TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

REGIANE DA COSTA ROSA

O PROJETO IDEALIZADO POR LORIS MALAGUZZI

Escolas de educação infantil reggio emília

[pic 3]

Cerejeiras

2015

REGIANE DA COSTA ROSA

O PROJETO IDEALIZADO POR LORIS MALAGUZZI

Escolas de educação infantil reggio emília

Trabalho apresentado ao Curso  de pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Organização e didática na educação Infantil; arte Educação e Música; Ludicidade e Educação; Prática Pedagógica Interdisciplinar: infância e suas Linguagens; Seminário Interdisciplinar IV.

Prof. Edilaine Vagula, Tatiane Jardim, Marlizeti Bonafini Steinle, Rosely Montagnini, Raquel Corrêa Lemos.

Cerejeiras

2015

Sumário

1 Introdução................................................................................................................4

2 Desenvolvimento.....................................................................................................5

3 Conclusão................................................................................................................8

4 Referências..............................................................................................................9

1 Introdução

O presente trabalho deste semestre tem como proposta e objeto de estudo o projeto idealizado por Loris Malaguzzi, implementado na Escolas de Educação Infantil Reggio Emília, na         Ítalia, cujo pressuposto metodológico é o protagonismo infantil, ou seja, a criança participa de ações sociais por meio de projetos e sugestões.

Nesse sentido, a pedagogia de Reggio Emília assume que os adultos têm como tarefa prioritária a escuta e o reconhecimento das multiplas potencialidades de cada criança, que deve ser atendida em sua individualidade.

2 Desenvolvimento

Em 1945 na cidade de Reggio Emília começa uma nova história no que se refere as escolas infantis, das creches, serviços para primeira infância. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, para todo lado que se olhava a única coisa que se enchergava era destruição, fome, ruinas e pobreza. Mas em uma parte da cidade um grupo de cidadãos decidiu reconstruir o tecido social, cultural e poli´tico da comunidade, construindo uma escola para crianças pequenas.

Desta forma, o professor Loris Malaguzzi ao ficar sabendo  da história decide ir até a Reggio Emília para conferir o fato, e se encontrando com um grupo de cidadões se encantou com tal experiência, onde começou a acompanhar de perto este projeto educativo.

Malaguzzi (1999, p. 29) conta que:

“Esta ideia pareceu-me incrível! Corri até lá com minha bicicleta e descobri que tudo aquilo era veradde. Encontrei mulhres empenhadas em recolher e lavar pedaços de tijolos. As pessoas haviam se reunido e decido que o dinheiro para começar a construção viria da venda de um tanque abandonado de guerra, uns poucos caminhões e alguns cavalos deixados para trás pelos alemães em retirada.”

A proposta pedagogia que viria a ser conhecida como a abordagem Regio Emilia foi criada por Loris Malaguzzi, que na época era um jovens professsor universitário que se apaixonou pela causa comunitária. Foi este educador quem construiu um principio de ensino em que não existem as disciplinas formais e que todas as atividades pedagógicas se desenvolvem por meio de projetos. Estes projetos, no entanto, não são antecipadamente planejados pelos professores, mas, surgem através das ideias dos próprios alunos, e são desenvolvidos por meio de diferentes linguagens.

Reggio Emilia pasou a ser mundialmente conhecida por seu trabalho com crianças pequenas em 1991, quando a revista norte americana “Newsweek” publicou uma reportagem onde considerava as escolas de educação infantil dali as melhores do mundo.

Segundo Gandini (1999, p. 4):

“sistema de Reggio pode ser descrito sucintamente da seguinte maneira: ele é um coleção de escolas para crianças pequenas, nas quais o potencial intelectual, emocional, social e moral de cada criança é cuidadosamente cultivado e orientado.(...) a comunidade de Reggio, mais do que a filosofia ou o método, é a comquista central de Malaguzzi. Em nenhum outro local do mundo existe tamanha relação harmoniosa e simbólica entre a filosofia progressiva e uma escola e suas práticas.”

Esta escola é inovadora  os pais fazem parte da escola, ajudam no planejmaento e até participam de algumas aulas. Os eventos são organizados em conjunto com as famílias, professores e alunos, tendo como objetivo a interação e a coletividade, mostrando as crianças que a escola é uma continuidade de seu lar.

Nas escolas desta cidade italiana o incentivo ao desenvolvimento intelectual das crianças é feito através da representação simbólica, os pequenos são estimulados a utilizar todas as suas maneiras de expressão um enfoque muito usado hoje no mundo todo , mas que a 50 anos vem sendo aprimorado nas salas de aulas na Reggio Emília. Diversas são as manifestações como musica, montagem, movimento, pintura, desenho.

Assim, parte-se da ideia é que a escola não trabalhe somente com as linguagens codificadas e reconheicdas hoje, mas sim valorizando a experiência real, feita de exploração, de pesquisa com os olhos, com perfume, com paladar, enfim.

Desta maneira, o colégio Reggio emília apresenta uma metodologia diferenciada no que se refere a Educaçaõ Infantil. No colégio Reggio Malaguzzi as crianças são estimuladas a representar o mundo que a cerca de diferentes maneiras: desenhando, pintando, construindo, interpretando papéis, modelando, dramatizando, cantando, dançando entre outros.

Malaguzzi (1999, p. 102) afirma que:

“Podemos ter certeza de que as crianças estão prontas para nos ajudar, oferecendo-nos ideias, sugestões, problemas, dúvidas, indicadores e trilhas a seguir; e quanto mais confiam em nós e nos vêem como fonte de recurso, mais nos auxiliam.”

O atelier era visto como um local onde as diferentes linguagens das crianças podiam ser exploradas por elas e estudadas pelos educadores, numa atmosfera favorável e tranquila. Os professores tinham como objetivo mostrar aos pais das crianças que elas possuíam recursos mais ricos e habilidades o que geralmente percebiam, instigando-os a terem um novo olhar para as ações das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (112.8 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com