TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DESCRITIVO DA TURMA

Por:   •  6/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  5.607 Palavras (23 Páginas)  •  3.339 Visualizações

Página 1 de 23

Professoras: Ciléia / Diane / Marina

Turma: MGI – B/C/D

Data: Final/ 2017

RELATÓRIO DESCRITIVO DA TURMA

No início do ano tivemos um pouco de dificuldades em relação ao comportamento e a interação entre as crianças, o que nos levou a procurar conhecer mais e buscar alternativas de trabalhos pedagógicos para desenvolver com as crianças em sala. Utilizamos regras e combinados, cartazes, roda de conversas, carinha das emoções, músicas para ajudar a tranquilizar a situação na sala. Com o tempo e trazendo o assunto para a roda de conversa diariamente, a interação foi melhorando entre as crianças.

Uma turma bastante ativa, dinâmica, em todos os aspectos. A maioria compreende e segue às normas e regras estabelecidas, às vezes, costuma ainda acontecer, uma criança ou outra na euforia da brincadeira aperta ou empurra um colega, pedindo desculpa assim que percebe o desagrado do mesmo, porém, outras ainda ficam em uma situação um pouco difícil, não gostam de ter suas vontades contrariadas, e mostra-se impaciente, quando tem que esperar sua vez de participar.

Nestas ocasiões é muito importante conversar e explicar que todos terão sua vez, sua oportunidade de participar, sempre conversamos com a criança sobre esta prática nada sociável, encontrando algumas dificuldades apenas no que diz respeito à divisão ou uso comum de materiais e brinquedos, a maioria passou a realizar as tarefas rotineiras sem dificuldades.

Saindo de uma fase egocêntrica, iniciam a formação de hábitos de partilha e internalização de regras de convivência social.

São crianças assíduas, faltando somente em virtude de doença ou motivos justificáveis. Durante o período de adaptação do grupo, algumas crianças choraram ao despedir-se do familiar, mas aos poucos foram acalmando-se quando acalentados e incentivados a participar das brincadeiras com os colegas. Atualmente demonstram estarem bem confiante e adquirindo mais confiança e autonomia perante ao grupo.

De modo geral, a turma é muito entrosada, bastante participativa, gostam de ajudar uns aos outros, opinam nas tarefas uns dos outros e gostam de realizar as atividades em grupo,

O principal momento da rotina é a roda de conversa, que acontece diariamente no início das atividades. Com ela conseguimos trabalhar questões importantes como a oralidade e a socialização do grupo.

O grupo aprecia ouvir histórias principalmente quando os personagens envolvidos são animais, fazendo seus respectivos sons e gestos, passando com facilidade a imitar as personagens, através do jogo simbólico. Também apreciam música, seja cantada ou através de danças, brincadeiras no parque ou mesmo na sala, atividades como recontar histórias ou cantar músicas, contar em voz alta e dialogar vem sendo realizados.

Alguns aumentaram seu vocabulário de palavras no decorrer do ano, outros que não falavam já conseguem se comunicar, participa e gosta muito das atividades musicais e aprendem todas com bastante facilidade, escolhem e pedem às músicas que querem cantar nas rodas de músicas. Estão mais falantes, conversando muito entre si e com as professoras, alguns usam tom de voz alto para sobressair sua opinião. Estão com boa oralidade, sendo observada nos momentos de roda de história e nos outros espaços, onde a maioria sempre tem algo a comunicar, com um vocabulário diversificado. A linguagem ainda está em desenvolvimento algumas crianças que ainda apresentam um falar bastante infantilizado, com a difícil articulação de algumas palavras e ocorrência de troca de fonemas, o que não é incentivado.

Estão mais ativos e cheios de energia, o que também é típico da faixa etária, com exceção de uma criança ou outra, que desde o começo tem sido incentivada a interagir mais com o grupo. Mas, o mais importante é o progresso que tiveram no decorrer do ano, que mostra que nossos objetivos foram alcançados.

_________________________ ________________________

Professora Professora

_________________________ Professora

_________________________ ________________________

Coordenadora Diretora

_________________________ Responsável

Criança: Alexsandro Camilo da Silva Costa

Professora: Ciléia Turma:MGI:B Data: 2º Semestre 2017

RELATÓRIO DESCRITIVO INDIVIDUAL

Nesta etapa o Alexsandro teve um excelente progresso e um ótimo desempenho principalmente em sua oralidade, gosta muito dos brinquedos que se encontram na prateleira, é atencioso nos momentos da roda de música e de conversa, nas atividades tem muita atenção no que esta fazendo, tem seus momentos sua hora predileta é a hora de brincar no parque e na área do CEI.

Na hora da história senta em roda com os amiguinhos e é atencioso, se expressa muito pouco, é uma criança esperta. A sua alimentação é excelente come de tudo e gosta de todas as frutas que lhe é oferecido, no momento do soninho dorme muito rápido e muito bem no projeto que realizamos; “Fazendo Parte do Meio”Quando distribuímos massinha com as forminhas ele sempre pede a forminha com o formato do carrinho, e se a professora lhe oferecer outra ele não aceita.

Fico muito feliz em poder observar e compartilhar os progressos conquistados pelo o Alexsandro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com