TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER: EM TRÊS ARTIGOS QUE SE COMPLETAM ; Paulo Freire

Casos: FICHAMENTO A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER: EM TRÊS ARTIGOS QUE SE COMPLETAM ; Paulo Freire. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  12.098 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO DA OBRA

Paulo Freire nasceu em Recife (PE), em 1963 em Angicos (RN) coordenou um programa que alfabetizou 300 pessoas em pouco mais de um mês. No governo do presidente João Goulart esteve à frente do Plano Nacional de alfabetização. O principal foco de Freire neste livro é a leitura, onde ele nos explica que se não temos o habito de ler não compreendemos o que estamos lendo e não temos uma escrita correta. Freire destaca também o quanto é importante desde de criança praticarmos a leitura. Ele fala também da alfabetização de adultos e a pós-alfabetização em São Tomé e Príncipe. A alfabetização de adultos e a pós-alfabetização é um dos problemas que tem que ser resolvido, pois o índice de analfabetos é muito grande principalmente com os adultos. Por isso que os políticos deviam investir mais na educação, mais para isso acontecer a sociedade tem que cobrar deles e não ficar de braços cruzados. Mas não podemos esquecer de um fator muito importante para ajudar na leitura que é a biblioteca popular, é um dos fatores mais importante. Freire neste livro apresenta vários textos dos Cadernos da Cultura Popular que é para construção de processo de alfabetização e pós-alfabetização.

1. A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER

1.1 Citações

“Eunice continuou e aprofundou o trabalho de meus pais. Com ela, a leitura da palavra, da frase, da sentença, jamais significou uma ruptura com a “leitura” do mundo. Com ela, a leitura da palavra foi a leitura da” palavramundo”.“ (p.11)

“Os alunos não tinham que memorizar mecanicamente a descrição do objeto, mas apreender a sua significação profunda. Só apreendendo-a seriam capazes de saber, por isso, de memoriza-la, de fixa-la.“ (p.12).

1.2 Parecer

No presente capitulo o autor fala da sua infância e nos leva através de uma temática estratégica há lugares e sentidos simples que resultam segundo o mesmo a compreensão da chamada “palavra mundo” ou leitura do mundo, mostrando ao leitor a importância não só da leitura, mas também do entendimento literário. Ele cita a importância da compreensão profunda e não apenas da memorização mecânica, ou seja, precisamos conhecer um objeto antes de torna-lo parte do nosso mecanismo. Não importa a quantidade de livros lidos e sim a compreensão que fazemos deles.

2. ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS E BIBLIOTECAS POPÚLARES – UMA INTRODUÇÃO

2.1 Citações

“Falar da alfabetização de adultos e de bibliotecas populares é falar, entre muitos outros, do problema da leitura e da escrita.” (p.15).

“Da mesma maneira como, deste ponto de vista, a alfabetização de adultos e a pós-alfabetização implicam esforços no sentido de uma carreta compreensão do que é a palavra escrita.” (p.20)

2.2 Parecer

Paulo freire nesse capítulo passa para o leitor a importância das bibliotecas populares na vida dos adultos e dos pós-alfabetizados trazendo pro cotidiano dessas pessoas a busca pela leitura e pela compreensão do mundo de uma maneira acessível a todos já que os livros estão prontos para serem devorados sem preço de custo. Outra coisa destacada no presente capítulo é a dificuldade do pós-alfabetizado em entender o que esta sendo passado tanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com