TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão sobre a importância do ensino de estratégias que favoreçam a compreensão do texto que se lê.

Por:   •  7/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

Aspectos relevantes sobre o desenvolvimento da oralidade da criança.

A oralidade da criança está presente em todo seu cotidiano e em qualquer situação por ela vivida, a linguagem oral da criança começa desde os anos iniciais quando começa a escutar os sons e a querer imitar, através de gestos e balbucios, partindo assim para o início de sua oralidade.

O professor é uma peça importante desse processo, pois cabe a ele estimular seus alunos através do meio e de atividades para que haja a construção do domínio das linguagens, ensinando –os de diversos modos como se comunicar e se expressar.

Podemos trabalhar a oralidade de diversas maneiras, seja através de jogos, brincadeiras, teatro ,de contação de histórias, e diversas outras atividades que possam contar ativamente com a participação da criança, assim auxiliando e estimulando seu melhor desenvolvimento oral.

Análise sobre a formação do leitor e do escritor.

A criança tem seu primeiro contato com a leitura em casa, onde cresce alguns rodeados por livros, outros vendo as pessoas lendo ao seu redor, e assim começam a tentar entender um pouco do que é observado, se é estimulado desde novo a leitura, acaba se tornando um leitor mais motivado, interessado, e assim um melhor escritor no futuro.

Na escola o caminho parte do professor que deve escolher de forma correta qual o melhor modo de trabalhar a leitura com a sala, cabe a ele, selecionar diferentes atividades e experiências com o aluno através da leitura, estimulando –os e fazendo com que tenham interesse em se aprofundar no que está sendo estudado, sempre orientando e auxiliando o aluno, para que se possa formar cada vez mais alunos interessado pela leitura, e sucessivamente bons escritores.

Relevância do papel do professor no processo de ensino de leitura.

Como citado anteriormente o professor é de suma importância na vida da criança em seu processo de desenvolvimento da leitura, pois é na escola onde o aluno passa a se aprofundar nas leituras e no entendimento do que é lido.

Ao professor cabe executar de maneira correta o ensino da leitura, proporcionando aos alunos ambientes agradáveis e organizados no momento, para que os alunos se interessem e queiram se aprofundar na leitura.

Ao escolher um ambiente favorável para os alunos lerem, o professor deve observar a faixa etária da sala, o que eles gostam, que materiais vou utilizar além dos livros, como fantoches, aventais de contação de histórias, assim fazendo com que o ambiente seja claro para o aluno e faça com que ele se sinta bem e que possam fazer suas leituras de um modo prazeroso e divertido.

Reflexão sobre a importância do ensino de estratégias que favoreçam a compreensão do texto que se lê.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com