TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos financeiros do estado para a educação

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO EDUCACIONAL CLARETIANO

CURSO DE EAD EM PEDAGOGIA

ATIVIDADE PORTIFÓLIO

São Paulo / S.P

CENTRO EDUCACIONAL CLARETIANO

CURSO DE EAD EM PEDAGOGIA

UNIDADE 1

Disciplina: GESTÃO EDUCACIONAL FINANCEIRA

São Paulo / S.P

RESPOSTA ATIVIDADE PORTFÓLIO ( 4º SEMANA)

O Estado para realizar suas políticas no campo social e, no nosso caso, na área da educação, disponibiliza recursos financeiros para manutenção e desenvolvimento do sistema educacional nos níveis federal, estadual e municipal.

Daí a importância de sabermos quantos são os recursos e como chegam a nossa região e em nosso município para que crianças, jovens e adultos possam ter acesso à educação.

Ouvimos muito, em discursos de políticos e governantes, que a educação é fundamental para o desenvolvimento do País e que se deve dar prioridade a esta área social. É essencial que os investimentos sejam ampliados para que melhorem as condições de funcionamento das escolas e de trabalho dos professores.

A Constituição Federal de 1988, que ficou conhecida por Constituição Cidadã,restabeleceu importantes direitos aos cidadãos brasileiros, após o período da ditadura militar, e proclamou a educação como direito de todos. Para garantir

essa prerrogativa, a Constituição determinou que o poder público é obrigado a aplicar 5% do Produto Interno Bruto do País (PIB) em educação.

Do montante do PIB, 5% é utilizado para custear a educação. A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

Certamente, as mudanças não dependem simplesmente de um governo, de programas, de algumas pessoas. Exigem vontade política, compromisso social e a implantação de novas práticas de gestão, de controle social, de inovações pedagógicas, oferecendo condições para a melhoria do ensino, entre outras ações.

“Quem espera faz a hora não espera acontecer”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com