TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  – Anos Iniciais do Ensino Fundamental RELATÓRIO FINAL

Por:   •  24/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.711 Palavras (15 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

ISRAEL LUIS DA SILVA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

VAPARAISO

2015

ISRAEL LUIS DA SILVA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 7º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Dalila Cristina de Campos Gonçalves

VAPARAISO

2015


sumário

INTRODUÇÃO                03

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........        04        

1.1 Caracterização da Instituição        04

2 ROTINA OBSERVADA          05

3 REFERENCIAL TEÓRICO          08

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        09

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        16

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        18

REFERÊNCIAS        19


INTRODUÇÃO

É difícil encontrar uma criança que não goste de brincar com água, seja na piscina, no tanque, no rio, no mar ou até no quintal decasa. Pode ser que algumas briguem para entrar no banho, mas só até elas perceberem que brincar debaixo do chuveiro também pode ser uma delícia.Mas aí mora um grande problema: a água não é brinquedoe não pode ser desperdiçada.

O resultado desse cenário é que nem todo mundo tem acesso a água. Por conta da Bacia Amazônica e do Pantanal, o Brasil conta com grandes reservas de água doce. E o povobrasileiro acaba figurando entre os que mais gastam água e desperdiçam água no mundo.


1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

A instituição selecionada para o estagio está situada na Quadra 129 lotes 8/11, Bairro Pacaembu no município de Valparaíso de Goiás.

A escola funciona de 8h às 12h e de 13h às 17h, é mantida pela Prefeitura municipal de Valparaíso de Goiás, portanto uma escola pública municipal. Atende estudantes na faixa etária de 2 a 5 anos. A comunidade atendida são de pessoas carentes que trabalham fora do bairro e não tem com quem deixar seus filhos e encontram na escola um apoio enquanto realizam suas atividades profissionais.

A escola trabalha somente com a Educação Infantil e funciona desde 2000. Atualmente tem 180 alunos matriculados nos turnos matutino e vespertino, sendo em média 25 alunos por turma.

O corpo docente da escola é composto por 8 professores regentes, 1 professor de recurso, 5 monitores, sendo 3 monitores para o Programa Mais Educação e 2 monitores auxiliando em sala de aula, cuja sala tem aluno especial.

As relações interpessoais ocorrem de maneira satisfatória, sendo que a carga horária de cada professor é de 40h semanais, mas estes permanecem em sala de aula somente 20h semanais, sendo as outras 20h destinadas a planejamentos, sendo neste espaço discutidos os projetos, as ações tomadas pela instituição, o levantamento de pontos necessários para a melhoria da qualidade de ensino na escola, quais estratégias serão tomadas para as diversas situações decorrentes no espaço escolar.

Os demais profissionais da escola participam bimestralmente de encontros pedagógicos com a direção para tomadas de decisões, ajustes e outros assuntos, porém esses encontros podem ocorrer em um intervalo de tempo menor, isso depende da necessidade da escola.

 

2 ROTINA OBSERVADA  

O presente relatório é uma síntese das observações em turma do 4º ano. Quando o estágio teve início onde me apresentei à escola citada acima, com intuito de conhecer a realidade do contexto escolar, fui muito bem recebida pela direção da escola, a diretorademonstrou receptividade e não mediu esforços para que eu pudesse alcançar meus objetivos. Nesse dia, fiz uma breve análise da estrutura da escola e seus funcionamentos. De acordo com Moretto (2003, p. 79),

Quando o sujeito observa, ele faz comparações entre experiências; as já vividas e cuja representação construída constitui suas estruturas cognitivas (seus conhecimentos), com a experiência que ele faz no momento, isto é, a representação que ele está construindo na sua interação com o mundo das limitações.

Desse modo, a observação serve de base para conseguirmos informações, ou seja, é um momento de verificação de como ocorre na prática à rotina escolar.

Barreira & Gebran (2006, p. 99), esclarece que "no estágio de observação da sala de aula, a exemplo da escola, deve-se estar atento ainda, como observar e como registrar, para elaborar o diagnóstico que orientará as ações do estagiário na sala de aula".    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (165 Kb)   docx (41.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com