TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REPENSAR A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  3/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.810 Palavras (12 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1  Quais são os fatores sociais e históricos que perpassam a educação de jovens e adultos na educação brasileira?        4

2.2 Qual a função social da escola diante do processo de escolarização desse público?        6

2.3   Quais são as contribuições de paulo freire, a partir da educação libertadora, que poderão ser utilizadas pelos professores em seu planejamento com vistas a alcançar exito no trabalho em sala de aula.        7

3        Proposta de trabalho docente        9

4        CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho servirá de apoio para discussões sobre aperfeiçoamento de ensino aprendizagem de jovens e adultos na semana pedagógica da Escola IEE Polivalente.

Vem mostrar, formas mais adequadas de montar um plano de trabalho que atraia esse público e lhes proporcione viver sua própria realidade, seus sonhos e expectativas de uma forma mais satisfatória.

Alguns fatos sociais sobre a educação de jovens e adultos no Brasil e contribuições do Educador Paulo Freire estão contidos no material que será oferecido aos professores, bem como planos de aula modelo para que os professores avaliem.


  1. DESENVOLVIMENTO

Na Escola I.E.E Polivante, ainda neste ano de 2018, será ofertada uma turma de Educação de Jovens e Adultos noturna.

Com base nessa informação, houve questionamentos por parte dos professores da escola, sobre formas de trabalho e orientações sobre como trabalhar nos dias atuais com esse público.

A diretora Ana e a pedagoga Carla, decidiram realizar uma reunião pedagógica de formação continuada com os professores para debate sobre educação de jovens e adultos.

Elaboraram questões chave sobre o assunto para apoio nas discussões. São elas:

  1. QUAIS SÃO OS FATORES SOCIAIS E HISTÓRICOS QUE PERPASSAM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA?

Alfabetizar jovens e adultos está intimamente ligado a sonhos e expectativas. As causas de não ter se alfabetizado na infância podem ser várias, como o fato de ter que trabalhar para sobreviver, não ter acesso a escola no local onde mora e até mesmo a evasão escolar, por isso é comum ainda haver escolas que alfabetizam jovens e adultos.

Alfabetização propicia para eles grandes mudanças, uma nova visão de mundo, a chance de ter uma vida melhor, com mais oportunidades.

É nítido que com os jovens e adultos a alfabetização acontece da mesma forma como na infância. Os adultos precisam ser incentivados para que não venham desistir para que os problemas rotineiros os afastem da escola.

O professor precisa conhecer as metodologias atuais e as que foram aplicadas e tiveram êxito para melhor atender ao seu aluno que independente de ser criança ou adulto também necessita de formação crítica e social.

A Educação de jovens e adultos é um direito assegurado pela lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, gratuitamente, aos que não tiveram acesso na idade própria.

Por vários anos as pessoas que não possuíam a oportunidade de estudar e desenvolver o intelecto dentro da escola, em idade considerada normal acabavam por abandonar os estudos por diversos motivos, entre os quais, dificuldade de aprendizagem, esgotamento físico, falta de motivação para aprender.

Sendo assim os fatores sociais são   a evasão escolar que é caracterizada pelo abandono da escola, ou seja, quando o aluno deixa de frequentar a mesma durante o período letivo caracteriza a evasão como uma expulsão escolar, porque a saída do aluno da escola não é um ato voluntário, mas uma imposição sofrida pelo estudante, em razão de condições adversas e hostis do meio.

Assim acabavam não tendo a oportunidade de trabalho e de uma boa colocação no mercado. Na verdade, eram escravizados aos campos como profissionais de menor remuneração, ou seja, sem estudo não eram considerados pessoas boas para o mercado de trabalho além disso acabavam sendo descriminados por isso.

A aprendizagem vista sob a sua natureza social e histórica opera nas relações interpessoais localizadas em tempo e espaço próprios. Resultando em um processo social, a aprendizagem se faz por meio da comunicação, do uso da linguagem e da instrução. Nesse processo, o sujeito emana de suas experimentações, vivências e representações para uma análise intelectiva, comparando, consolidando e estabelecendo relações lógicas.

 Dessa maneira, os conceitos formados ao longo da vida percorrem por um processo de alteração e ressignificação, assegurando uma nova relação cognitiva que resulta em aprimoramento subsequente da consciência e de diversos processos internos do pensamento, além da reconstituição de conceitos, a partir desse momento, científicos.

Mas, com a evolução educacional tornou-se possível a escolarização daqueles que não puderam ou não tiveram a oportunidade de um ensino regular, sendo assim, criado o EJA.

Foi realmente na EJA, que a educação popular contribuiu muito para atender as reivindicações de melhorias de apelo popular e de novo é importante lembrar que antes do aparecimento da Educação de Jovens e Adultos, outros movimentos da sociedade civil lutavam contra o analfabetismo, mas foi muito importante o surgimento de um quadro educacional dedicado exclusivamente ao público adulto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (194.5 Kb)   docx (265.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com