TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Psicologia Comunitária: Uma abordagem conceitual

Por:   •  2/9/2018  •  Resenha  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Veiga de Almeida

Campus Cabo-Frio

Curso de Psicologia

Professora: Ligia Claudia Gomes de Souza

Aluna: Maria Aparecida Ferreira de Jesus

Matricula: 20142104801

Psicologia Comunitária

Resenha: Psicologia Comunitária: Uma abordagem conceitual.

        Nesta resenha será apresentada a origem da Psicologia Comunitária, também será abordado conceitos de grande relevância para a atual Psicologia e a analise de importantes assuntos, permitindo que seja feita uma reflexão da realidade social, que refere-se ao individuo e a sociedade, tornando-se uma realidade histórica em constantes transformações. Principalmente, entender que as opiniões faz também espelhar nos processos da dificuldade do estudo da Psicologia e do exercício desse profissional, nos contextos comunitário.

        A Psicologia Comunitária também é conhecida como: Psicologia na Comunidade ou Psicologia do Desenvolvimento Comunitário, possuindo uma ampla definição, mesmo sendo uma definição nova, dependerá de como o psicologo irá definir através de suas bases ou direcionamentos intelectuais e ações.

        Pode-se definir que é uma Psicologia Social que estuda um grupos de convivios dentro de uma comunidade, analisando os comportamentos daquela população baseados em valores, significados em comum e crença, que apresentam algum sentido ou expectativas. Isto é, irá estudar o compartilhamento da cultura dentro de um grupo social e o modo de vida . Está área da Psicologia Social é desenvolvida dentro da comunidade, com trabalhos que são feitos em grupos com o objetivo de modificar o individuo em sujeito, evoluindo no mesmo uma consciência crítica.

        A Psicologia Comunitária é uma área de atuação que tem por finalidade por em prática, dentro das comunidades, as teorias e metodos da Psicologia Social. Com a falta de atenção/ exclusão de uma parte da sociedade nas decisões de interesse comum, fez com que fosse necessário aparecimento desta Psicologia.

        O conceito de comunidade também é de muita relevancia, pois se faz necessário para melhor compreensão da Psicologia Comunitária. O conceito de Comunidade aparece como referêncial analítico a partir dos anos 70, quando um ramo da Psicologia Social se autoqualificou de Comunitária, assim, defenindo os destinatários e as intencionalidades para se apresentar como uma ciência comprometida com a realidade estudada, principalmente com os que são excluidos da sociedade.

        Alguns autores demonstra alguns critérios que são significativos para uma melhor compreensão do conceito de comunidade que possam estar relacionados com a Psicologia Social, por apreciarem os principais aspectos da relação humana.  

“Podemos dizer que uma comunidade se caracteriza por:a) ser um grupo de pessoas, não um agregado social, com determinado grau de interação social;b) repartir interesses, sentimentos, crenças, atitudes; c) residir em um território específico; e d) possuir um determinado grau de organização”. (Sanchez e Wiesenfeld - 1983)

        Assim, pode-se dizer que o conceito de comunidade não é mérito exclusivo da Psicologia Social, esse conceito apenas se introduziu a incorporação de um corpo técnico e epistemológico da Psicologia Social, já que a procedeu a formação de um campo teórico que visa modificar o individuo no contexto em que vive, trazendo em consideração a sua subjetividade.

        O trabalho do Psicológo Comunitário é interdisciplinar, sendo realizado por equipes de multiprofissionais, que tem uma formação generalista.Esse profissional irá atuar como treinador e assessor de agentes da saúde mental, já para psicologo comunitario, o saber cientifico é a desconstrução das verdades pré-determinadas, buscando o ponto de vista do outro, sendo de uma grande relevancia para o acesso à saúde mental da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com