TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – ENSINO FUNDAMENTAL I

Por:   •  28/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  898 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – ENSINO FUNDAMENTAL I

RELATÓRIO DE ATIVIDADES – Período 01/04/2015 à 30/04/2015

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

☒ SIM         ☐ NÃO

ALUNO(A)

TATIANE BONIFACIO

RA

6662389831

E-MAIL

tat.elshaday@hotmail.com

TELEFONE

     9983-0432

ESCOLA:

MUNICIPAL DE 1º GRAU PROFESSORA GILDÁZIA DE SOUZA PIROZZI

PROFESSORA DO LOCAL DA ESCOLA: TURMA

ELISANGELA LEÃO MATOS

TELEFONE

66 - 9601-3852

E-MAIL

macieira_matos@hotmail.com

COORDENADOR DE ESTÁGIO DO CURSO:

Profª Ana Paula Gomes da Silva     

TELEFONE

66 3411-3920

E-MAIL

ana.gsilva@anhanguera.com

SUPERVISOR/PROFESSOR DA DISCIPLINA DO ESTÁGIO

Profª. Ana Paula Gomes da Silva

TELEFONE

66 3411-3920

E-MAIL

ana.gsilva@anhanguera.com

INÍCIO DO ESTÁGIO

01/04/2015

FINAL DO ESTÁGIO

30/04/2015

QUANTIDADE DE HORAS

     100 horas

PRORROGRAÇÃO DO ESTÁGIO

☐ SIM        ☒ NÃO

ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO

1 INTRODUÇÃO

        

O presente relatório é uma exigência da disciplina de  ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – ENSINO FUNDAMENTAL I , do curso de Pedagogia, da Faculdade Anhanguera de Rondonópolis, MT., sob a supervisão da professora Ana Paula Gomes da Silva.

Foi realizado na Escola Municipal de 1ºGrau professora Gildázia de Souza Pirozzi, na cidade de Rondonópolis MT, tendo por  supervisão local a professora Elisangela Leão Euzébio Matos (Pedagoga).

Teve início no dia 01/04/2015, sendo realizado 5 encontros por semana, totalizando uma carga horária de 20 horas semanas e finalizou no dia 30/04/2015.

O Estágio teve como objetivo complementar a formação acadêmica, é uma parte muito importante na formação do futuro professor porque é a oportunidade de experimentar e realizar, na prática, o conhecimento teórico adquirido no decorrer da sua formação acadêmica, pois é neste período que nós futuras professoras temos o primeiro contato com a sala de aula e com o ser docente. Para muitos, o estágio é uma fase de decisão, porque é neste momento que se vê como se dará a atuação profissional.

Trata-se de uma capacitação, portanto o trabalho é desenvolvido com professores e alunos sendo uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos e as habilidades profissionais conforme relata a autora:

O exercício de qualquer profissão é pratico, no sentido de que se trata de aprender a fazer "algo" ou "ação". A profissão do professor também é pratica. E o modo de aprender a profissão, conforme a perspectiva da imitação, será a partir da observação relaboração dos modelos existentes na pratica consagrados como bons. (PIMENTA. 2004, p.35).

2 CARACTERIZAÇÃO E DESCRIÇÃO DA UNIDADE ESCOLA

O estágio foi realizado na Escola Municipal de 1ºGrau professora Gildázia de Souza Pirozzi, situada na rua Francisco Manduca, no bairro: Jardim Ipanema, número: 678, na cidade de Rondonópolis, MT, tendo como regente da sala a professora: Elisangela Leão Euzébio Matos, graduada em Pedagogia.

A escola conta com uma completa infraestrutura contendo:

  • 07 salas de aula, todas com armários, cadeiras, ventiladores, ar condicionado, umidificador;
  •  01 sala de linguagem que contém quadro, mesas, cadeiras, uma prateleira com bastante livros;
  •  01 sala de matemática composta por 01 quadro, 02 ventilador,  mesas cadeiras, 01 armário, bastante cartazes coloridos espalhados pelas paredes;
  •  01 sala de recursos composta por 01 mesa, 05 cadeiras, 01 cama pequena, 01 televisão 42 polegadas, 01 DVD, 01 computador ampliado para crianças especiais, 01 armário, 01 prateleira com diversos brinquedos, 01 ar condicionado, 01 umidificador, 01 ventilador, 01 quadro contendo o nome das crianças que frequenta a sala, diversos materiais pedagógicos apropriados para crianças especiais, é uma sala bem decorada bastante colorida e aconchegante.
  • 01 sala de coordenação;
  • 01 secretaria;
  • 01 sala dos professores;
  • 01 sala de informática;
  • 01 banheiro masculino;
  • 01 banheiro feminino;
  • 02 banheiros para funcionários;
  • 01 biblioteca;
  • 01 quadra coberta;

3. OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA

     

A sala é composta por 23 alunos, sendo que 12 são meninos e 11 meninas entre a faixa etária de 6 a 7 anos.

A sala é composta por 1 quadro, 25 mesas com cadeiras, 1 mesa com cadeira da professora, 3 ventilador de teto, 1 ar condicionado, 1 armário, as paredes são decoradas com cartazes de números, tabuada, alfabeto, cortinas colorida, tem calendário, cantinho da leitura, cantinho da matemática tudo confeccionado manualmente pela professora.

O quadro de horário segue a rotina.

1º Momento: Todos os dias, a aula inicia-se com uma rotina. Ao chegar as crianças fazem fila no pátio da escola, a diretora ou coordenadora faz oração,  da avisos gerais e bem vindo a todas as crianças, pais e professores que ali se fazem presentes. Em fila, eles seguem para sala de aula.

2º Momento: Professora cumprimenta a classe com boa tarde, pergunta dia, mês, ano, dia da semana e como esta o tempo, faz chamada pede para que cada criança mostre onde esta seu nome no mural e pergunta com que letra começa seu nome.

3º Momento: A professora sempre faz linhas no quadro como se fosse à folha do caderno, para que as crianças possam entender melhor onde escrever. Toda segunda-feira feira faz o cabeçalho completo e pede para que eles deixem o espaço de um dedo entre cada palavra. Nos outros dias da semana coloca apenas nome da cidade, dia mês e ano. Alguns alunos têm dificuldades de fazer sozinhos, a professora sempre esta auxiliando e os amigos que terminam ajuda o que ainda esta fazendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (273.6 Kb)   docx (47 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com