TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recreação e Psicomotricidade

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 6

Pesquise em YouTube a aula do LINK abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=ZlvDO0rm-4Y

Comente abaixo: em 10 linha, o que aborda a aula do link que você assistiu:

O vídeo relata que numa sala de aula o brincar e os jogos tem uma grande importância, devem estar sempre ligados a aprendizagem, brincando a criança desenvolve seu lado cognitivo ( está ligada ao conhecimento), afetivo ( relação emocional e social), sua coordenação motora ( ligada ao corpo e movimento), estas três dimensões devem estar juntas na sala de aula.O ser humano possui três tipos básicos de habilidades, que são de suma importância no desenvolvimento, habilidades motoras ( movimento), habilidades comportamentais(relações e comportamentos humanos), e habilidades expressivas ( comunicação).

O mais importante da educação é o processo da construção, é o tempo, o caminho que o aluno leva na sua descoberta da sua aprendizagem, não existe educação sem processo.

A educação deve estar voltada para o processo de aprendizagem, valorizar o como se aprende, deve valorizar a qualidade e não a quantidade, a educação deve ser qualidade e não produto.

ATIVIDADE 2

Pesquise em YouTube a aula do LINK abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=NdfZTeAp5Tg

Comente abaixo: em 10 linha, o que aborda a aula do link que você assistiu:

O cuidar, educar e brincar: estão ligados na educação infantil, as crianças aprendem brincando. As brincadeiras estimulam o desenvolvimento de cada fase da criança. Quando a criança brinca ela aprende varias coisas, o movimento, o lado lúdico, aprende a se socializar, aprende o sensorial, imita ações que vê no seu dia a dia. Quando a criança tem acesso ao brinquedo, ela o explora, é protagonista daquela situação, toma decisão, faz escolhas, gradativamente a criança aprende através da brincadeira, pelo faz de conta ela se desenvolve, ainda criança aprende a diversidade e a se conhecer, por isso é necessário o espelho no espaço de brincar. Na brincadeira as crianças criam as regras, assim como o próprio brinquedo pode trazer regras.O brincar vem da sua própria cultura, brincar é algo que se aprende. A escola que permite a criança material e espaço para criança brincar não esta apenas passando tempo e sim formando “futuros homens” de bem, que ira saber conviver em sociedade, saber enfrentar situações de frustações, ter um raciocínio logico, dentre outros.

ATIVIDADE 3

Pesquise em YouTube a aula do LINK abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=o4WcvH-2IbI

Comente abaixo: em 10 linha, o que aborda a aula do link que você assistiu:

O perfil do educador infantil: Aborda a importância do saber do professor, o mesmo deve ser aquele que pesquisa, que busca inovar, que tenha um olhar externo que problematize, os professores devem ajudar um ao outro a respeito das posturas tradicionais já ultrapassadas.

O professor deve ter uma formação pedagógica especifica e continua, com total atenção, apoio e acompanhamento da secretaria de educação.

O educador deve planejar trazer sempre a inclusão da criança, para o educador não basta saber somente as leis, ou a historia da pedagogia e sim saber como ensinar, é necessário que o conhecimento chegue ate a pratica.

ATIVIDADE 4

Na sua opinião, qual é a importância do lúdico na educação infantil? E porque o Jogos e as Brincadeiras são coisas seria no desenvolvimento das crianças pequenas?

O lúdico permite a criança a utilizar a imaginação e criar outras formas de brincar, sua imaginação se desenvolve e ela compreende cada vez mais a sociedade em que esta inserida. Os jogos e as brincadeiras são coisas serias por que a pelo brincar a criança aprende a cultura a sua volta.

No brincar a criança assume um personagem que ela gostaria de ser, o brincar e a brincadeira têm a haver com a afetividade, a personalidade, o brincar é uma coisa aprendida, ela deve estar inserida na sociedade para que assim aprenda da sua cultura. Cada agrupamento infantil possui uma regra lúdica é isso que faz a criança ter liderança, flexibilidade é isso é fundamental, desenvolve o raciocínio, a brincadeira é importante para todo desenvolvimento pois a criança aprende a pensar e leva isso para vida toda.

ATIVIDADE 5

Na sua opinião há diferença entre jogos e brinquedo... Justifique a sua resposta?

É na brincadeira que a criança desenvolve a aprendizagem, desenvolve a afetividade, gera o desenvolvimento integral da criança. O brinquedo e o jogo são produtos culturais que permitem a inserção da criança na sociedade, pois é a cultura que gera o brinquedo e os jogos para as crianças. A brincadeira é toda e qualquer diversão que possui regras, na maioria das vezes é coletivo, brincadeiras antigas que com o tempo vem sendo modificada para chegar mais perto da realidade e aumentar ainda mais o desenvolvimento da criança. Já o jogo precisa ter a mesma regra do inicio ao fim, todos seguem as regras, com o passar dos anos o jogo vem se desenvolvendo, mas com a mesma ideia de antigamente, as regras dos jogos e brincadeiras podem mudar dependendo do país e região.

ATIVIDADE 6

O que é um CESTO DE TESOURO e quais são os objetos que podem ser introduzidos no mesmo?

É brinquedo que utiliza materiais, é utilizado objetos do cotidiano que proporcionam as crianças a construção do seu próprio repertorio lúdico. Devem ser utilizados objetos cheios de atrativos, para ter funções variadas e brincadeiras inusitadas que estimulem os cinco sentidos, objetos naturais, como conchas, penas, objetos de metal( espremedor de alho, sino), papelão(caixa de papelão, caderno), madeira(espátula, pregador de roupas), os materiais devem ser conservados limpos, e devem trazer segurança para a criança.

ATIVIDADE 7

O que é o CÓRTEX CEREBRAL? Quais são os Tipos de movimento do sistema nervoso?

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com