TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O fim da autoridade do pai e a indisciplina do aluno na escola

Por:   •  14/9/2015  •  Artigo  •  5.441 Palavras (22 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 22

FACULDADE DE TECNOLOGIA EVOLUÇÃO

RECREDENCIADA PELA PORTARIA Nº 1245 MEC/SESU

DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM METODOLOGIA DE ENSINO DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

O FIM DA AUTORIDADE DO PAI E A INDISCIPLINA DO ALUNO NA ESCOLA

FRANCISCO FERREIRA CRUZ JÚNIOR

FORTALEZA – 2014

O FIM DA AUTORIDADE DO PAI: E A INDISCIPLINA DO ALUNO NA ESCOLA

Francisco Ferreira Cruz Júnior [1]

Francisco Cavalcante de Alcântara [2]

RESUMO

O que é Indisciplina e como ela tem origem na vida escolar e na sociedade? Estes são alguns dos pontos que são abordados neste trabalho que vem dá uma grande ênfase a morte simbólica do pai, e atribuir a esta morte simbólica uma das causas principais da indisciplina na escola e a construção de cidadãos desvirtuados de valores morais e coletivos na atualidade. A autoridade do pai, perdida à indisciplina na escola, na sociedade pode ser consequência dos fatos que levam a pensar em vários ângulos, já que a escola toma a função da família, e acaba por sofrer as consequências de uma negligência dos pais, que buscam naquela, a solução da sua falta de autoridade esquecendo que o comportamento dos filhos na escola pode ser um reflexo do comportamento em casa e que se forem alunos alheios a disciplina pode se tornar adultos sujeitos a desordem e ao desacato as regras sociais que nos são comuns. O professor pode sofrer, não só com o descaso das autoridades, como também sofre com os atos de indisciplina que deixaram a esfera das ofensas verbais e chegaram a agressões físicas.

Palavras-chave: Morte simbólica do pai; autoridade; indisciplina .

ABSTRACT

What is indiscipline and how it originates in school life and in society? these are some of the points that are discussed in this work that has greatly emphasizes the symbolic death of the father, and give this symbolic death of the main causes of indiscipline in schools and the construction of distorted citizens and collective moral values ​​today. The authority of the father lost indiscipline in school, in society the consequences are the facts that lead you to think at various angles, as the school takes the role of the family, and ends up suffering the consequences of parental neglect, seeking that the solution of his lack of authority forgetting that the behavior of children in school is a reflection of behavior in the home and that are unrelated to student discipline shall be subject to adult disorder and disrespect social rules that are in common. The teacher suffered, not only with the neglect of the authorities, as he suffers through acts of indiscipline that have left the realm of verbal abuse and physical assault reached.

Keywords: Symbolic death of the father; authority; indiscipline.

  1. INTRODUÇÃO

        Que tipo de profissional o professor deve ser em sala de aula? O que devo fazer para que os meus alunos me obedeçam? Estas são sem duvida alguma as duas perguntas mais recorrentes na vida de um educador nos últimos anos.

A educação avançou muito em seus métodos, e meios de ser transmitida não são mais como no passado em que o aluno tinha apenas o caderno e um livro para tentar adquirir conhecimento. Hoje temos inúmeros recursos e metodologias para fazer o saber, que não para de crescer, chegar  até o discente e com isso dá uma melhor chance dele ter um futuro promissor.

Mas o que está acontecendo? Hoje o número de alunos com dificuldades de aprendizado é muito maior do que no passado, pois nunca como agora um fator chamado indisciplina e outro chamado falta de autoridade em sala de aula, tem atingido o meio educacional, principalmente do fundamental um e dois, como temos visto nesta ultimas década.

Crianças que não respeitam os professores. Professores que não sabem lhe dar com a indisciplina dos alunos. Professores, acuados, com medo de perderem a vida, e isto é literal, nas mãos de pessoas que deveriam dá a vida pelo conhecimento que aqueles tem para eles.

Alunos que não tratam os mestres como lixo, pois lixo deve ser colocado no seu devido lugar, visto que a conscientização e o cuidado com o planeta nos ensinam a sermos ecologicamente corretos e a reciclarmos o nosso lixo, colocando alumínio, papel, plástico e elementos orgânicos nos devidos lugares, e sempre respeitando esta ordem, o que não acontece com o mestre que sempre é desrespeitado e muitas vezes não é considerado nem como um igual dos discentes.

Uma politica pública de desvalorização do educador, quer seja pelo governo federal, estadual ou municipal. Uma cobrança desacerbada sobre o docente para que o educando dê certo.

 Estes são alguns dos fatores que estão colocados no centro da questão do fim da autoridade do pai e do surgimento de uma indisciplina jamais vista nas instituições de ensino e que se leva a querer entender a situação e sair em busca de uma solução, que muitas vezes tem mais parecido um oásis , neste deserto de incertezas, que circundam todo o sistema e que pede rapidamente uma brisa refrigeradora , que não pode ser tida como uma chuva de verão, para uma questão tão profunda.

Por isto parte-se do ponto de entendimento de que a morte simbólica do pai, que era a figura de autoridade na família tem sido um dos fatores que mais tem contribuído para as manifestações de indisciplina na escola.

2. O QUE É AUTORIDADE?

2.1 Definição de Autoridade

Segundo a definição no dicionário Aurélio autoridade é:

“Poder legítimo, direito de mandar: a autoridade das leis, de um pai, de um chefe. Administração, governo: decisão da autoridade competente. Ascendência, influência resultante de estima, de pressão moral etc.:”

Para Fabio Henrique prado de Toledo, autoridade do pai é: “(...) autoridade como sendo um tipo de influência exercida pelo que manda para o bem do que obedece” (TOLEDO, 2009)

Para os autores, a autoridade é vertical, isto é, vem de quem está investido dela, quer pela concessão, quer seja divinamente dada, ou contratualmente aceita. A autoridade sempre deve ser verticalizada para que haja controle social, familiar, escolar e etc...      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)   pdf (223.4 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com