TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões pedagógicas após ler artigos e vídeos

Abstract: Reflexões pedagógicas após ler artigos e vídeos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  Abstract  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

Vamos, agora, aprofundar o nosso conhecimento. Após a leitura dos artigos e do vídeo solicitados como forma de complementação do nosso estudo, peço algumas reflexões sobre o assunto abordado nesse material.

a) Froebel, além de criar o primeiro Jardim da Infância, destacou a importância da educação através do brincar. O artigo “A perspectiva socioconstrutivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola” também destaca a abordagem do brincar na educação. Estabeleça uma relação entre o tema apresentado pela visão de Froebel e o artigo que você leu.

O artigo aborda o sócio- construtivismo como sistema e seus principais pressupostos, e sua relação com práticas educativas, com a função da escola e do educador. A partir de diretrizes mais gerais, explicita a fundamentação para a proposição de trabalho pedagógico junto à criança na pré-escola, onde o brincar deve ser considerado um componente curricular essencial. Froebel enfatiza o brinquedo, atividade lúdica e a apreender o significado da família nas relações humanas. Observou que, através dos jogos e do brinquedo, a criança estimula seu desenvolvimento sensório-motor e inventa métodos, aperfeiçoando suas habilidades.

b) Existem semelhanças ou diferenças entre a educação positivista e a socialista? Explique.

Sim, existem diferenças. A educação positivista e caracterizada pela maturidade do espírito humano, pela luta contra o ensino leigo e contra o tradicionalismo da religião.

Socialista esse período da historia tratara a pedagogia sob um ponto de vista político defendendo a visão da educação universal, politécnica.

c) Temos, no período do Iluminismo, uma riqueza de reflexões pedagógicas aliadas a uma visão política trazida por John Dewey. Como podemos relacionar o pensamento político de Dewey com a educação?

Nos meios acadêmicos, John Dewey é fonte de referência em estudos e pesquisas sobre o pensamento e as habilidades reflexivas e críticas dos estudantes, sobretudo no campo da arte-educação.

Na concepção de John Dewey, a comunidade é o local da política e o verdadeiro sujeito político é o homem comum, no seu cotidiano. Ele introduz uma noção de fraternidade que carrega consigo o sentido de cooperação, e que possibilita conciliar os conceitos de liberdade e igualdade com emancipação.

d) A educação construtivista faz uma abordagem sobre a educação que nos chama a atenção por vários aspectos. Como é vista essa abordagem dentro do espaço educacional? Relacione com o vídeo e o texto “Notas para uma teoria construtivista da inteligência”.

A teoria de Jean Piaget é estudada por muitas pessoas, mas o seu objetivo principal é nos mostrar que a inteligência do ser humano é construída a partir das relações recíprocas do homem com o meio em que vive, ou seja, adquirimos conhecimento através das experiências que vivemos ao longo de nossa vida aqui na terra.

...

Baixar como  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »