TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTAGIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Por:   •  24/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 7

2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

2.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

 O Estágio Supervisionado em Docência das Disciplinas Pedagógicas e Educação Profissional foi realizado na Escola Municipal Francisca Jeremias que iniciou suas atividades educacionais em um clube chamado Emergência II, localizada na Rua Alaíde de Menezes, SN, Vila Formoso, São João de Meriti – RJ. Em 1970 começou a se chamar Grupo Escolar Municipal Francisca Jeremias e teve sua primeira ampliação. A escola foi demolida e reconstruída, durante esse período se adaptaram na Primeira Igreja Batista em Vila Formoso. Dia 29 de abril de 2016 a Escola Municipal Francisca Jeremias foi inaugurada.

 A escola tem como Patrona a Professora Francisca Jeremias da Silveira Menezes, que nasceu dia 31 de maio de 1880, dedicou-se até o fim de sua vida ao exercício do magistério. Em sua homenagem, após a criação do município de São João de Meriti, seu nome foi eternizado na denominação de uma de suas escolas.

A localidade onde a escola se situa é composta por moradores de baixa renda onde nem todos são alfabetizados. Os mesmos priorizam em primeiro lugar a necessidade de sobrevivência. O bairro não possui nenhuma área de lazer, grande parte das ruas não são asfaltadas, a coleta de lixo não é regular e grande parte dos moradores residem em terrenos não regulares. O local possui atendimento médico público que é fornecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde), porém nem sempre disponibiliza profissionais para fornecer o atendimento.

O ambiente de funcionamento da escola é um prédio com 3 pavimentos, composto por sala de diretoria, sala de professores, sala de secretaria, cozinha, refeitório, sala leitura banheiro feminino e masculino com chuveiro adaptado a alunos e funcionários, pátio coberto, e nove salas de aula com toda estrutura voltada para o público de origem.

O local possui agua filtrada, coleta de lixo periódica, abastecimento público de água e energia elétrica. A escola também disponibiliza aparelho de som, TV, DVD, impressora, copiadora, Datashow e computador sem acesso à internet. A escola também oferece diariamente refeição aos alunos.

A instituição não possui classe de Educação especial, apenas regular onde fazem a inclusão de alunos com necessidades especiais. Não é oferecido nenhuma atividade complementar e/ou serviço à comunidade. A escola possui em média 420 alunos matriculados entre os turnos da manhã (07h30min às 11h30min) e tarde (13h00min às 17h00min) e conta com um grupo de funcionários participantes da equipe pedagógica.

O corpo docente escolar é composto por 32 funcionários sendo eles: Supervisor Escolar, Orientador Pedagógico, Diretora, Secretária, auxiliar de secretaria, Inspetores, cozinheiras, auxiliar de serviços gerais e professores. A modalidade escolar é da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.

Os recursos financeiros são repassados pelo SEMEC (Secretaria Municipal de Educação), gerenciado pela direção e CAEM (Conselho de Apoio à Escola Municipal). O CAEM foi fundado em 16/05/1997, é uma sociedade civil sem fins lucrativos com atuação junto à referida unidade escolar, segundo as normas emanadas pela Secretaria de Educação.

2.2 A FORMAÇÃO CONTINUADA

O estágio foi realizado na secretaria escolar, acompanhando o trabalho da equipe pedagógica, em especial a Coordenação Pedagógica.

 A escola possui um corpo docente bem ordenado, que contempla as necessidades educativas, administrativas e socioculturais que atende a todos de maneira satisfatória. A equipe gestora é formada por uma Diretora, Coordenadora Pedagógica, Secretaria Escolar e uma Auxiliar Administrativa.

A equipe pedagógica da Escola Municipal Francisca Jeremias é liderada pela Diretora, formada em Pedagogia e pós-graduada em Administração Escolar. É uma profissional responsável e competente, comprometida com seu papel de gestora, nada passa despercebido a seus olhos. Conhece todos os alunos, procura sempre está ciente de tudo que acontece e auxilia em todas as decisões a serem tomadas.

A Coordenadora Pedagógica é graduada em Pedagogia e Serviço Social e pós-graduada em Orientação educacional. Atua na área da educação a mais de 10 anos, em seus primeiros anos de formação trabalhou como professora e a alguns anos exerce a função de Coordenador a Pedagógica.  

O trabalho da Coordenadora Pedagógica é voltado ao acompanhamento pedagógico educacional, auxiliando professores para que as atividades propostas sejam executadas de forma adequada e articulada promovendo um ambiente escolar que possibilite os professores a avaliar e repensar suas práticas.

A coordenação realiza reuniões de professores por diversas vezes durante o semestre para discutir como está funcionando o plano elaborado, analisar desempenho e desenvolvimento dos alunos, debatem sobre novas experiências na sala de aula coisas que podem permanecer e o que pode ser repensado é também realizam essas reuniões com os responsáveis dos alunos passando todas as informações, do cotidiano, desempenho, alterações de personalidade, etc.

A formação continuada dos professores é feita na escola através de reuniões quinzenais. Nessas reuniões acontecem discussões referente as práticas pedagógicas desenvolvidas com objetivo de aperfeiçoar a qualidade do trabalho educativo.

Referente a programas de desenvolvimento dos funcionários, seguem a filosofia do Projeto Político Pedagógico, a base do funcionamento e focado na autoestima, estão constantemente empenhados a valorizar cada profissional e suas respectivas qualidades e níveis de desempenho.

A Escola Municipal Francisca Jeremias tem como missão ampliar o nível de conhecimento, qualificando da melhor forma as técnicas de ensino e aprendizagem. A unidade escolar desenvolve projetos com o objetivo de descobrir e incentivar as habilidades e competências dos alunos e também de funcionários.

As metas da escola estão diretamente voltadas à melhor qualidade da aprendizagem, sendo acompanhadas e comparadas estatisticamente.

2.3 O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

A Escola Municipal Francisca Jeremias possui um Projeto Político Pedagógico que fica na direção da escola, disponível sempre que necessário, todos os funcionários têm conhecimento do documento.

O Projeto Político Pedagógico é atualizado todos os anos, atualmente está em fase de construção. A Coordenadora disponibilizou projetos de anos anteriores e um rascunho do que está sendo construído para conhecimento e construção do relatório. O PPP da escola é construído com a participação de todos os funcionários da escola, alunos, responsáveis e moradores do bairro.

É o Projeto Político Pedagógico que demonstra qual o objetivo da escola, nele constará quais as metas a serem cumpridas e qual caminho a ser percorrido para o cumprimento das metas. O PPP é como a cara da escola, além do objetivo escolar, nele também consta todo contexto histórico da escola, a caracterização do ambiente escolar, informações da localidade em que a escola se encontra e o contexto socioeconômico dos alunos que ali frequentam. Por essas características o Projeto Político Pedagógico é um documento de grande importância e deve ser a identidade da escola e não de uma pessoa em especifico.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com