TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DAS OBSERVAÇÕES DA CONSTRUÇÃO ESPACIAL DAS CRIANÇAS

Por:   •  14/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.134 Palavras (9 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO.

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO. DEPARTAMENTO DE ORIENTAÇÃO E ENSINO.

Disciplina: Met. e Ensino de Geografia - 3º ano./ 2015 Professor: Marcos Macedo Caron.  

- RELATÓRIO DAS OBSERVAÇÕES DA CONSTRUÇÃO ESPACIAL DAS CRIANÇAS   -

ALUNA/O (UFMT):

Turno: Pedagogia - Matutino.

- Nº de alunos trabalhados (nº): 3 - Identificação dos alunos de Campo Verde e Cuiabá, (Exemplo Alunos: A; B; C).

A - Campo Verde

B – Cuiabá

C - Cuiabá

DADOS DO(s) ALUNO(s) TRABALHADO(s):

 - Sexo A: Masculino; B: Feminino; C: Feminino.

 Idade A: 11; B: 11; C: 10

- Na escola: a) Desde EI ( );  b) Desde a 1ª (A e B ); c) outras (C)

- Nasceu: a) Cuiabá (A: Não; B:Sim; C:Sim);  b) Fora de Cba, mas MT (A: Primavera do Leste);  c) Fora do MT (  )  Sigla:_______  

 - Esc. que já estudou: só esta (  ); 2 esc. (A, B e C); c) de 2 a 4 (    )  d) + 4 ( nº_)

 - Residência: a) Perto da Escola (B e C);  b) a meia distância (A)  c) longe (  )

 - Sabe o bairro que mora?   Sim (A, B e C)   Não ( )

 - Núcleo Familiar a) Pai e Mãe: casados ( A Sim – B e C não obtive informações )  separados (         );  b) Mora só Pai (         );  c) Mora só Mãe (          );  d) Outros parentes (          )  quais? ;

e) outra situação específica/judicial (  )

I) - ANÁLISE DA ALFABETIZAÇÃO LEITURA E COMPREENSÃO DO TEXTO:

 - Não alfabetizado (  ) ; Insatisfatório ( ); Regular  (  ) ;  Bom ( A, B e C ); Excelente (       ).

 - Justifique sua análise da alfabetização do aluno quanto a: 1) Compreensão do texto; 2) Identificação das palavras; 3) Entonação das pontuações;

4) Pronunciamento silábico; 5) Ações de correção para superação de problemas constatados; 6) Outras observações de destaque (a sua escolha).

             A observação da leitura dos três alunos foi de imensa satisfação, no que se refere: à compreensão do texto, a identificação das palavras e pronunciamento silábico, todos foram muito bons. A leitura foi compreendida já no primeiro momento. A cada paragrafo que os mesmos iam lendo, eu ia pedindo que me explicassem o que estavam compreendendo, ou seja, qual era a ideia do texto. Acreditei que assim o entendimento ficaria mais fácil, para que pudéssemos logo em seguida da continuidade nos exercícios, e assim teríamos melhores resultados.

            Devo destacar a dificuldade que os alunos A, B e C tiveram com a entonação das pontuações do texto. Liam rapidamente, não respeitavam vírgulas e pontos. Como ouvinte e professora naquele momento, pedi que eles fizessem a leitura sem pressa de acabar, que respeitassem as pontuações. Percebi que eles entendem o que leem, mas, o ouvinte pode ter dificuldade. Sendo assim, como falei anteriormente, eles iam lendo e em cada paragrafo, eu solicitava que eles verbalizassem o que estavam compreendendo e se jugasse necessário os mesmos repetiam a leitura.

 

           Destaco alguns itens que observamos no PCN – Língua Portuguesa e os alunos, demostraram com propriedade, os mesmos deve fazem suas leituras com autonomia, utilizam a linguagem oral em situações diversas, a leitura é uma preparação prévia, para um bate-papo. Utilizaram de diferentes modalidades de leitura adequadas a diferentes objetivos: leram mapas, endereços, textos obtiveram informação rápida. Analisam a qualidade da produção oral alheia e própria. Então, neste trabalho esperei que os alunos realizassem a principio o resumo do texto lido, de forma que fossem preservadas as ideias principais, e logo em seguida continuaríamos com os exercícios.

II) ANÁLISE DA ATIVIDADE 1: COMPREENSÕES BÁSICAS DE LOCALIZAÇÃO E DELIMITAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL (CONTINENTES,  MARES, PAÍSES)

Não realizou ( ); Insatisfatório, 25 a 39% de acertos ( ); Regular, 40 a 59%  de acertos ( ); Bom, 60 a 80%  de acertos (A; B; C); Excelente, 80% a 100%  de acertos ( ); Sem condições de Avaliação.

JUSTIFICATIVA DO ASSINALADO: (DESCRIÇÃO DA POSTURA, CONHECIMENTOS PRÉVIOS E DESENVOLVIMENTO DO ALUNO DURANTE O EXERCÍCIO).

            No primeiro momento os três demonstraram dificuldade em identificar os Países, Continentes e Mares, então peguei os atlas e os próprios livros didáticos do mesmo e começamos a identificar o que era cada um, em questão de 10 minutos o exercício já estava sendo feito, a compreensão foi satisfatória, e ao estimular cada um, o aprendizado ficou muito fácil.

III) ANÁLISE DA ATIVIDADE 2: COMPREENSÕES BÁSICAS DE LOCALIZAÇÃO E DELIMITAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO: ESTADOS, SIGLA DO ESTADO, REGIÃO, CAPITAIS, MUNICÍPIOS.

Não realizou ( ); Insatisfatório, 25 a 39% de acertos ( ); Regular, 40 a 59% de acertos ( ); Bom, 60 a 80% de acertos ( ); Excelente, 80% a 100% de acertos (A; B; C); Sem condições de Avaliação ( ).

JUSTIFICATIVA DO ASSINALADO:

            Conseguimos completar o mapa, com os Estados, sigla dos Estados, Capitais, Municípios e Região muito rápidos. Foi muito prazeroso esse momento, eles iam completando, e começavam a imitar os sotaques de cada região, contavam algumas histórias daqueles locais que já tinham visto na internet, ouvido os pais falar, nos jornais, e aulas de geografia que a professora já havia ministrado. O aluno A, de campo verde, ao falar de Minas Gerais, falou sobre o desastre em Mariana. Pude observar como eles estão atentos às coisas que ocorrem não só no seu meio social direto, mas, em todo o país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (212.7 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com