TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  18/10/2020  •  Artigo  •  4.970 Palavras (20 Páginas)  •  2.147 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPAR

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA – LICENCIATURA

maria josé da silva costa

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ENSINO FUNDAMENTAL – anos iniciais

Barras - PI

2020

maria josé da silva costa

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ENSINO FUNDAMENTAL – anos iniciais

Relatório apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Ensino Fundamental I do curso de Pedagogia.

Barras - PI

2020

Sumário

1        Introdução        3

2        Leituras Obrigatórias        4

3        Projeto Político Pedagógico (Ppp)        6

4        A Atuação do Professor e sua Inter-Relação com a Equipe Administrativa e Pedagógica.        8

5        Abordagem dos Temas Transversais Contemporâneos Da Bncc        10

6        Conhecer Metodologias Ativas Com Uso De Tecnologias Digitais        12

7        Planos De Aula        15

8        Considerações Finais        19

9        Referências        20

  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório apresentado à UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de nota e o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. O mesmo foi realizado dentro das normas estabelecidas pela faculdade Unopar – Polo Barras. No qual será abordado informações de experiências de estágio com o intuito de aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos no curso de pedagogia. Para se ter em mente a forma de como se dará o estágio, uma abordagem teoria significara uma oportunidade de estar em contato com a teoria e a prática, aplicando nossos conhecimentos acadêmicos e conhecendo a atuação dos profissionais do Ensino Fundamental – Anos iniciais dentro do universo da Pedagogia. Para assim proporcionar uma aquisição a mais de saberes que se entrelaçam no meio teórico e prático, sendo de grande valia para cada um que se propõem a navegar pelas nuanças do ambiente docente.

O relatório terá por base a principal finalidade, de tentar entender a vida escolar do professor e como se dará a regência em sala de aula, observando suas metodologias e habilidades com os alunos, conforme Pimenta “O estágio supervisionado contribuiu para uma experiência importante nas atividades que os alunos deverão usar durante o curso de formação junto ao futuro campo de trabalho.” (PIMENTA, 1997_pág.21).

Esse relatório foi a forma de evidenciar o estágio no ensino fundamental-anos inicias, conhecendo a função e estrutura do PPP, a relação do docente e sua inter-relação com a equipe pedagógica e administrativa assim como toda a atuação da equipe pedagógica no acompanhamento do desenvolvimento da disciplina, a abordagem dos temas contemporâneos e transversais da BNCC e metodologias ativas com o uso das tecnologias digitais dentro do âmbito  do ensino fundamental- anos iniciais. Demostra -se evidente a necessidade de se estagiar, para melhor compreender o ambiente escolar e suas pluralidades e como também se reflete uma forma de se aprimorar conhecimento e experiências como aluno de curso de Licenciatura Plena em Pedagogia.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O  artigo  é  composto  de  três  partes,  avultando  a  origem  e  conceitos  de  interdisciplinaridade,  um  enfoque  sobre  a  Epistemologia,  ciência  e interdisciplinaridade  e  as  implicações  da  interdisciplinaridade  no  processo  de  ensino e aprendizagem, observando que a mesma considera-se articuladora deste processo  na medida em  que se  produzir como  atitude (Fazenda, 1979),  como  modo de  pensar  (Morin,  2005),  como  pressuposto  na  organização  curricular  (Japiassu,  1976),  como fundamento para as opções metodológicas do ensinar (Gadotti, 2004), ou ainda como  elemento orientador na formação dos profissionais da educação.

No início do artigo Thiesen destaca que a interdisciplinaridade teve origem na segunda metade do século passado, em resposta a uma necessidade constatada nos campos das ciências humanas e da educação:  suplantar a fragmentação e o caráter de especialização do conhecimento.  Esse desenvolvimento deve-se a influência de grandes pensadores como Galileu, Bacon, Descartes, Newton, Darwin e outros.

Quanto à construção de conceitos,  ou  de  um  conceito,  para interdisciplinaridade, o autor destaca que tudo parece estar ainda em formação, onde  qualquer  afirmação  categórica  deve  ser  rejeitada,  por  tratar -se  de proposta  que  de  maneira  inevitável,  está  sendo  construída  a  partir  das  culturas  disciplinares  existentes.

O autor continua a sua ideia, assim se discute sobre a Epistemologia, ciência e interdisciplinaridade. Destaca-se que no âmbito epistemológico (das relações/objeto), este, mediado pela teoria científica que dá sustentação lógica a essa relação, Thiesen (2008 apud Frigotto 1995) diz que a interdisciplinaridade necessita, acima de tudo, de uma discussão de paradigma.

Para pautar a ciência e a interdisciplinaridade, Thiesen cita a autora Olga Pombo, ao destacar que diferentes áreas científicas vêm dependendo do intercâmbio com outras disciplinas. A nível de exemplo tem-se casos vivenciados no campo da ciência contemporânea, como o da bioquímica, o da biofísica, o da engenharia e o da genética; estas duas últimas áreas – a engenharia e a genética – cuja mistura parecia impensável há 60 ou 70 anos, fato que representa a situação epistemológica atual.

O autor continua e faz uma abordagem sobre a dinâmica escolar, destacando  as  implicações  da  interdisciplinaridade  no  processo  de  ensino  e  aprendizagem,  enfatizando  que  a  escola  precisa  acompanhar  o  ritmo  das  alterações  que  ocorrem  em  todos  os   segmentos  que  compõem  a  sociedade,  pois, ainda  que  a  temática  da  interdisciplinaridade  seja  recorrente  nos  debates  escolares, principalmente  nas  discussões  sobre  projeto  político-pedagógico,  os  desafios  para  a reconstrução e socialização do conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (192.4 Kb)   docx (33.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com