TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO REFLEXIVO Processo Didático

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.187 Palavras (13 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

        UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

POLO DE APOIO PRESENCIAL DE PORANGATU

CURSO DE PEDAGOGIA

DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO

RELATÓRIO REFLEXIVO: Processo Didático

Adriana Maria da Silva RA: 9134260959

Alice Peres dos Santos Reis RA: 7929703365

Angélica Silva Martins RA: 7927663818

Auricélia Oliveira Sousa RA: 7532640519

Thayane Dias Dantas RA: 7981719157

Porangatu - GO

Abr/2014

Adriana Maria da Silva RA: 9134260959

Alice Peres dos Santos Reis RA: 7929703365

Angélica Silva Martins RA: 7927663818

Auricélia Oliveira Sousa RA: 7532640519

Thayane Dias Dantas RA: 7981719157

RELATÓRIO REFLEXIVO: Processo Didático

Atividade Prática Supervisionada apresentada à Universidade Anhanguera-Uniderp como requisito para obtenção de nota parcial no bimestre na disciplina de Didática e Prática de Ensino, Professora Tutora Presencial Nazareth U. F. Barbosa

Porangatu – GO

Abr/2014

INTRODUÇÃO

Este trabalho relata nossas experiências no ambiente educacional e nossas reflexões sobre tal experiência, assim como nossas reflexões sobre os desafios da prática docente e sobre as questões inerentes às práticas do processo didático: ensinar, aprender e avaliar. Com o conhecimento adquirido através dessas experiências e reflexões elaboramos um projeto pedagógico e um plano de aula. Primeiramente buscamos na escola, com a professora que acompanhamos, entender qual a necessidade da escola, se existe alguma área que precisa de mais atenção, isso por buscar um projeto que visasse contribuir de alguma forma para o crescimento intelectual dos alunos, demonstrando à escola o interesse que temos. Portanto o projeto elaborado tem esse objetivo de cumprir com uma necessidade da escola, compartilhando de suas necessidades e de alguma forma, contribuindo positivamente com isso.

A realização do trabalho nos possibilita abrir um leque de realizações, estar em busca de uma formação pedagógica nos impulsiona a buscar no futuro campo de trabalho nossas realizações e partindo da perspectiva de aprender a como ensinar tratamos a experiência com professores e alunos e relatamos o que foi percebido e vivenciado, buscando fazer com que as experiências representem um acréscimo no nosso aprendizado.

Projeto de Ensino

Diante das primeiras noções e interações que tivemos com a Escola São Pedro, foi possível verificar, com o auxílio de algumas professoras que várias oficinas e projetos já tratam de leitura e dos números, mas acreditam ser necessário introduzir noções de cartografia no ambiente escolar, que elas precisam crescer com o aluno, as noções de orientação no espaço precisa ser desenvolvida desde as séries iniciais da vida escolar, pois é a partir daí que o aluno vai adquirindo uma visão de mundo. Ao longo dos anos, novos conceitos vão sendo incorporados permitindo que estas noções possam ser utilizadas no dia-a-dia das pessoas, e não apenas nas aulas de Geografia, que busca que o aluno passe a ler um mapa com visão crítica e com capacidade de interpretar os dados representados. Sendo assim o ensino da cartografia tem se mostrado cada vez mais necessário com o passar dos anos. Pensando na perspectiva da Cartografia como elemento fundamental para que o indivíduo possa saber se localizar, julgamos extremamente indispensável um projeto de alfabetização para o ensino fundamental.

Título do Projeto

O ensino de Cartografia no Ensino Fundamental

Público Alvo

Primeira fase do ensino fundamental (1ª a 4ª série)

Justificativa

A cartografia é uma disciplina de suma importância para o convívio em sociedade, desde se localizar e se locomover até a perspectiva de percepção de horários e a compreensão dos movimentos do planeta que ainda abrangem toda uma possiblidade de objetos que envolvem o ser humano diretamente. O projeto visa levar as noções básicas de cartografia já na primeira metade do ensino fundamental, quando o aluno está começando a desenvolver sua capacidade de compreensão ao seu redor. Para a realização do projeto foi considerado que seria relevante visto que na escola é um conteúdo pouco explorado, por essa razão justifica a escolha da cartografia, uma vez que ela vem enfatizar a importância que a Geografia como ciência tem na formação do aluno, sendo de grande valia aprofundar mais o conhecimento dos alunos nesse sentido.

Objetivo Geral

O objetivo geral consiste em apresentar aos alunos selecionados os conceitos cartográficos e sua utilização na sociedade atual, bem como a evolução dos métodos e técnicas, visando transmitir de forma simples, porém eficaz o conceito e utilização da cartografia.

Objetivos Específicos

  • Explorar a origem do conhecimento cartográfico, sua utilização e sua evolução no decorrer dos anos.
  • Expor aos alunos questões sobre localização e orientação, bem como os meios tecnológicos que são utilizados para esse fim.
  • Apresentar o conceito básico das coordenadas geográficas e aplicar sua influência direta na vida das pessoas, bem como os demais elementos que definem a orientação e locomoção.

Cronograma

AÇÃO

ATIVIDADE

J

F

M

A

M

J

Ação A

Pesquisa teórica

X

X

Ação B

Oficinas em sala de aula

X

X

X

Ação C

Atividades práticas

X

X

X

X

Plano de Ação

AÇÃO A- Conhecer os aspectos teóricos que abrangem a cartografia, desde sua concepção teórica simples até os termos mais utilizados e as técnicas que abrangem sua utilização na sociedade atual que fundamentam sua prática, levando os alunos a compreender a importância que a cartografia que exerce até hoje.

AÇÃO B- Elaborar oficinas para as turmas. Essa etapa será elaborada como transmissão de conteúdo, ou seja, aulas teóricas que com vídeos, imagens e situações onde a cartografia é usada, além de buscar expor todo o contexto histórico da existência e compreensão da ciência e sua utilização pelo homem.

AÇÃO C- Elaborar atividades teóricas e práticas como objeto de fixação do conteúdo exposto. Atividades que instigue o aluno a pensar e portanto desenvolver uma capacidade crítica/reflexiva sobre o ensino de cartografia. As atividades práticas consistem em montar pequenos grupos e desenvolver brincadeiras pré-definidas que usem da localização e orientação do aluno, bem como o contato e a utilização da mapas e cartas geográficas e ainda bússolas e GPS, afim de incrementar o aprendizado do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (179.4 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com