TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REUNIÃO DE PAIS NA ESCOLA: SERÁ ESTA A ÚNICA FORMA DE INTERAÇÃO ENTRE FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE?

Por:   •  21/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.211 Palavras (9 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 9

REUNIÃO DE PAIS NA ESCOLA: SERÁ ESTA A ÚNICA FORMA DE INTERAÇÃO ENTRE FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE?

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo caracterizar os principais pontos para apresentação dos trabalhos científicos para os cursos da UNIASSELVI. Um elemento obrigatório do trabalho científico e o primeiro item a ser visualizado é o resumo, que deve ser montado somente após o desenvolvimento do trabalho, pois explicita a essência do trabalho e das ideias do autor e é através deste que se motivará aos leitores a leitura do trabalho na íntegra. Os itens indispensáveis para compor o resumo são: o tema a ser tratado, os objetivos, as referências teóricas que apoiaram a construção do trabalho, a metodologia adotada, os resultados e as conclusões. Para esta etapa, portanto, deve-se construir um resumo de, no máximo, 250 palavras, composto de um único parágrafo, sem recuo na primeira linha. Use fonte Times New Roman, espacejamento simples, alinhado à esquerda, tamanho 12, itálico.

Palavras-chave: Artigo científico. Normatização. NBR-6022.

1. INTRODUÇÃO

A introdução é a apresentação inicial do trabalho e possibilita uma visão global do assunto a ser tratado (contextualização), com definição clara do tema e dos limites do estudo do problema e dos objetivos a serem estudados. É uma etapa importante em que se deve esclarecer ao leitor sobre o que trata o texto. Segundo Perovano (2016, p. 57), “a introdução da pesquisa corresponde ao alicerce, à porta de entrada, à vitrine de uma investigação científica, sendo considerada em alguns momentos o marketing de uma investigação científica”.

A partir desta explanação, este trabalho levanta o seguinte problema: como os cursos ofertados pela UNIASSELVI, focalizando-se em aspectos estruturais e de formatação de artigos científicos, podem instruir, de modo eficiente, a formatação dos trabalhos de seus acadêmicos no EAD?

A introdução, para os trabalhos da UNIASSELVI, poderá ser construída ocupando cerca de uma página do trabalho completo.

A educação é um direito de todos e é complementada pelos ensinamentos da escola. Porém esta, só será completa com a parceria entre escola e sociedade. O princípio da educação dá-se ao conhecimento teórico e prático, entretanto o indivíduo precisa conhecer suas competências e reconhecer seus direitos e deveres. Para isto, torna-se necessário a presença da família no cotidiano escolar.

A E.M.E.F. do Bairro São Paulo, localizada na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul, teve uma iniciativa de promover um dia de interação entre escola, família e sociedade. No dia 13 de abril de 2019, as famílias tiveram a oportunidade de participar do projeto proposto pela escola com um propósito específico. Por meio de bilhete intermediado pelos alunos, os pais receberam o convite para participarem da reforma da pracinha da escola. Além de colaborarem com a mão de obra, eles beneficiaram os seus filhos, estudantes da São Paulo.

A escola entende que a família e a escola formam uma equipe. Embora com papéis diferenciados o objetivo final é o aluno. Esta integração entre ambas instituições coopera na formação de um cidadão crítico, capaz de enfrentar as complexas situações que surgem na sociedade.

O aluno nesta situação não é somente um mensageiro deste projeto, mas um sujeito ativo envolvido na ação, pois por meio de sua interação em falar sobre o assunto em casa, e demonstrar motivação sobre o projeto, desperta na família um senso de responsabilidade e participação na vida escolar de seu filho.

Sendo assim a escola entende a família como o primeiro grupo responsável pela tarefa socializadora do aluno.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A fim de se estabelecer uma boa relação entre família e escola é preciso observar alguns aspectos importantes, entre eles a afinidade entre família e escola. Para que esta ocorra de forma satisfatória, tanto ao que os pais esperam do desempenho de seus filhos, quanto a proposta da escola que necessita inteirar-se do contexto familiar dos alunos, o ambiente escolar deve ser uma extensão do lar.

Além disso, a participação dos pais na vida escolar dos filhos enriquece o desenvolvimento da criança, obtendo uma evolução no processo de aprendizagem do aluno. Através das reuniões abre-se um caminho para que a família compreenda o projeto político pedagógico e as propostas escolares para o ano letivo.

A fundamentação teórica consiste em realizar uma revisão dos trabalhos já existentes sobre o tema abordado, identificando o grau de importância e a estrutura conceitual (PEROVANO, 2016). De acordo com Perovano (2016), a revisão permite a identificação de questões e temas, bem como a verificação de assuntos ainda não pesquisados.

No caso de citação direta curta, o fragmento não excederá três linhas.

Conforme Abreu (2013, p.4), “É preciso que a escola esteja em perfeita sintonia com a família, pois a escola é uma instituição que deve complementar a formação educacional da criança.”

Quando a quantidade exceder a três linhas, tem-se uma citação direta longa e deve ser referenciada como no exemplo citado a seguir.

Continuar o trabalho da escola é valorizar e estimular a aprendizagem, mas principalmente, valorizar a criança. Família que não se importa com as atividades escolares dos filhos leva a criança a pensar que os pais não têm interesse por ela, que a escola não tem valor. (ABREU, 2013, p.3).

Utilizaremos a definição de citações indiretas para exemplificar a ocorrência no texto. Será reproduzido o trecho que define citação indireta e após será parafraseado a fim de prover exemplo desta técnica.

Gomes (2005) explica que mediante a relação escola e família ocorre transformações na realidade do educando, proporcionando primeiramente mudanças pessoais, para então desenvolvê-lo para as mudanças sociais.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

Na construção de um artigo científico, a etapa referente à descrição dos materiais e métodos de pesquisa utilizados assume grande importância, pois quando esta etapa está bem escrita, o restante do trabalho será compreendido com mais facilidade. Esta etapa deve conter o detalhamento do trabalho, de forma que outros pesquisadores possam replicar a mesma pesquisa que fora feita.

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com