TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Analítico Crítico Modelo

Por:   •  18/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.668 Palavras (11 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 11

COLÉGIO ESTADUAL WILSON JOFFRE [pic 1][pic 2]

Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional

Aut. Dec. nº 1926/1976, 09/06/1976 Rec. Res. nº 3454/198, 17/05/1982

Rua: Rio Grande do Sul, 52 – Fone/Fax: 3225-3838 - CEP: 85.801-010 – Cascavel/PR

E-mail: cewilsonjoffre@nrecascavel.com

Relatório Analítico Crítico III

Regência

               Maria Eduarda Stadler1

              Rose Freitas2

Relação teoria e prática

Contemplar os pontos principais observados e vivenciados

Encaminhamentos e recursos que teve mais êxito e os mais frágeis

Participação/interação das crianças com atividades

Participação/interação das crianças entre si e relação professor/aluno.

3 citações

Considerações finais destacando a relevância da regência para a formação profissional e pessoal.

Referencias

Normas ABNT

Palavras-chaves: Ensino Fundamental. Regência. Relação teoria/prática. Relação professor/aluno. Recursos.

     O relatório presente tem em vista elencar a trajetória da disciplina de prática de formação do trimestre, que priorizou como atividade principal o período a regência em sala de aula, com duração de uma semana, onde as alunas do curso de formação de docentes elaboraram planos de aula e recursos pedagógicos, para aplicarem nas turmas em que realizaram as observações.

     No entanto, ficou sob minha responsabilidade a regência e a elaboração do plano de aula para a turma do 2° ano C do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Ana Neri3, onde as aulas iniciavam as 13h30 min com intervalo as 15h00 min com retorno na sala de aula as 15h30 min e com o término as 17h15 min.

      Em relação ao primeiro dia da regência trabalhou-se com as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, as quais superaram as expectativas, analisando a participação dos alunos, o desenvolvimento das atividades coletivas, individualizadas bem como a interação com a professora.

A aula de Língua Portuguesa iniciou com a fabula “O leão e o ratinho” sendo que no primeiro momento a professora realizou leitura coletiva da fábula e em seguida realizou explicação, explorando o que é fabula? São composições literárias curtas escritas em prosa ou versos em que os animais apresentam características antropomórficas, (características que representam aspectos humanos/animais), que são muito presentes na literatura infantil. E que ela está presente ao nosso meio há muito tempo e desde então é utilizada como fins educacionais, trazendo uma moral.

Ao observar que a maioria dos alunos apropriou o conhecimento dando exemplos sobre a moral da Fábula, bem como a antropomorfia dos personagens, então foi entregue a fabula citada para cada aluno com atividades de interpretação, após a realização da leitura e questionamentos feitos pela professora. Neste momento ocorreu certa agitação dos alunos, pois todos queriam falar e participar ao mesmo tempo, onde foi necessário estipular ordem  para que todos participassem, respeitando o momento ou a vez de falar, expor suas ideias e a organização da sala. Quando os alunos finalizaram esta atividade, realizou-se a correção de forma coletiva e oral no quadro e elaboraram a confecção de dedoches do leão e do ratinho, onde demonstraram interesse e curiosidade pela atividade.

     Após o retorno do intervalo, foi dado inicio a aula da disciplina de Matemática, explorando as medidas de massa, com a utilização de diferentes tipos de balanças, fitas métricas, trena, e várias embalagens com tamanhos e pesos diferenciados, realizando a comparação, composição e decomposição dos pesos e tamanhos observados, ainda foi utilizado a balanças para pesar os alunos para perceberem os tamanhos, pesos e alturas. Em seguida, foi entregue várias embalagens em gramas para os alunos manipularem, e após observarem solicitou que anotassem no caderno as gramas que continham nas embalagens, sistematizando e efetuando o cálculo com o peso total das embalagens que receberam. Após concluírem essa atividade, foi entregue uma folha impressa com atividades sobre peso e medidas para que respondessem e colassem nos cadernos, então solicitou aos alunos que organizassem a sala, os materiais e formar a fila para a volta para casa.  

     No segundo dia de regência foi o dia da hora atividade, a aula iniciou com a disciplina de Ciências, com o conteúdo Solo, a professora abordou alguns questionamentos prévios sobre o que seria o solo, se conheciam e sabiam o que significava, em seguida fez uma breve explicação sobre o mesmo, que é a camada superficial da crosta terrestre, sendo formado basicamente por aglomerados minerais e matéria orgânica oriunda da decomposição de animais e                                                                      plantas. 
Que esse elemento natural é de fundamental importância para a vida de várias espécies. Foi explicado e levado para a aula pote com os quatro tipos de solo entre eles solo Arenoso, Calcáreo, Humífero, e argiloso. Em seguida, foi exposto no quadro um painel de imagens dos tipos de solos, para que os alunos identificassem e relacionassem qual solo pertenceria a cada imagem. Nesta aula observou – se que utilizando os recursos palpáveis, despertavam mais a curiosidade e atenção dos alunos, bem como a apropriação do conhecimento dos mesmos. Para a fixação do conteúdo, foi distribuídas atividades impressas sobre os tipos de solos, para realização individualizada, objetivando a sondagem, a participação/interação das crianças com atividades, sendo uname o desempenho.

Na sequencia, foi aplicada a disciplina de Artes, a qual os alunos demonstraram um amplo interesse pelos recursos levados e as atividades propostas, porem quase faltou tempo. A aula se iniciou com conversação dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito dos símbolos nacionais. Em seguida, foi questionado aos alunos se eles sabiam qual era o símbolo que representa o BRASIL, assim que eles responderam, a professora mostrou a Bandeira do Brasil explicando as cores que há compõem e o que cada uma representavam. Foi mostrado aos alunos diversos tipos de texturas (folhas de vários tipos de árvore, lixa, pinturas em folhas A4 com tintas em alto relevo e linhas coladas na folha e um pedaço de tabua pequena com fissuras e áspero);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (203.5 Kb)   docx (80.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com