TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio estagio maternal

Por:   •  24/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  5.065 Palavras (21 Páginas)  •  3.699 Visualizações

Página 1 de 21

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

THAIS VILAS BOAS SMECELATO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Ji-Paraná

2015

THAIS VILAS BOAS SMECELATO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre.

Orientador: profª. Iraci Nogueira

Tutor eletrônico: Dirce Darodda

Tutor de sala: Valéria de Oliveira Carvalho Bergamo

Ji-Paraná

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO. 03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO 04

2.1 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL 04

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 05

3.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 05

3.2 A ROTINA................. 07

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO.................................................................................... 08

4.1 Introdução 08

4.2 Dados Gerais do Projeto 08

4.3 Referencial Teórico 12

4.4 Planos de Aula da Intervenção 13

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção 22

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 23

MOSTRA DE ESTÁGIO 24

REFERÊNCIAS 25

1 INTRODUÇÃO

O presente estágio de docência na Educação Infantil teve como objetivos, aperfeiçoar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em ocasiões reais de trabalho. Foi de extrema importância em minha vida acadêmica, pois através dele tive a oportunidade de participar um pouco da prática docente que me espera muito em breve. Portanto adquiri um conhecimento novo que me proporcionou momentos muito gratificantes no decorrer do mesmo. Ao observar todas as salas da escola , me identifiquei mais com a professora do maternal baby de 2(dois) a 3(anos), no qual escolhi para realizar meu estagio. No entanto, dialogando com ela, foi possivel ver a necessidade de ser trabalhado a contação de história, desenvolver à psícomotricidade criar formas de interação entre os alunos e professor . No convívio diário com a turma, notei que para desenvolver um trabalho de qualidade é preciso ter força de vontade, dedicação, e criatividade, pois assim todos serão beneficiados no processo de ensino e aprendizado.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O estágio supervisionado em educação infantil, tendo como orientadora a Professora Iraci Nogueira, foi concretizado na Escola de ensino particular , Centro educacional Mangili / Colégio Educar, situada na cidade de Ji-Paraná-RO, que atende crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

É um núcleo educativo que harmoniza confiança, cultura e vida. Cada educando é considerado um sujeito ativo que edifica o seu conhecimento por meio das interações e que pode ser um agente de transformação social.

2.1 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

O estagio visa fortalecer teoria e prática, baseado nos princípios metodológicos permitindo uma visão ampla da parte organizacional, promovendo a observação e compreensão da estrutura escolar quanto aos aspectos de administração, planejamento e execução do trabalho realizado pelo gestor, junto a comunidade e o Projeto Político Pedagógico.

Ao realizar este trabalho junto a Instituição tive a oportunidade de observar, analisar e refletir sobre o processo educativo escolar, visando compreender como se da o desenvolvimento físico e cognitivo dos educandos.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Educar foi constituída na data de 12/09/2012, se trata de uma instituição particular. A instituição localiza-se em um bairro nobre do municipio de Ji-Paraná- RO facilitando o acesso a sua clientela, no qual seus alunos são filhos de pais de estabilidade financeira estável. De acordo com a equipe gestora o colégio Educar proporciona um ensino de qualidade diferenciado com material Positivo, onde todos os alunos são tratados igualmente sem distinção de cor, raça, religião e social.

No primeiro momento conheci a escola em todos os aspectos, analizei todas as salas em toda sua essência, e pude sentir a diferença do ambiente escolar da rede particular. O colégio tem um espaço amplo e agradavel para os alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (183.6 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com