TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Referencias

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

SÉCULO DAS LUZES

Na Revolução Burguesa houve grandes transformações, onde a burguesia foi enriquecida pelos resultados da Revolução Comercial, que abalaram a Europa no século XVIII. Com a entrada das máquinas a vapor nas fabricas (1750), foi o que deu início a Revolução Industrial que modificou completamente o modo de ver do socioeconômico com a mecanização da indústria.

Um do marcar mais importantes do século XVIII foi o Iluminismo, também conhecido pelo Século das Luzes. A partir daí o Racionalismo e a Revolução Cientifica já tinha representado essa tendência, mas no século luzes foi onde o homem se tornou confiante, assim sendo o artífice do futuro. O Iluminismo combatia o absolutismo e o mercantilismo, por que o que eles queriam era a Liberdade Econômica, a Liberdade Política, a Moral e na Religião. Suas ideias conquistou a burguesia.

Na concepção de René Descartes, ou nas descobertas do físico Issac Newton, os iluministas não acreditavam que a natureza era regida por Deus, e sim pelas leis físicas, onde eles valorizavam a ciência e não aceitava as crenças religiosas. As principais características do Iluminismo foi o Racionalismo, a Liberdade e o Anticlericalismo, e os principais filósofos iluministas foi Voltaire, Montesquieu, Rousseau, Diderot, Adam Smith e Lock.

O Despotismo Esclarecido, com o crescimento das ideias absolutista, muitos dos reis passaram a adotar o método dos iluministas, mas isso não os impediu de continuar centralizado nas práticas mercantilistas. O despotismo foi criado para desenvolver a modernização do país para alcançar os progressos científicos e o saber dos pensadores modernos, onde o representante do despotismo foi o Marques de Pombal em Portugal, pois também tiveram repercussão no Brasil.

Na Educação, fortalecia-se a tendência Liberal e Laica, onde buscavam novos caminhos, para não atrelar a educação com a religião, pois a escola tinha que ser não-religiosa e sim livre. Com isso era defendida algumas ideias, que nem sempre era praticada, como: educação sob encargo do Estado, obrigatoriedade e gratuidade do ensino elementar, recusa do universalismo Jesuítas, ênfase nas línguas vernáculas em substituição do Latim e orientações praticas voltadas para a ciência, técnicas e ofícios, desprestigiando o estudo humanista.

Depois de vários avanços sobre o ideal liberal da educação, a situação de ensino na Europa era crítica, professores insatisfeitos com seus pagamentos, fora que as queixas sobre os conteúdos passados eram mais literárias e pouco cientifico, com escolas insuficientes e professores sem qualificação exigida. Com tudo isso acontecendo, surgiu o dualismo escolar, uma escola para o povo e outra para a burguesia.

Na Reforma da Alemanha, o ensino nos Estados da Alemanha era bem diferente, onde o governo reconheceu que tinha que haver mais investimento, onde se tornou obrigatório o ensino primário, aumentou a rede de escolas elementares. Além das escolas populares, foi criada a Realschule (Escola Real) onde era ensinado o técnico e o cientifico. Para Basedow, ``a educação tem por fim dar condições para o indivíduo de ser feliz, por isso a aprendizagem deve ser pratica e agradável, e estimulara a atividade racional e a intuição.

Na metade do século XVIII, ainda continuava a influência dos jesuítas, onde Pombal instituiu as aulas Régias (por que pertencia ao Rei, ao Estado e não a igreja). O pensamento Iluminista foi um período muito rico em reflexões pedagógicas, foi a política educacional focada no esforço para tornar a escola Leiga e a função do Estado.

   

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

SlideShare, Século das Luzes. Disponível em:

<http://pt.slideshare.net/valdeck1/9sculo-das-luzes> Acesso em 22 de abril de 2015.

SlideShare, O Iluminismo. Disponível em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com