TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVISAO B2 CAP.3 E 4 - EJA

Por:   •  7/5/2015  •  Resenha  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 6

REVISÃO B2 – Disciplina: Educação de Jovens e Adultos

Conteúdo: Capítulos 3 E 4 (PLT)

Paulo Freire(1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos.[pic 1]

  • Propunha uma pedagogia específica, associando estudo, experiência de vida, trabalho, política. Desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político.
  • Segundo o autor, o objetivo maior é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação.
  • Afirma que educar não é a mera transferência de conhecimentos, mas sim conscientização e testemunho de vida. Para o autor, a consciência críticaé a representação das coisas e dos fatos, para que o processo educacional possa situar-se em um âmbito libertador e transformador da realidade social.
  • A concepção crítica de conteúdo fundamenta-se na relação entre o saber cotidiano do estudante e suas condições existenciais. Pela reflexão crítica da realidade presente, o estudante busca organizar um novo saber na forma de teorias explicativas que identificam contradições e buscam sua superação com posturas concretas renovadas diante do seu contexto de vida.
  • Paulo Freire dizia que o indivíduo deve “saber” sua realidade, para só então transformá-la.
  • Segundo a pedagogia crítica de Freire (1970) uma formação crítica deve conduzir ao desenvolvimento de cidadãos que sejam capazes de analisar suas realidades social, histórica e cultural, criando possibilidades para transformá-la, conduzindo alunos e professores a uma maior autonomia e emancipação.
  • Ao propor uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos, Freire condenava o ensino oferecido pela ampla maioria das escolas (isto é, as "escolas burguesas"), que ele qualificou de educação bancária. Nela, segundo Freire, o professor age como quem deposita conhecimento num aluno apenas receptivo, dócil. Trata-se, para Freire, de uma escola alienante.
  • Freire discute saberes necessários à prática docente de educadores e educadoras.
  • Para Freire, a missão do professor era possibilitar a criação ou a produção de conhecimentos. Previa para o professor um papel diretivo e informativo - portanto, ele não pode renunciar a exercer autoridade.
  • Princípio fundamental para Freire: o de que o aluno, alfabetizado ou não, chega à escola levando uma cultura que não é melhor nem pior do que a do professor. Em sala de aula, os dois lados aprenderão juntos, um com o outro, garantindo a todos a possibilidade de se expressar.
  • Para Freire, ensinar significa criar possibilidades para a produção ou construção de conhecimentos, valorizando a cultura do aluno.
  • Entre os saberes necessários à prática docente, discutidos por Paulo Freire, o respeito à autonomia do educando, do ser do educando se expressa nas práticas pedagógicas que priorizam a relação dialógica entre educador e educando.

MÉTODO DE PAULO FREIRE

A valorização da cultura do aluno é a chave para o processo de conscientização preconizado por Paulo Freire e está no centro de seu método de alfabetização, formulado inicialmente para o ensino de adultos.

Paulo Freire: “(...) não basta ler que a Eva viu a uva (...). É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”

Para Freire critica o método de alfabetização realizado com as cartilhas, que ensinavam focando na repetição de palavras soltas ou de frases criadas de forma forçosa, por exemplo, Eva viu a uva, o boi baba, a ave voa, dentre outros. Os velhos modelos de alfabetização, baseados em cartilhas e em trazer para o mundo do adulto formas de trabalho didático com crianças, em nada correspondiam às ideias de uma educação libertadora. Formar pessoas educadas e conscientes exigia uma outra compreensão do processo ensino-aprendizagem do educador-alfabetizador para o educando-alfabetizando. A alfabetização para FREIRE nãoé a repetição mecânica das famílias silábicas, nem a memorização de uma palavra alienada, mas aprender a ler e escrever envolve reflexão e ação sobre a realidade na qual os sujeitos encontram-se inseridos.

Etapas do método

  • Etapa de Investigação: busca conjunta entre professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.O método propõe a identificação e catalogação das palavras-chave do vocabulário dos alunos - as chamadas palavras geradoras. Elas devem sugerir situações de vida comuns e significativas para os integrantes da comunidade em que se atua como, por exemplo, "tijolo" para os operários da construção civil.
  • Etapa de Tematização: analisa o que os temas e as palavras representam na vida do aluno; análise dos significados sociais dos temas e palavras.
  • Etapa de Problematização: etapa em que o professor desafia e inspira o aluno a superar a visão acrítica do mundo, para uma postura conscientizada. Leva a uma visão crítica do mundo.

As fases de aplicação do método

Freire propõe a aplicação de seu método nas cinco fases seguintes:

1ª fase: Levantamento do universo vocabular do grupo. Anotação das palavras da linguagem dos membros do grupo, respeitando seu linguajar típico. Através de conversas informais, o educador observa os vocábulos mais usados pelos alunos e a comunidade, e assim seleciona as palavras que servirão de base para as lições. A quantidade de palavras geradoras pode variar entre 18 a 23 palavras, aproximadamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com