TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: O COLETIVO INFANTIL

Por:   •  9/11/2015  •  Resenha  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

O COLETIVO INFANTIL EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS: FALARES E SABERES

FARIA, Ana Lucia Goulart de. O Coletivo Infantil em creches e pré-escolas: falares e saberes. São Paulo: Cortez, 2007.

A obra de Ana Lúcia Goulart de Faria, mostra que a interação da criança com outra da mesma idade é muito importante para o desenvolvimento nessa fase da infância, onde desenvolve os seus aspectos afetivo, cognitivo e social através de atos simbólicos e faz de conta, saindo de sua fase egocêntrica.

Ao passar dos anos, passa a fazer alguns rabiscos, mostrando sua expressividade, teatro, música, dança, e outros fatores também são importantes nessa fase. A escrita começa a fazer parte de sua vida, e não pode estar ligada apenas à alfabetização. Há outros fatores como os desenhos e a fala, que aos poucos a criança aprende que pode ser representada e começa a desenhar letras, tentando escrever as palavras, assim como a representação do nome, que a criança fica encantada ao ver o formato e a quantidade de letras que o compõem.

O professor de Educação Infantil difere dos professores de Ensino Fundamental e Médio, pelo fato de ser mais lúdico, já que tem que lidar com crianças menores, mas não é porque ele não dá aulas que é menos importante, ao contrário, ele pode ser o professor mais importante, pois é na Educação Infantil que a criança adquire a fala, os movimentos e a evolução de fatores essenciais para dar continuidade à escolaridade. Portanto, o professor deve estar atento ao desenvolvimento das crianças.

A obra leva o leitor a refletir sobre o modo que a cultura é inserida na vida da criança. Desde muito pequena, ela já deve ser cultuada, e isso é muito importante para seu desenvolvimento. O livro também leva a pensar que as escolas infantis estão se tornando escolas disciplinares, com cada um sentado em seu lugar com a sua atividade, e a Educação Infantil não é assim. Criança tem que brincar, correr, pular e os professores devem fazer com que seja realizado, pois é brincando com outra criança, socializando, dançando, desenhando e escrevendo que ela vai ter conhecimento de cultura de uma maneira lúdica e dinâmica.

Recomendo a leitura dessa obra para docentes da área, acadêmicos de graduação do curso de Pedagogia, gestores e pais dispostos a ajudar a escola infantil na aquisição dessas novas culturas e que sejam participativos na vida de seus filhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com