TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final da Residência Pedagógica – Ensino Fundamental I - Unifesp

Por:   •  28/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  6.327 Palavras (26 Páginas)  •  4.828 Visualizações

Página 1 de 26

Patrícia Dorea Silva de Araujo

Relatório Final da Residência Pedagógica – Ensino Fundamental I

GUARULHOS

2019

Relatório Final apresentado ao Programa de Residência Pedagógica de Ensino Fundamental I do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, sob a orientação do Prof. Dr. Jorge Barcellos.

GUARULHOS

2019

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ………………………………………………………………….. p. 3
  2. A INSTITUIÇÃO ESCOLAR……………………………………….……………..p.4
  3. RELATO DE EXPERIÊNCIA DE CAMPO……………………………………...p.6

3.1 A ROTINA ESCOLAR………………………………………………………..p. 6

3.2 A EQUIPE GESTORA……………………………………………………….p. 8

3.3 RELAÇÃO EDUCADOR X EDUCADOR…………………………………p. 10

3.4 A RELAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS…………………………………….p. 10

3.5 A RELAÇÃO EDUCADOR X EDUCANDO………………………………p. 10

3.6 A FAMÍLIA E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR………………………………. p.12

  1. O PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA (PAP)................................................p. 13
  2. A INVISIBILIDADE DA INFÂNCIA NO PROCESSO ESCOLAR DOS ANOS INICIAIS ………………………………………………………………………….p. 17
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS…………………………………………………….p. 22
  4. REFERÊNCIAS………………………………………………………………….p. 24   

  1. INTRODUÇÃO

O curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, localizado no município de Guarulhos iniciado em 2007,  apresenta um modelo de formação de professores inovador e diferenciado à nível nacional. Este modelo tem como objetivo a aproximação entre a Universidade e a Escola Pública e a construção de espaços de estudos e pesquisas que articulem a teoria e a prática docente da educação básica.

Nessa perspectiva, a UNIFESP promove o Programa de Residência Pedagógica (PRP), acrescentando uma nova proposta ao modelo de “estágio obrigatório”.  O PRP é realizado por um processo de imersão dos graduandos (residentes) em um determinado período de tempo, nas práticas pedagógicas das escolas públicas (escola-campo) da Educação Básica Estaduais e Municipais localizadas na cidade de Guarulhos, nas modalidades de Residência Pedagógica de Ensino Fundamental I, Residência Pedagógica de Educação Infantil, Residência Pedagógica de Jovens e Adultos e Residência Pedagógica de Gestão Educacional.

O PRP prevê a elaboração de intervenções pedagógicas sob a orientação do professor-preceptor com o apoio do professor-formador, que são desenvolvidas por meio de um Plano de Ação Pedagógica (PAP) na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e uma Ação Pedagógica (AP) na Educação de Jovens e Adultos.

O presente relatório tem como objetivo discorrer sobre o período de imersão da Residência Pedagógica de Ensino Fundamental I na EPG Elis Regina em uma turma do 2º ano.

Dessa forma, o relatório aborda a caracterização da escola-campo, o estudo baseado na observação e vivências do período de imersão apresentadas no Diário de Campo, a construção do  Plano de Ação Pedagógica e uma reflexão sobre um aspecto que se destacou: as relações autoritárias dos educadores com os educandos, ocasionando a invisibilidade da infância presente na instituição escolar.

  1. A INSTITUIÇÃO ESCOLAR

A Escola da Prefeitura de Guarulhos Elis Regina, localizada na Rua José Freitas, 173 no bairro Água Chata, região do Bairro dos Pimentas (uma área urbana e periférica) do município de Guarulhos, no Estado de São Paulo, é uma unidade escolar municipal que atende as etapas da Educação Infantil: creche (crianças de 0 a 3 anos) e a pré-escola (crianças de 4 a 5 anos), e do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), nos períodos matutino, intermediário e vespertino. A instituição escolar é bem conhecida na região por atender crianças de inclusão.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos, a escola possui 1252 crianças matriculadas total  (Quadro I).

Quadro I. Total de matrículas em maio de 2019 na EPG Elis Regina.[pic 1]

Adaptado de: SMG / DPIE / Sistema Gestão Escolar, Informações de 05/05/19 22:00:08[pic 2]

¹ - Esses valores não constam os alunos das Escolas Parceiras e MOVA.

² - QTD, já está contabilizando o Aluno incluído.
(Disponível em:
)

O perfil socioeconômico dos alunos é diversificado, na sua maioria são de famílias carentes, pais que trabalham no mercado informal e mães que são arrimo de família. Os educandos e suas famílias têm pouco contato com a cultura letrada e acesso restrito a outros tipos de manifestações culturais. Muitas crianças do entorno têm contato com situações de violência doméstica, além do tráfico de drogas no bairro (PPP, 2014, p.4-5).

Ao redor da instituição percebe-se um crescimento urbano significativo com ruas asfaltadas, centros comerciais, avenidas, hospital, shopping e universidades. No entanto, a região ainda necessita de melhoria e acesso nos aspectos: mobilidade urbana, lazer e cultura, saúde e saneamento básico, como esgoto e canalização de córregos.

O prédio escolar possui duas entradas: a entrada principal, para as crianças e alunos; e outra para o estacionamento que dá acesso à secretaria. Pela entrada principal, a escola está organizada em sala do ponto, sala dos professores, sala da gestão escolar, salas de aulas, banheiros para uso de funcionários e alunos e refeitório. Há também um pátio central que divide a escola entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I. Parte desse pátio é coberto e acomoda um espaço para leitura com estantes de livros, sofás, mesas e cadeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com