TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO III - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  14/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADES OPET

CURSO DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO III -

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

COLOMBO

2017


DANIELE FABIANE TOLEDO DOMINGUES

Colombo

Grade Irregular

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Trabalho apresentado como requisito parcial à conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado III - Educação de Jovens e Adultos, do curso de Licenciatura em Pedagogia realizado pelas Faculdades Opet.

Profª. Coordenadora: Michelle Souza Julio Knaut

Profª. Orientadora: Evellyn Ledur da Silva

COLOMBO

2017

  1. INTRODUÇÃO
  1. TEMA

Estágio na Educação de Jovens e Adultos e o processo de ensino/aprendizagem.

  1. JUSTIFICATIVA

Os momentos de estágio são fundamentais nos cursos de formação de professores, uma vez que vem a beneficiar e enriquecer o desenvolvimento do futuro educador.  

Mas, o maior significado do estágio para o futuro educador, contempla em ser a probabilidade de conhecer o que é ser um professor, a sua função na sociedade igualmente, o dos demais sujeitos nos quais atuam na escola e o papel da genuína escola. Para ser professor é indispensável compreender o real sentido das tarefas desenvolvidas com os educandos, em seu cotidiano, bem como, entender que ensinar, não implica para qual grau de escolaridade for, é muito mais do que meramente chegar à escola e “dar” aula. Existe também o elemento burocrático, que se inicia com a constituição do Projeto Político Pedagógico, transcorrendo pelo planejamento, organização das atividades, avaliação, que é assídua, ocasionando com o êxito (ou frustração) do aluno e do educador.

Acredito que essa conquista na realidade da escola é essencial, em razão de que para “praticar” todos ensinamentos no qual o estudante aprende, simplesmente realizando o estágio será capaz compreender o que realmente “dá certo” ou não.

Existe, portanto, a necessidade do diálogo entre a Instituição e a escola, pois a produtividade daquilo que de fato é concretizado, o estagiário tem oportunidades de transpor para os seus professores na universidade, novos componentes poderão ser tomados para que a aprendizagem dos alunos, (que é o objetivo maior) se consolide.

Do mesmo modo, existe o pleito pessoal do estudante estagiário, a experiência da escola, de suas particularidades e de suas especialidades que o estágio permite e que conseguira levá-lo a almejar mais ou não.

Noto o estágio como uma “preparação” que permite aos futuros educadores vivenciar o que está sendo estudado na Universidade e, na prática, permite disser e agregar todas as disciplinas que constituem o currículo do Curso de Pedagogia.

Analisando essas competências reflexivas e rompimentos necessários, Estevão (2001, p. 185) entende a formação como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com