TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões Sobre A Importância Da Educação Inclusiva

Por:   •  14/6/2023  •  Artigo  •  6.217 Palavras (25 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 25
  1. O PROBLEMA DA PESQUISA SE REFERE AO QUE VOCÊ PRETENDE RESPONDER COM SEU TRABALHO. É UMA PERGUNTA DA QUAL SE ORIGINAM AS HIPOTESES. ESTE PROBLEMA, NATURALMENTE, PRECISA ESTAR EM HARMONIA COM SEUS OBJETIVOS. APRESENTE E EXPLIQUE O PROBLEMA CIENTIFICO FORMULADO EM SUA PESQUISA. (REF. 201801550625)

       R:  A minha pesquisa refere-se a busca por discutir a educação inclusiva com seus desafios e perspectivas.
Por que a educação inclusiva tem sido assunto recorrente na atualidade? Qual é a importância da educação inclusiva?
Ainda nos dias atuais, a inclusão não é uma realidade para todas as crianças portadoras de necessidades especiais, apesar de estar estabelecido na nossa Constituição Federal de que todos, sem distinção, tem direito à educação.
O objetivo é compreender a importância da educação inclusiva nas escolas regulares, a partir dos avanços históricos, e a necessidade de capacitação dos profissionais para atender essa demanda, juntamente com as políticas públicas elaboradas com o objetivo de colocar em prática medidas que garantam à educação para todos.

  1. A JUSTIFICATIVA DE UM TRABALHO ACADÊMICO SE REFERE SEMPREA IMPORTANCIA DESSE PARA A SOCIEDADE EM GERAL E/OU PAR AUMA ÁREA ESPECIFICA DO CONHECIMENTO. NÃO SE TRATA DE JUSTIFICAR A IMPORTÂNCIA DO TEMA. DESCREVA A JUSTIFICATIVA DE SEU TRABALHO. AO FAZER ESTA JUSTIFICATIVA CORRELACIONE-A AS APLICAÇÕES E/OU RESULTADOS QUE PRETENDE OBTER COM SEU TRABALHO.

R: A justificativa do trabalho está embasada na necessidade de modificar o cenário educacional atual para todas as pessoas portadoras de necessidades especiais terem a oportunidade do acesso e permanência nas escolas. E o quanto a inclusão escolar e também a evasão escolar interfere no seu desenvolvimento cognitivo, social e psicológico. Levando em consideração que aqueles que vivem a margem da pobreza tem maiores dificuldades ao acesso à educação garantido por lei.

A DELIMITAÇÃO DE UM TRABALHO ACADEMICO SE REFERE AO ASPECTO ESPECIFICO QUE O AUTOR DEFINIU PARA TRABALHAR DENTRO DE UMA TEMATICA AMPLA. NESTE SENTIDO, INFORME O TÍTULO DO SEU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E, EM SEGUIDA, APRESENTE E EXPLIQUE O OBJETO DE INVESTIGAÇÃO DELIMITADO PARA A SUA PESQUISA.

R; Título do trabalho: “Reflexões sobre a importância da educação inclusiva.”

O tema sobre educação inclusiva precisa nos levar sempre a reexaminar o que supostamente sabemos sobre o assunto e como nós, como sociedade, efetivamente somos atuantes no processo da inclusão. Ter conhecimento dos fatos históricos nos indica ações obsoletas do passado, o que é necessário para a reparação desses atos, e o direcionamento que aponta para o futuro com as conquistas obtidas, mas ainda longe de proporcionar a educação inclusiva igualitária, principalmente aos que se encontram na margem da pobreza.

  1. EM SUAS CONSIDERAÇÕES FINAIS VOCÊ APRESENTA RESULTADOS QUE DEVEM ESTAR ASSOCIADOS À PROPOSTA INICIAL DESENVOLVIDA NOS OBJETIVOS DO TRABALHO. DESCREVA ESTA ASSOCIAÇÃO E COMENTE SOBRE O QUANTO VOCÊ EFETIVAMENTE ATINGIU ESTE RESULTADO ( REF: 201801550610)

 Atinjo meu resultado quando levanto questões necessárias para o pensar sobre educação inclusiva, a urgência de ser um assunto habitual que precisa sempre estar em pauta para questionamentos e aperfeiçoamentos, como a questão da inclusão nas escolas regulares, o despreparo dos professores, a falta de formação continuada para a sociedade escolar, a estrutura física que não são apropriadas e tantos outros empecilhos que dificultam o processo da inclusão. Abordar a questão é necessário e urgente para fomentar que Estado e sociedade assegurem as politicas públicas adequadas e necessárias a educação inclusiva e façam valer os direitos adquiridos e os que estão por vir, pois a educação é dinâmica e precisa dialogar com as necessidades vigentes.

, para que O resultado obtido não é um  parecer concluso,

A inserção da pessoa com deficiência nas políticas e programas sociais brasileiros remete a uma conquista histórica, na qual o sujeito com deficiência passa a ocupar seu lugar na sociedade, ganhando maior visibilidade. 

25/11/2019 EPS: Alunos

simulado.estacio.br/alunos/?user_cod=933079&matr_integracao=201502529441 2/2

 4. Ref.: 253232 Pontos: 2,50  / 2,50

Escreva resumidamente sobre as considerações finais do seu trabalho. Examine suas conclusões, seus resultados obtidos e faça uma análise crítica sobre o quanto você obteve sucesso e coerência entre seus objetivos e seus resultados.

Resposta: As considerações finais diante do meu trabalho, foram alcançadas com sucesso, pude concluir a importância do Lúdico na Educação Infantil, porque é através do brincar que a criança aprende, tornando momento de brincadeiras em aprendizagem. A criança ao brincar, ela pensa e analisa sobre a sua realidade, cultura e o meio em que está inserida, expoe seus sentimentos , exploram, sentem e se reinventam. A formação continuada dos professores é fundamental, pois permite ao educador infantil ampliar seus conhecimentos, inovar e refletir sobre a sua prática pedagógica desenvolvida no cotidiano escolar. É necessário, que o educador busque sempre substituir a rigidez e a passividade pelo entusiasmo de ensinar e aprender. O brincar deve estar presente no crescimento da criança, não apenas dentro da escola, mas também no seu ambiente familiar.

Gabarito: O aluno deverá relatar as considerações finais de seu trabalho correlacionando-as com os objetivos iniciais.

Resposta: O que me inquietou e despertou odesejo de pesquisar foi saber: Qual a importância da ludicidade na Educação Infantil? O educador infantil deve se utilizar do uso de jogos e brincadeiras na mediação no processo de ensino-aprendizagem? Como a ludicidade é incorporada ao cotidiano

pedagógico e com quais objetivos? As atividades lúdicas propostas pelo professor são vivenciadas pelas crianças? Quanto ao objetivo geral: Analisar a relevância do uso dos jogos e brincadeiras no processo de ensino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (480.3 Kb)   docx (372.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com