TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  11/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.681 Palavras (15 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ADRIANA BEZERRA
GLEICE JULIANA BOBBI
MICHELI RODRIGUES BOBBI










RELATÓRIO DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

















TABAPORÃ
2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ADRIANA BEZERRA
GLEICE JULIANA BOBBI
MICHELI RODRIGUES BOBBI










RELATÓRIO DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS




Trabalho apresentado à disciplina de Estágio – Educação de Jovens e Adultos, no curso de pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER.

Tutor local: Noeli Segatti Fabiano
Centro Associado: Tabaporã







TABAPORÃ
2011
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03
2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA 04
2.1. LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA 04
2.2. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 04
2.3. NÍVEIS DE ATENDIMENTO 04
3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO 05
4 DESCRIÇÃO E ANALISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO 08
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO

Este relatório de estagio descreve o estagio realizado no EJA (Educação de Jovens e Adultos), referente à disciplina de estágio, ocorrido no período de 30-05-2011, na Escola Estadual Renato Spinelli, que tem como concepção pedagogia e filosófica á formação de indivíduos capazes de atuar na sociedade de forma crítica e participativa, podendo dessa forma contribuir para a construção e transformação da realidadena qual se insere.
O período no qual observamos a estrutura física e administrativa, a parte pedagógica, como também os alunos e professores em busca de informações que nos auxiliou na fase de elaboração do relatório. Este estágio foi realizado pelas acadêmicas, Adriana, Gleice e Michelle, estudantes do curso de Pedagogia na Faculdade Internacional de Curitiba-Facinter pelo grupo Educacional Uninter.
Tem por objetivo de nos proporcionar conhecimento e nos preparar para atuar tanto na Educação Infantil, Ensinar Fundamental, como no EJA, esta convivência nos oportuniza uma experiência bastante significativa, dando-nos subsídio prático no desempenho docente.
A importância desse trabalho é que como futuras educadoras, devemos compreender a educação brasileira, em particular a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que é um estudo que atende Jovens e Adultos que não concluíram os estudos no tempo regular, pessoas adultas que desejam ampliar sua escolaridade e também nos mostra a metodologia e o conhecimento teórico que devemos utilizar na prática, e nos mostrar a realidade da sala de aula e a importância de exercer a função docente, com excelente qualidade e capacidade de desenvolver bem o ensino.
As metodologias por nós utilizadas para o desenvolvimento deste relatório foi à pesquisa de campo, entrevista com pedagogo e observação em sala.
O contexto do relatório baseia-se em:
Identificação daInstituição Estagiaria.
Concepção Política e Pedagógica da Instituição.
Descrição e analise refletiva das Atividades de Estágio.
E nossas considerações finais.
2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTÁGIO


2.1 LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA

A Instituição de estagio está localizada na Rua São Paulo S/n, no bairro Gleba São João distrito de Porto dos Gaúchos estado de Mato grosso (MT), CEP: 78560-000 telefone e fax (66)3567-1064 email: ee.renatospinelli@Hotmail.com o site pgarenato.blogspot.com.


2.2 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Acontece em três períodos, oferecendo o Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA, sendo que as aulas são de segunda a sexta.
No período matutino das 07h00min às 11h00min acontece às aulas das turmas da 3ª fase do 2º ciclo à 3ª fase do 3º ciclo e 1º ano do ensino médio.
No período vespertino, acontecem as aulas da 1ª fase do 1º ciclo a 2ª fase 2º ciclo, sendo das 13h00min às 17h00min.
No período noturno tem as aulas do 2º ano e 3º ano do Ensino Médio, além da sala do EJA, 2ª segmento 3ª fase, nesse período as aulas acontecem das 18h30min até 22h30min.


2.3 NÍVEIS DE ATENDIMENTOS

Nos três períodos há educadores como coordenadores, gestores, técnico de laboratório, bibliotecária, cozinheira, faxineiras e guardas a disposição e melhoramento do ensino de aprendizado, onde os mesmos ajudam com o cuidado, onde os mesmos ajudam com o cuidado das crianças e jovens no pátioescolar.
3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO

O objetivo da Escola Renato Spinelli, é ofertar uma educação de qualidade no ensino fundamental, médio e EJA, de forma que o educando seja capaz de desenvolver-se intelectualmente e socialmente, sendo preparado para o trabalho e o exercício de sua cidadania e também condicionando a continuar apreendendo em outras situações de estudos posteriores. Nessa instituição o educador se situa como um mediador do ensino-aprendizado, indo além do senso comum.
Ao analisarmos o Projeto Político Pedagógico da escola, identificamos o modo de educação adotado pela instituição, segundo a concepção da educação, sociedade, papel do professor, papel social da escola e homem.
EDUCAÇÃO: A escola tem por objetivo ofertar uma educação básica de qualidade no ensino fundamental, médio e EJA de forma que o educando seja capaz de desenvolver-se intelectualmente e socialmente sendo preparado para o trabalho e o exercício de sua cidadania e também condicionando a continuar aprendendo em outras situações de estudos posteriores.
O planejamento de cada disciplina ou área de conhecimento deverá contemplar através dos seus objetivos gerais e específicos, pois a educação é uma ação de transformação constante que permeia a vida do ser humano.
SOCIEDADE: Esta é uma escola do campo, cuja sua preocupação é proporcionar ao educando condições de conhecer e interpretar arealidade social para depois transformá-la.
Preocupando-se em formar cidadãos críticos capazes de analisar os problemas vivenciados no contexto social em que se insere dando sua parcela de contribuição de superá-los nas diferentes esferas de influencia de atuação lançando mão de metodologia e objetivos capazes de desenvolver habilidades e competência nos educados, conforme os conteúdos previstos a serem ministrados de maneira que este aluno construa conhecimentos que sejam uteis para sua vida cotidiana.
O PAPEL DO PROFESSOR: É participar da elaboração e cumprir plano de trabalho segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
Deve zelar pela aprendizagem dos alunos estabelecendo assim estratégicas de recuperação para os alunos de menor rendimento. Ministrado nos dias letivos e horas-aulas estabelecidas além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, á avaliação e o desenvolvimento profissional.
Deve colaborar com as atividades de articulação da escolar com as famílias e a comunidade. Participar dos estudos na formação continuada.
PAPEL SOCIAL DA ESCOLA: A escola também tem os seus momentos de lazer e atitudes esportivas e culturais, buscando envolver o máximo possível de participantes promovendo a integração participativa de todos os seguimentos da escola e da comunidade local.
O HOMEM: O papel da escola é contribuir para que o educando se preparepara exercer sua cidadania preparando-o para o trabalho e um sujeito capaz de interferir para transformar a realidade social.
Todos os professores da turma estagiada têm formação acadêmica. O professor Adimilson Bezerra, formado em Matemática onde leciona a mesma; Jandira formada em Letras atua na área de Língua Inglesa, Elizângela formada em Letras, atua nas áreas de Português e Geografia; Claudiney formado em Pedagogia atua nas áreas de educação Física e ciências e Marieta formada em História onde leciona a mesma.
Todos os professores utilizam do método de ensino dinâmico, buscando a interação dos alunos nas aulas, valorizando a bagagem de experiências que cada um trás, onde os conteúdos do EJA precisam ter uma estreita ligação com as realidades dos alunos.
Os educadores precisam ser inovadores no planejamento das aulas, pois as linguagens que os livros didáticos oferecidos pelo governo, trazem são complexos e precisam ser voltados para as especificidades dos alunos do EJA.
Os docentes do EJA se preocupam com que os alunos participem do processo de ensino-aprendizagem, buscando sempre tirar dúvidas na linguagem oral, através de debates e também fazendo com que o aluno se interesse de forma a procurar (ser curioso), buscar informações, a fim de tirar suas dúvidas, essa metodologia de ensino foi aplicado por uma dos professores e podemos observar que as aulas ministradas por ela teve bomrendimento.
As aulas observadas, não acorreram somente na sala de aula, os professores procuram sair da rotina, utilizando outros ambientes como: o laboratório de informática, a sala de vídeo, data show, biblioteca, como apoio as aulas, além de utilizarem o artifício de contextualizar os conteúdos envolvendo o cotidiano e a experiência dos alunos.
Podemos então afirmar que se trata de profissionais competente com notável domínio de conteúdos e relacionamentos harmoniosos com seus educando, pois se mostraram bastante pacientes e carismáticos.
4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO

O referido estágio foi realizado na Escola Estadual Renato Spinelli, que esta localizada em uma cidade de interior chamada São João, distrito de Porto dos Gaúchos.
As observações ocorreram nos dias 30-05-2011 a 03-06-2011, na sala do nono ano (8ª série) da EJA.
Durante esses dias observamos, para se trabalhar com o EJA, devemos trabalhar de forma interdisciplinar, valoriz O pedagogo atende semanalmente aqueles pais que procura a escola para saber o andamento dos filhos e também aqueles pais que são convidados.
Nas ações de gestão, há espaços para discussão e participação dos educadores nas reuniões com suas contribuições e sugestões.
Os alunos são atendidos nos seus turnos de aula ou fora deles quando necessário, ostrabalhos extraclasse, e as famílias são atendidas pelos coordenadores, diretor e pelo professor regente.
ar a experiência de cada um, integrar a turma na vida escolar, ampliar o universo cultural.
A escola na qual estagiamos tem o perfil de uma escola do campo e a maioria de seus são filhos ou trabalham na agricultura, pecuária e funcionário de madeireiras. As aulas ocorrem em uma sala de alvenaria com pinturas já desgastadas, tanto a iluminação quanto os ventilação estava apropriada para o tamanho daquele ambiente, é uma salaagradável, limpa com uma decoração básica, pois a mesma sala é utilizada por alunos do período matutino e vespertino.
Os alunos do EJA estavam à vontade e bem distribuídos, as cadeiras por eles usadas estão um tanto desgastadas. Em questão aos recursos tecnológicos, há biblioteca com um amplo acervo literário, laboratório de informática, há materiais tecnológicos disponíveis como aparelhos de som, notebook, data show, aparelho de DVD e televisão, materiais de apoio ao professor e DVDs para todas as disciplinas e faixa etária.
Todos os alunos que passaram por essa escola foram conscientizados á respeitar e não degradar o patrimônio público, por essa questão que o prédio da instituição é bem conservado e a limpeza é mantida. Tudo isso, auxilia na aprendizagem mostrando que o conhecimento não esta apenas nos livros ou nas falas dos professores, mas sim em tudo que nos cercam em nosso cotidiano.
Na sala do EJA neste ano letivo de 2011, há apenas doze alunos, sendo onze do sexo feminino e um do sexo masculino, durante as aulas, os alunos mantiveram a atenção, o interesse aos conteúdos expostos na sala.
A todo o momento ouve interação dos alunos com os professores e com os demais colegas de classe, onde eles expõem suas idéias sobre o assunto apresentado, porque os professores cobram a participação deles, não havendo casos isolados.
O perfil emocional dos alunos são ótimos, são seguros, animados,alegres, corajosos, às vezes tímidos com algumas dúvidas e animados em estudar e apreender. Ouvimos dos alunos o depoimento que agora suas mentes estão se abrindo e começaram a ficar mais críticos e enxergar o mundo melhor.
A escola assegura a continuidade dos estudos dos alunos, junto à secretaria de educação de estado e com assessoria Pedagógica e mostrando aos alunos que os estudos faz a diferença no seu cotidiano, onde a mesma da continuidade até o 3º ano do ensino médio e espera que todos os alunos entrem numa faculdade.
Os professores da turma estagiada são bem extrovertidos, seguros, alegres, pacientes, habilidosos, deixando a turma bem à vontade para a comunicação com eles, eles se mantem-se pacientes se expressavam usando um tom de voz brando, obtendo uma boa entonação de voz e não se alterando para que os alunos participem de forma intuitiva do seu processo de aprendizado.
Percebemos que os professores se preocupam com o bem estar dos alunos, são gentis e acessíveis a todos estão abertas a trocas de experiências, buscando sempre a visão do assunto de todos. Podemos observar também que durante as aulas os professores respeitam todos os alunos sem olhar gêneros, religião ou etnias.
As observações foram realizadas no período de 30-05-2011 a 03-06-2011, no nono ano (8ª série) EJA, durante as aulas observamos as seguintes atividades.
.AQUI QUE COMECE FAZER.
O diretor da escola é Claudineida Silva Santana, pedagogo, pós-graduado em interdisciplinaridade, 23 anos de docência, sendo um ano na coordenação, e neste ano esta na direção, trabalha a 18 anos na escola.
Edilton José de Souza, pedagogo, coordenador por dois anos, sendo quatro anos na direção e 30 anos de docência, sempre trabalho na mesma escola.
Silvana da Silva Contreiras, pedagoga, pós-graduada em psicopedagogia, 24 anos de docência, sendo oito anos na coordenação e dois anos de direção, trabalha a vinte anos na escola
Vanderly Miranda Bobbi, secretaria, formada em letras, 24 anos de serviço.



A função do pedagogo na instituição é atuar efetivamente em todas as questões que estão relacionadas com o pedagógico e com o exercício cotidiano de busca de coerência entre a teoria e a prática.

Observamos que a gestão e a organização da instituição visam a racionalização dos recursos disponíveis na escola sejam eles, humanos, materiais, financeiros e intelectuais, contemplando o interior e o exterior da instituição da escola, suas normas, diretrizes, ações e planejamentos e principalmente, os sujeitos que compõem a escola: alunos, professores, pais, funcionários e comunidade local.
Um dos objetivos da gestão da instituição é garantir as condições para o oferecimento de um ensino de qualidade a todos os membros da comunidade escolar. No entanto, a gestão escolar vai além da mobilização de pessoas e racionalização derecursos, visa, portanto, contribuir para a formação de cidadãos capazes de interagir com o mundo social no qual estão inseridos. Indo além desse entendimento, considerando que os alunos e a escola não bastam interagir com o mundo, é preciso transformá-lo, tornando-o mais humano e igualitário, onde as relações sociais sejam pautadas em princípios de justiça, igualdade e democracia, que as diferenças e particularidades sejam respeitadas e que o poder aquisitivo não seja o elemento central das relações humanas, e que as desigualdades sociais e preconceitos sejam minimizados ou mesmo banidos, enfim, que a sociedade seja transformada em suas bases estruturais.
A escola quando tem procura incluir os alunos com necessidades especiais da melhor maneira possível.




A formação continuada tem uma carga horária de 80 horas anual, sendo distribuídas 40 horas para cada semestre. São apontados temas com focos nos alunos, todos os profissionais participam como o horário de cada grupo, são três grupos de estudo que analisam temas focalizados em uma problemática existente no ambiente escolar, considerando a parte teórica e sua fundamentação e aplicação pratica com o aluno. Ao final do trabalho é feito um relatório destacando os aspectos positivos e negativos.
No conselho de classe, o pedagogo expõe para cada professor a situação de cada educando, no que diz respeito ao seu desempenho no processo deensino - aprendizagem.
Essas reuniões de conselho de classe têm datas estabelecidas no calendário, a onde é debatida as situações dos alunos e tomadas de decisões para solução dos problemas.
O pedagogo em reuniões com os pais trata de problemas do educando na intenção de encontrar solução para o problema, ou vendo reuniões particulares quando preciso.
As reuniões acontecem no final de cada bimestre, estabelecem um horário para cada turma, sendo todos no mesmo dia. A pauta é conforme as necessidades do momento.
Algumas vezes são organizadas palestras com conselho tutelar, promotoria, policia, e dinâmicas para atrair os pais.
A comunicação das reuniões acontece através de bilhetes, e utilização dos meios de comunicação local. Por ser uma escola do campo, os pais comparece quase que totalmente nas reuniões, e aquele que não pode ir ao dia da reunião, pode comparecer no horário que esteja disponível.
O planejamento anual é flexível, onde se organiza conteúdos, objetivos, metodologia de ensino, ás vezes organizam o trabalho por área de ensino.
O pedagogo atende semanalmente aqueles pais que procura a escola para saber o andamento dos filhos e também aqueles pais que são convidados.
Nas ações de gestão, há espaços para discussão e participação dos educadores nas reuniões com suas contribuições e sugestões.
Os alunos são atendidos nos seus turnos de aula ou fora deles quando necessário, ostrabalhos extraclasse, e as famílias são atendidas pelos coordenadores, diretor e pelo professor regente.
A comunidade participa em eventos de datas comemorativa como por exemplos (festas juninas dias mães e dos pais, das crianças, semana da pátria, do índio e outros).
A escola tenta uma harmonia entre pais e professores, visando o aprendizado do aluno e para as reuniões a espaço muito bom que é o pátio da escola e o refeitório.
O desafio maior é fazer com que certos alunos se interessem, principalmente no ensino fundamental, que não há reprovação e existe na instituição mais professores habilitados em letras do que a quantidade de aulas nessas áreas.
As reuniões mais importantes são lavradas em atas.
As turmas são organizadas por ciclos em formação humana, e os alunos são turmado conforme a idade.

É na escola que a cultura se faz presente mesmo com todas as suas contradições e desafios, e a instituição observada valorizar e respeitar a cultura de todos, trabalhando para que todos possam conviver e aprender a viver em sociedade. Destacamos, ainda, que a finalidade de uma instituição escolar é ofertar um ensino de qualidade a todos os alunos, buscando promover a cidadania e a justiça social, garantindo, pois, que o direito à educação seja efetivado em sua coletividade, bem como atenda as particularidades dos alunos e da comunidade local.

.
.

PLANO DE AULA EJA
Desenvolvemos esse plano deaula para a turma do EJA e do nono ano (8ª série) de matemática.
Os conteúdos do planejamento foram multiplicação, adição e potenciação de números naturais. Nosso objetivo foi desenvolver o raciocínio lógico do aluno, fazer com que eles pensem produtivamente, através de problemas, tornarem as aulas mais interessantes e desafiadoras, dar uma boa base de matemática aos alunos, desenvolver habilidades de cálculos entenderem o significado das operações de multiplicação e divisão, buscarem a interação dos alunos, através de atividades em grupos e jogos, fazer os alunos reconhecerem as dificuldades situações problemas, podem ser resolvidos por uma única operação e que diferentes operações podem resolver um mesmo problema, através de jogos retomarem conteúdos de maneiras alternativas, estimularem a curiosidade matemática, promover a socialização, estimular a organização de idéias, atenção e concentração.
O conteúdo desempenha um papel decisivo, pois permite resolver problemas da vida cotidiana, tem muitas aplicações no mundo do trabalho e funciona como instrumento essencial para a construção de conhecimento em outras áreas curriculares.
Multiplicação
1: Decomposição de um dos termos.
876 x 12 = (876 x 10) + (876 x 2) =
8.760 + 1.752 = 10.512
Divisão
Quantas vezes cabem.
1.200 30
900 30 + 10 = 40 (cabe 30 vezes mais 10 vezes então cabe 40 vezes no final) 300 – 300 = 0
Osalunos que tiveram facilidade nessas operações calcularam através da forma armada as multiplicações e as divisões pela forma tradicional.
Problemas:
1: Na bilheteria de um cinema vemos os seguintes preços:
Ingressos:
Individual casal grupo 10 pessoas
5.00 9.00 42.50
Resposta:
a) Quanto um grupo de 10 casais gostaria se comprassem ingressos individuais?
b) Quanto gostaria se comprassem 10 ingressos para casais?
c) Qual é a forma mais econômica?
Os jogos estimulam a curiosidade, a iniciativa e autoconfiança, criando um clima de entusiasmo, de espontaneidade e criatividade. O aluno torna-se mais critico, alerta, confiante expressa o que pensa elaborando perguntas.
Jogo eu tenho quem tem:
Regras:
O primeiro jogador recebe um número e um calculo matemático envolvendo este número, o próximo jogador é aquele que tem a solução do primeiro calculo este continua o jogo com outro calculo envolvendo o número da resposta do calculo anterior.
Eu tenho 64. Quem tem o número dividido por 8?
Eu tenho 8. Quem tem 7 vezes o meu número?
Eu tenho 56. Quem tem o número dividido por 4?
Eu tenho 14. Quem tem a metade do meu número vezes 9?
Eu tenho 63. Quem tem o número dividido por 7?
Eu tenho 9. Quem tem 5 vezes o meu número?
Eu tenho 45. Quem tem o número dividido pormais 1?
Eu tenho 6. Quem tem 6 vezes o meu número?
Eu tenho 36. Quem tem o meu número dividido por 9?
Eu tenho 4. Quem tem 7 vezes o meu número?
Eu tenho 28. Quem tem o meu número dividido por 5?
Eu tenho 12. Quem tem 4 vezes o meu número?
R= 48
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esse estágio foi instrumento de aquisição de um mundo novo, num ponto de vista critico e esclarecedor. Vivenciamos experiências inovadoras, que nos trouxeram a realidade da nossa sociedade, da educação e do sistema escolar.
Esse estágio foi de muito abrangente quando ele nós dá uma visão geral do processo ensino aprendizagem, propriamente dito, ou seja, praticando em sala de aula. A construção das aulas foi muito interessante, pois eles se imaginam dentro das situações colocadas em sala de aula e assim, ampliam o significado do ensino das disciplinas no seu dia-a-dia.
Cabe ao educador conhecer um pouco da realidade dos alunos, estudarem os conteúdos propostos, pensar nas especificidades dos educandos em relação a sua faixa etária e propor temas que estimulem os jovens e adultos, que atentam as suas necessidades educativas.
Para isso não tem receio. Há, sim, uma atividade que o professor deve perseguir: a da investigação, do escultor, para então, de forma individual ou coletiva, tornar a decisão sobre o que e como e quando ensinar, em função das intencionalidades do processo pedagógico.
Como alguém que apenas temalguns, conhecimentos teóricos ou que só tinha vivenciado o lado aluno de ser, fomos surpreendidos ao experimentarmos como a troca com alunos é valorosa e enriquecedora.
Talvez por estarmos com algumas pessoas mais velhas e cheias de vivências que não tem a compreensão cientifica, mas tem há uma vida inteira experimentada e testada dia após dia. Aprendemos muito mais do que esperamos não só com o professores, mas com seus alunos que a cada dia trazem algo novo juntamente com carinho e amor por aquele ambiente e as pessoas que fazem parte dele. Essa vivência contribuiu bastante para nossa formação profissional e pessoal, nós apreendemos muito e começamos a visualizar como desempenhar esse papel.
Por fim concordamos com Anísio Teixeira, quando afirma que “Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é assim, vida no sentido mais autentico”. E conforme Nelson Mandela, “A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.
REFERÊNCIAS

FREITAS, Fátima e Silva de. A diversidade cultural como prática na educação. Curitiba: IBPEX, 2011.

MICHALISZYN, Mario Sergio. Educação Diversidade. Curitiba: IBPEX, 2008.

SILVA, Mônica Caetano Vieira Da. URBANETZ, Sandra Terezinha O Estágio no curso de pedagogia, volume 2 / (Org.). – Curitiba: Ibpex, 2009. (Série TCC e Estágio em Pedagogia)

SOUZA, Maria Antonia de. Educação de Jovens e Adultos. Curitiba: IBPEX, 2008

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (464.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com