TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

 RELATÓRIO ANALITÍCO-DESCRITIVO DO PERFIL DO PROFESSOR

Por:   •  24/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  1.667 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS / FACULDADE DA LAPA

CURSO DE PEDAGOGIA – EAD

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - EAD

ESTÁGIO SUPERVISIONADO - RELATÓRIO ANALITÍCO-DESCRITIVO DO PERFIL DO PROFESSOR

Cristiane da Silva Borges

Letícia da Silva Borges

Maria das Graças dos Santos Carneiro

Monique Meirelles Xavier

MAGÉ, RJ.

20012 / 1º SEMESTRE[pic 2]

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS / FACULDADE DA LAPA

CURSO DE PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO - RELATÓRIO ANALITÍCO-DESCRITIVO DO PERFIL DO PROFESSOR

             Relatório analítico-descritivo expandido como exigência legal do curso de Pedagogia da Fundação Universidade do Tocantins/ Faculdade Educacional da Lapa

Cristiane da Silva Borges

Letícia da Silva Borges

Maria das Graças dos Santos Carneiro

Monique Meirelles Xavier

MAGÉ, RJ.

20012 / 1º SEMESTRE[pic 3]

Introdução

Os conceitos fundamentais presentes neste relatório dizem respeito ao perfil dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil.

 Podemos vivenciar a realidade do perfil profissional de 16 professores da Educação Básica (8 da Educação Infantil e 8 do Ensino Fundamental) e com isso ampliar o aprendizado pedagógico com a finalidade de aperfeiçoar nossos conhecimentos adquiridos no curso de Pedagogia da Fael (Faculdade Educacional da Lapa).

O trabalho realizado abrangeu a relação de disciplinas do curso como fonte de aprendizado com a prática escolar, tendo como objetivos:

  • Articular teoria e prática em relação à visão da formação e identidade docente;

  • Observar e analisar a identidade e formação dos professores buscando vincular à qualidade na escola pública, aplicando aos relatos os conhecimentos adquiridos;
  • Formação e condições de trabalho dos profissionais da escola (formação continuada);
  • Refletir a respeito de necessidades educacionais (pedagógicas), administrativas e estruturais da escola.

A observação e a prática são de grande importância para que possamos ter consciência da realidade dos alunos e professores da escola, pois quando observamos adquirimos experiência e com isso podemos analisar o perfil profissional do professor que queremos ser.

Desenvolvimento

A partir das entrevistas realizadas com professores da Educação Básica do Ensino fundamental e da Educação Infantil foi possível constatar que com esta investigação possamos definir o perfil do professor.

A maioria dos professores tem como formação inicial a Formação de Professores em nível Médio, alguns estão em fase de graduação em Universidades.

A maioria dos professores entrevistados participa de cursos de formação continuada frequentemente: sendo custeados pelos próprios professores, estes estando em pleno desenvolvimento profissional.

A qualidade do trabalho do professor está vinculada a uma série de condições, tais como: tamanho das turmas a que atende, horário de trabalho, tempo disponível para preparação das aulas, presença de profissional preparado para o acompanhamento e apoio na sua prática educativa e qualidade dos recursos didáticos existentes na escola.  

No que se refere à formação dos professores com a postura de buscar formar-se e informar-se está relacionada diretamente a um investimento pessoal para construção de uma identidade profissional.

As maiores dificuldades encontradas no exercício da sua função são: indisciplinas, a falta de recursos adequados para um bom trabalho, infra-estrutura, pais descomprometidos com a formação dos filhos, etc.

A avaliação na Educação Infantil é feita através de relatórios descritivos, participação e desenvolvimentos cognitivo, social e físico. E a avaliação no Ensino Fundamental é feita através de provas, trabalhos, participação, socialização e cooperação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (155.2 Kb)   docx (67.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com