TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FÁBULA

Por:   •  31/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

Professora: Severina Lopes da Silva                 Turma: 4º Ano   Turno: Manhã

RELATÓRIO FÁBULA

     A leitura e a contação de histórias trazem muitos benefícios para a educação dos alunos. As crianças aprendem observando e imitando o que vivenciam e, tendo em vista que as Fábulas são narrações que transmitem algum ensinamento ou lição, ao ouvirem uma fábula, elas têm a oportunidade de refletir sobre suas atitudes e valores, tanto no relacionamento com amigos e colegas, quanto com os familiares, por isso a importância da leitura de fábulas para a educação e aprendizado dos alunos. Além disso, considerando que a Fábula é uma tipologia textual que instiga discussões e reflexões a respeito da moral, e em vista de ampliar o repertório linguístico do aluno, bem como aprimorar o nível de leitura e escrita, foram desenvolvidas estratégias para atingir essas metas através deste gênero textual. Assim, o educando pôde vivenciar de forma lúdica e prazerosa, o ato de ler e produzir textos.

    Foi trabalhado durante um período o gênero textual “Fábula” com a turma do 4º ano, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre João Félix, explorando várias habilidades  como leitura individual e coletiva das mais variadas fábulas de autores como Ruth Rocha e Esopo, observando o conteúdo temático, construção composicional e marcas lingüístico-enunciativas, fazendo estudo comparativo quanto à estrutura e recursos de linguagem, além disso, foi passado alguns vídeos educativos sobre o tema  a fim de instigar a discussão sobre o assunto (Origem, construção composicional, características, etc). Foi possibilitado que os alunos pudessem ter acesso às Fábulas também através das mídias digitais, e os mesmos puderam ler textos (Fábulas), ver fotos, vídeos e questionários e ainda Jogos educativos na plataforma wordwall, sobre o tema. Trabalhamos bastante produção e refacção textual e atividades de interpretação para fixação de aprendizagem, além da oralidade onde os alunos precisavam expor a lição que a fábula lhe trouxe, assim como as ilustrações, desenhos e pinturas.

       Levando em consideração que de uma maneira geral, o aluno não tem iniciativa de ler sem que haja uma cobrança pelo professor, é importante oferecer atividades diversificadas e, que tais atividades possibilitem a eles o prazer da leitura. Pensando nisso, os alunos conheceram várias fábulas para no final produzirem uma nova versão e fazer um mural de fábulas e expor na escola, despertando a criatividade e imaginário da turma e possibilitando o desenvolvimento de competências que visem torná-lo leitor e produtor competente de textos, através do gênero literário Fábula. A experiência mostrou-nos resultados muitíssimos satisfatórios, uma vez que a participação dos alunos foi quase total em todas as atividades propostas, e que o prazer de ler “dramatizando” estava evidente nos rostos, ações e palavras de cada um deles. O trabalho com as fábulas e a estratégia de leitura utilizada resultou não só no conhecimento do gênero, mas também na ativação de várias habilidades, como a leitura, exercícios de entonação, respeito ao outro, trabalho em equipe, socialização, promovendo a motivação. Trabalhar a literatura enquanto prática prazerosa, não mecanicista, é um desafio, mas não impossível de realizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (240.8 Kb)   docx (186.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com