TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental RELATÓRIO FINAL

Por:   •  1/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.785 Palavras (20 Páginas)  •  5.373 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º FLEX e 7º SEMESTRE

JÂNIA OREIRA CASSIANO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 4]

Bom Jesus da Lapa-Ba

2016

                                         

                                   JÂNIA MOREIRA CASSIANO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 6º FLEX e 7º semestre.

Orientador: Orientador: profª. Cyntia Simoni, Lilian Gavioli de Jesus, Diego Fogaça, Andressa Aparecida Lopes, Patrícia Alzira Proscêncio, Suehllen Lee Ribeiro, Vilze Vidote Costa Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Talissa Elaine Nunes

Tutor de sala: Solange Balisa Costa

                                               Bom Jesus da Lapa-Ba

                                                            2016


sumário

INTRODUÇÃO                

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........                

1.1 Caracterização da Instituição        

2 ROTINA OBSERVADA          

3 REFERENCIAL TEÓRICO          

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        

REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO

O presente Relatório tem por objetivo relatar as atividades e considerações do Estágio supervisionado Curricular Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental, apresentado ao 6º semestre de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Norte do Parana-UNOPAR.

O estágio tem como objetivo complementar à formação acadêmica possibilitando o confronto entre a teoria e a pratica. Cuja finalidade é relatar os fatos ocorridos durante a prática do Estágio Curricular II, já que se trata de uma exigência curricular do mesmo.

A realização do estágio foi na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, em uma turma com crianças de nove a dez anos de idade, no mês de março e abril de 2016.

Este relatório está organizado de forma a apresentar todos os processos realizados no estágio, desde a observação, a elaboração do projeto até a prática de ensino e as concepções visualizadas.

          Os estágios tem como objetivo: fornecer a oportunidade de viver de forma prática, todos os procedimentos aprendidos no caminho percorrido na vida acadêmica; dar-nos toda a segurança para que ao concluir o estágio, estejamos preparados para seguir a função que escolhemos e que nos será confiada; promover, através do exercício do pensamento crítico, a percepção das possibilidades e limitações do campo de atividades específico e a criação de escolhas para superá-las. E, sobretudo observaram-se os métodos ativos usados pelo professor as ações exercidas com os discentes.

            O mesmo teve por objetivo entender, como os professores das séries iniciais do ensino fundamental trabalham a Educação Ambiental nas salas de aula, se os mesmos dão à devida importância ao assunto e levam esse interesse a seus alunos. De acordo com tantas evidências de que o planeta precisa de ajuda, fica clara a importância de um trabalho mais abrangente nas escolas, motivando os alunos a serem cidadãos comprometidos a preservar o meio onde vivem.

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

A Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, esta localizada no centro em agrovila 16, municipio de Carinhanha cep:46445000.  Esta instituição é mantida pela Prefeitura Municipal de Carinhanha. 

A importância desse estágio na formação do professor contribuiu para uma prática com mais conhecimentos diante de uma realidade. É fundamental sabermos como as crianças se desenvolvem, mas também é importante que estejamos capacitados.

Costa (2002) explica que educar é ir além da transmissão de informações ou de colocar à disposição do educando apenas um caminho, limitado a escolha ao seu próprio conhecimento. A educação é um processo historicamente construído, e o educador possui um papel nesse processo, devendo estimular o educando a buscar sua identidade e a atuar de forma critica e reflexiva na sociedade.

 

2 ROTINA OBSERVADA  

O cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado sob Forma de Prática de Ensino II é, sem dúvidas, um aspecto importantíssimo em nossa formação, visto que por meio deste ato é possível conhecer melhor as atribuições de nossa futura profissão. Onde pude compreender os aspectos normativos que regem a escola e analisar as metodologias de cada professor, bem como o desempenho e principais dificuldades das turmas em seu aspecto geral, Uns obedecendo as normas do PPP da escola, e outros com seu métodos de ensino tradicional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (274.8 Kb)   docx (56 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com