TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS – PED

Por:   •  7/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  3.632 Palavras (15 Páginas)  •  870 Visualizações

Página 1 de 15

CURSO DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS – PED

MIRASSOL D’ OESTE

2020

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS – PED

Relatório apresentado à Universidade Anhanguera - UNIDERP, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório Il – Ensino Fundamental Anos Iniciais – PED, do Curso de Pedagogia.

MIRASSOL D’ OESTE - MT

2020

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO......................................................................................5

2.1 RELATOS DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS.............................................5

2.2 RELATO DA ANÁLISE DO PPP...................................................................7

2.3 RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE...............8

2.4 PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS DA BNCC.............................................................................10

2.5 METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS.....11

2.6 ELABORAÇÃO DE PLANO DE ENSINO...................................................13

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................16

4. REFERENCIAS.............................................................................................17

1 INTRODUÇÃO

Na licenciatura, é importante desenvolver oportunidades de estágio supervisionado, este é um momento único para o graduando, pois é possível observar dificuldades e seguir orientações, é nas oportunidades de estágio que os participantes podem conduzir suas próprias condutas docentes, possibilitando promover suas reflexões e debates.

Portanto, este trabalho visa introduzir claramente o desenvolvimento de estágios regulamentados, pois os estágios podem integrar teoria e prática.

Segundo Pessoa, (1926, s/p) toda a teoria deve ser feita para poder ser posta em prática e toda a prática deve obedecer a uma teoria. Só os espíritos superficiais desligam a teoria da prática, não olhando a que a teoria não é senão uma teoria da prática, e a prática não é senão a prática de uma teoria. Na vida superior a teoria e a prática completam-se. Foram feitas uma para a outra.

O objetivo deste trabalho é apresentar as etapas de desenvolvimento e atuação dos profissionais da educação, compreender o real funcionamento do ambiente escolar e aplicar a formação teórica que recebemos na prática. O desenvolvimento do estágio foi realizado de forma harmoniosa durante 4 dias, com os alunos do 2º ano do ensino fundamental, da Escola Zumbi dos Palmares, no período matutino, onde a média de idade entre as crianças é de 7 anos o que pode proporcionar e desenvolver atividades de leitura e escrita, onde fortalecendo a interpretação.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 RELATOS DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A partir das leituras da obra de Juares da Silva Thiesen (2008) e de leituras mais sugeridas, podemos compreender melhor a importância da interdisciplinaridade na educação, embora a forma de pensar dos estudiosos e defensores desse método de ensino seja dinâmica. Mas todos acreditam firmemente que o ensino deve deixar de seguir os métodos existentes de difusão do conhecimento e começar a encontrar caminhos diferentes por meio do ensino interdisciplinar.

Thiesen (2008) destacou que o movimento histórico marcou a adoção de uma abordagem interdisciplinar na educação, sendo um dos pressupostos diretamente relacionados ao extenso e muito complexo ambiente de mudança, que abrange não só o campo da educação, mas também em outras áreas como a vida social, como economia, política e tecnologia. Logo, esta é uma grande mudança de paradigma que está em pleno andamento.

Conforme mencionado anteriormente, no processo de produção e socialização do conhecimento no campo educacional, as necessidades interdisciplinares têm sido discutidas por diversos autores, principalmente aqueles que estudam a teoria do currículo e a epistemologia do ensino. A interdisciplinaridade também busca dar conta da necessidade de superação de visões fragmentadas na produção e socialização do conhecimento.

Juares da Silva Thiesen afirmou que a escola é um lugar legítimo de aprendizagem, produção e reconstrução de conhecimentos, que terá cada vez mais necessidade de acompanhar as mudanças da ciência contemporânea, adotar e apoiar as atuais exigências interdisciplinares de participação na construção de novos conhecimentos.

O desenvolvimento da experiência interdisciplinar ainda é muito assustador, embora esforços institucionais tenham sido feitos nesse sentido. As razões para esta situação são muitas, basta-nos examinar as disciplinas e modelos de formação incoerentes das universidades, recordar as formas dispersas de estrutura do currículo escolar, a lógica funcional e racionalista do poder público e da iniciativa privada para organizar os trabalhadores para a tecnologia. Pessoal e corpo docente, quando questionados sobre as restrições dos educadores, a importância e relevância do assunto e, por fim, algumas exigências das figuras sociais para o conhecimento pragmático, resistiram.

Embora temas interdisciplinares estejam sempre em debate nas discussões sobre projetos políticos de educação, no processo de reconstrução e socialização dos saberes que norteiam a prática dos educadores, o desafio de superar as referências dicotômicas e dispersas ainda é enorme. A ação interdisciplinar é contrária a qualquer homogeneização e / ou quadro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com