desejam desenvolver o seu conhecimento.

É acessível e conta com uma equipe especializada para atender os leitores com deficiências físicas, para as quais existem acervo e equipamentos especiais e material em braile.

Existem quatro Bibliotecas Parque no estado do Rio de Janeiro, situadas nos bairros do Centro, Manguinhos, Rocinha e Niterói as quais foram concebidas pela Secretaria de Cultura do Estado e é gerida pela Organização Social Instituto de Desenvolvimento e Gesta (IDG), para serem um ambiente de aquisição, troca e criação do conhecimento e experiências culturais.

Ela possui também um Programa Educativo com o objetivo de ampliar o conhecimento a partir de dinâmicas que integrem a biblioteca e a escola. As visitas guiadas à biblioteca atingem alunos, educadores e todos os visitantes que desejam ampliar seu conhecimento e oferece também visitas preparatórias voltadas a profissionais das redes públicas e privadas.

As propostas e atividades da Biblioteca Parque promovem e favorecem os princípios das Cidades Educadoras principalmente os princípios 1 e 2. Princípio 1: “Todos os habitantes de uma cidade terão o direito de desfrutar, em condições de liberdade e igualdade, os meios e oportunidades de formação, entretenimento e desenvolvimento pessoal que ela lhes oferece. O direito a uma cidade educadora é proposto como uma extensão do direito fundamental de todos os indivíduos à educação. Princípio 2: “A cidade deverá promover a educação na diversidade para a compreensão, a cooperação solidária internacional e a paz no mundo. Uma educação que deverá combater toda a forma de discriminação. Deverá favorecer a liberdade de expressão, a diversidade cultural e o diálogo em condições de igualdade”.

Conclusão:

Nunca tinha ido à Biblioteca Parque Estadual, fiquei maravilhada com o que vi, cada espaço muito bem organizado.

O que mais me impressionou relatado pela funcionária que nos guiou pela Biblioteca foi que os moradores de rua não são inibidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com