TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Estagio Pedagogioa - Maternal

Por:   •  12/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  7.498 Palavras (30 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 30

UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR ANHANGUERA

 FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM PEDAGOGIA

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

3        RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        8

4        RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        10

5        RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS        12

6        RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        14

7        RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        16

8        RELATO DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA        18

9        RELATO DA OBSERVAÇÃO        20

10        PLANOS DE AULA        21

11        RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE AULA AO PROFESSOR        27

12        RELATO DA REGÊNCIA        29

13        VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        31

CONSIDERAÇÕES FINAIS        32

REFERÊNCIAS        33

INTRODUÇÃO

Em consonância às atividades propostas no Plano de Trabalho de Estágio dos cursos de Formação Pedagógica em Pedagogia da Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera para o Estágio Obrigatório I: Educação Infantil, este trabalho será apresentado de forma descritiva e subjetiva para relatar os acontecimentos e experiências que adquiri até o presente momento. O referido estágio foi realizado no Centro de Educação Infantil Eva Freire, localizado na Rua Osvaldo Nogueira, S/N, Coqueiros, no município de Itambacuri, Minas Gerais, onde atende a Educação Infantil, Creche 0 a 3 anos e Pré-Escola 4 e 5 anos, perfazendo um total de 100 (cem) horas no período de 19/09/2022 a 25/10/2022.

Sendo assim, inicio o meu Estágio onde pretendo desenvolver conhecimento e habilidades docentes, buscando superar as dificuldades através da integração de teoria e prática, sempre tendo como expectativa, a construção de um trabalho eficiente. Pretendo ainda, utilizar estratégias que permitam a realização de um trabalho que respeite as diversidades e limitações de cada um.

Para mim, começar o estágio é um ato maravilhoso, pois, é através dele que notamos que é uma vocação, e que nossa batalha é pequena em troca do resultado obtido da vitória do aprendizado dos alunos. E, o mais importante: desenvolver o sentimento que faz do professor um grande educador.

Assim, apresento as atividades desenvolvidas no decorrer do referido estágio, que se encontram no sumário já demonstrado.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

        Após a leitura do artigo intitulado ‘O papel do professor e do ensino na educação infantil: perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin’’ pude tirar conclusões de grande proveito para o meu campo de atuação. Trata-se de um estudo de natureza teórico-conceitual que teve como objetivo investigar e analisar as relações entre desenvolvimento infantil e ensino na faixa etária de 0 a 6 anos em obras selecionadas de autores da psicologia histórico-cultural.

        A literatura contemporânea dedicada ao segmento da Educação Infantil defende um ideário anti-escolar, que tem como um de seus pilares a negação do ato de ensinar, ao passo que autores da psicologia histórico-cultural sustentam a defesa do ensino como elemento fundante do trabalho do professor que atua junto à referida faixa etária. Toda a problemática gira em torno dessa questão filosófica sobre a educação da criança pequena e o papel do professor que atua junto a essa faixa etária.

Na perspectiva anti-escolar, o ensino não deve fazer parte do atendimento ofertado à criança até os 6 anos. Cultivam neste período, as chamadas relações educativo-pedagógicas nas creches e pré-escolas, abarcando as dimensões cognitivas, expressiva, lúdica, criativa, afetiva, nutricional, médica e sexual.

Na concepção histórico-cultural, autores fazem referência ao desenvolvimento infantil nos campos biológico e cultural. Ditam-se as influências do meio cultural, onde o processo biológico torna-se sócio-historicamente condicionado. Em outras palavras, a estreita relação entre o desenvolvimento da criança e a sociedade na qual ela se insere compreende um fator determinante de seu desenvolvimento.

A análise dos autores acerca do desenvolvimento psicológico traz implicações diretas para o trabalho pedagógico, pois evidencia a dependência do desenvolvimento das funções psíquicas da criança em relação aos processos educativos. Vigotski afirma que a aprendizagem constitui um elemento necessário e universal no desenvolvimento das características humanas formadas historicamente na criança.

Para Vigotski, o ensino deve adiantar-se ao desenvolvimento. Ele é capaz de ativar novos processos internos de desenvolvimento, fazendo o desenvolvimento avançar, agindo na zona de desenvolvimento potencial.

De acordo com esse ponto de vista, a visão tradicional que se preocupa em adaptar a educação ao desenvolvimento, respeitando os prazos, o ritmo, as características do pensamento e da percepção infantis torna-se obsoleta, e o ensino precisa superar as potencialidades da criança, produzindo o novo no desenvolvimento psíquico da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.6 Kb)   pdf (268.4 Kb)   docx (64.9 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com