TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTADO SOBRE EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS

Projeto de pesquisa: RELATÓRIO DE ESTADO SOBRE EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.565 Palavras (15 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 15

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Em EDUCAÇÃO INFANTIL, PEDAGOGIA, relatório de estágio, Uniasselvi - As 18:43 - Sem Comentarios

1 INTRODUÇÃO

O estágio de docência em Educação Infantil foi realizado no Centro de Educação Infantil Professora Dejanira Queiroz Tixeira, localizado na Rua João Vicente Ferreira s/n, Jardim Santa Maria, Dourados – MS.

O estágio foi feito m dupla, pelos acadêmicos: Jeanice Cássia dos Santos e Rouberval Barboza do Amaral. Sendo acompanhados pela professora regente: Clarice Ferreira dos Santos, Pedagoga.

A intervenção foi feita no período matutino nos dias: (5) cinco a (9) nove de abril de 2010. Conforme combinado com a professora regente, que nos passou os conteúdos com os quais estava trabalhando: corpo humano; partes do corpo (cabeça, tronco e membros); cuidados com o corpo; higiene; órgãos dos sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar).

Fomos apresentados às crianças, pela professora, que ficaram cheias de contentamento por contarem com novos integrantes para interagirem, brincarem, aprenderem.

A prática em sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia a dia como professor. Enquanto estamos estudando apenas as teorias, não temos idéia do que é estar frente a uma classe e ser o responsável pela mediação do conhecimento às crianças, a responsabilidade é grande.

A experiência vivida na sala do CEIM – Centro de Educação Infantil nos mostrou claramente o que significa ser professor na Educação Infantil. Saber como trabalhar determinado conteúdo, para que a criançada realmente se desenvolva, aprenda com compreensão.

Portanto, é no estágio prático em sala de aula, que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar para exercer com êxito sua profissão. Segundo Silva, 2007, p. 35. “A primeira concepção que deve nortear o papel do professor é: ‘aprender e ensinar’ e ‘ensinar e aprender’. Ambas constituem um processo dinâmico, onde um não existe sem o outro. Ensinar pressupõe um aprendizado.”

2 RELATÓRIO DA OBSERVAÇÃO

O Centro de Educação Infantil têm capacidade para 100 crianças. Mas, atualmente atende 94 pequenos infantes, com idade entre 3 meses e cinco anos. A distribuição se dá da seguinte forma: berçário I – 12 crianças de 3 meses a um ano e onze meses; berçário II – 12 crianças de 2 anos a 2 anos e onze meses. Maternal I – 13 crianças de três anos a três anos e onze meses; maternal II – 17 crianças de quatro anos a quatro anos e onze meses, com atendimento integral. O CEIM ainda conta com duas salas pré-escolares, destinada às crianças com idade de cinco anos a cinco anos e onze meses, nesse caso, o quantitativo é de 20 crianças, nos períodos matutino e vespertino, respectivamente.

A instituição conta com 6 professores; 3 auxiliares de berçário; 7 assistentes pedagógicos; 2 cozinheiras; 1 secretária; 1 coordenadora pedagógica e administrativa.

Quanto à estrutura física, a escola infantil conta, além das salas de aulas, uma secretaria equipada com um arquivo, armário de aço, mesa com cadeira e um (PC) micro-computador. Uma cozinha equipada com um fogão industrial de quatro bocas, uma geladeira, um freezer horizontal, liquidificador, batedeira, pia, refeitório amplo com mesas e bancos. Almoxarifado com mesas e armários. Berçário I - equipado com solário, lactário, moveis e equipamentos adequados para atender as crianças conforme as suas necessidades. Ainda existe a disposição das crianças, uma área externa com parquinho (escorregador, gira-gira, balanço), caixa de areia, espaço gramado e arborizado para recreação, onde são realizadas as brincadeiras livres.

A sala de aula na qual realizamos o estágio, possui 4 grandes janelas, 2 portas de acesso, quatro lâmpadas fluorescentes, um armário, quadro negro, uma mesa do professor, cinco mesas com quatro cadeiras cada, proporcionais ao tamanho das crianças, dois ventiladores de teto.

A decoração das paredes é feita com desenhos, letras, números, cartazes com letras musicais, fotos das crianças e datas de aniversários. Essa decoração é feita pela professora em conjunto com as crianças. Vale lembras que através da interação em momentos de decorar a sala, por exemplo, que as crianças se desenvolvem, aprendem.

Podemos concluir então que é o aprendizado que propicia o desenvolvimento dos processos internos do ser humano com a sua relação com o contexto sócio-cultural em que vive e a sua situação de organismo, não podendo se desenvolver sem a mediação do outro. Silva (2007, p. 13).

A rotina do CEIM é organizada, mas bastante flexível. Está repleto de afetos nas atividades como: comer, dormir, trocar fraldas, dar banho, etc. As crianças chegam por volta das sete horas da manha, tomam café, participam das atividades recreativas com assistentes pedagógicas, tomam banho, trocam roupas, almoçam, fazem a higiene bucal e dormem. Às treze horas os pequenos e pequenas lancham, participam das atividades didático-pedagógicas dentro e fora da sala de aula, depois tomam banho,jantam, fazem higiene bucal e juntos com seus professores, aguardam por seus pais, que chegam por volta das dezessete horas. A relação professor/aluno é de atenção, carinho, cuidado, amizade, aprendizagem. As docentes as descrevem como animadas, espertas, interessadas, curiosas.

A pré-escola, onde fizemos o estágio, chega às sete horas da manha, tem aula com a professora regente e aula de educação física 2 horas semanais, saem às onze horas e no contra-turno segue a mesma rotina no período vespertino.

O planejamento é feito a nível de unidade, ou seja, segue-se o referencial da Educação Infantil, porém, com ênfase nas peculiaridades de cada instituição. Isto é, conforme acordado no Projeto Político-Pedagógico da unidade de ensino, dessa forma, o professor (a) prepara seus planos de aula que é supervisionado pela coordenadora da unidade.

De acordo com o P.P.P. da escola é elaborado no início de cada ano letivo, objetivos a serem desenvolvidos durante o ano. Com bases nesses objetivos, os professores desenvolvem seus planos de aulas ou projetos.

O Centro de Educação Infantil: Professora Dejanira Queiroz Teixeira não tem problemas com espaço, por enquanto. Porém, tem algumas instituições no Município, que estão quase com o dobro de sua capacidade de lotação.

2 RELATÓRIO DA INTERVENÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com