TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato de Experiência

Por:   •  23/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade De Uberaba

Flávia Aparecida Do Vale Abreu

Trabalho De Construção De Aprendizagem

Ponte Nova

2015

Relato de Experiência

O  texto trata da minha primeira experiência em sala de aula como estagiária do curso de pedagogia na educação infantil na escola Centro Educacional Trenzinho Encantado, situado na avenida Artur Bernardes 256 centro Ponte Nova, com os alunos de 1º período.Com este relato trago alguns questionamentos, observações e reflexões sobre ser professora, a prática nos ensinos dos conteúdos e a relação-interação com os alunos no cotidiano que essa experiência proporcionou-me foi bastante rica e positiva. A prática docente requer grande esforço para concretizar de forma próspera, tanto profissional como pessoal, mas esta à frente da educação do país é uma honra e ao mesmo tempo uma responsabilidade gigante, a qual deve ser mais valorizada. No primeiro dia de estágio, cheguei na sala e fui apresentada  aos alunos pela professora Marli, que disse-lhes que era a professora estagiária e iria ficar na sala por uns dias. Os alunos de educação infantil são muitos cariosos e acolhedores, me chamando de tia o tempo todo.

Estagiei em uma turma de 4 a 5 anos a professora me ajudou em todos os momentos. O espaço da sala é amplo e seu mobiliário é bem distribuído, possui brinquedos, um quadro, as carteiras são coletivas contendo duas cadeirinhas de acordo com a faixa etária dos alunos, de forma que elas se socializem o tempo todo, a decoração da sala possui cartazes de numerais e letras do alfabeto, um cantinho da leitura, formas geométricas e aniversariantes do mês.

A professora realiza suas atividades com os alunos de forma concreta e lúdica oportunizando-lhes a vivenciarem variadas experiências em ambientes diversificados. Fiquei auxiliando a professora  na correção das atividades, desde a distribuição dos trabalhinhos até  a colagem nos cadernos de classe. A professora Marli me ajudou a realizar meu plano de aula e a executá-lo. Contei historinhas e deixei que os alunos contassem do seu jeito imaginando suas próprias histórias olhando no livro.

É muito bom poder seguir a rotina das crianças, a hora do lanche, das brincadeiras, ou seja, a rotina da escola, buscando novos conhecimentos para poder inovar minha prática profissional. Considerei positiva essa minha experiência como estagiária. Proporcionou-me reflexões próprias e comuns que muitos docentes, enfrentaram ou enfrentarão na hora de se deparar com a responsabilidade diante de uma sala de aula. O carinho que recebemos dos alunos é gratificante e fruto de um bom trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com