TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Pedagógico

Por:   •  26/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 4

     

RELATÓRIO PEDAGÓGICO

O aluno Henrique Santos, com 12 anos, regularmente matriculado nesta instituição de ensino no 7°02 no período matutino.

De acordo com o que foi observado do estudante Henrique Santos no primeiro trimestre do ano letivo de 2023, é possível identificar que seu desenvolvimento pedagógico houve progresso em alguns itens.

No que se refere ao comportamento do aluno, é possível identificar que ele age de modo mais aberto com a segunda professora e demonstra timidez para com os demais professores. Apesar de extremamente quieto e tranquilo, percebe tudo à sua volta e demonstra interesse pelas explicações dos professores.

Quanto ao aspecto relacional, Henrique se aborrece de forma repentina quando não quer realizar as atividades propostas, então, é lhe dado um tempo até que possamos retomar as atividades. Convive tranquilamente com seus colegas de classe e da escola. Muitas vezes, tem preferência por brincar com apenas um colega.

Na disciplina de Língua Portuguesa, é possível depreender que o estudante demonstra dificuldade de grafar a escrita e localizar onde ela ocorre no caderno e/ou nas atividades fotocopiadas, de modo que a intervenção se torna imprescindível em todos os momentos nos quais o registro escrito é exigido. Como exemplos, o aluno não se situa onde deve fazer o registro do seu nome nas atividades e/ou cabeçalho. Cabe destacar, ainda, que a escrita do nome completo não ocorre de modo autônomo sendo necessários a soletração ou recurso visual. É possível destacar que o aluno ainda não demonstra conhecimento acerca da leitura, nota-se resistência do aluno referente ao processo de apropriação da leitura, ocupando um lugar de destaque no processo ensino-aprendizagem.  Como recurso todos os textos são adaptados com imagens e realizado a leitura pela professora, o aluno conseguiu compreender o gênero textual trabalhado nesse primeiro trimestre (memórias literárias), nas funcionalidades para as quais ele serve.

Na aprendizagem da Matemática foi trabalhado sobre números naturais: operações com números naturais ao qual foram usados imagens, recorte e material concreto (material dourado); números negativos: compreendeu através dos sinais (+, -) associados com as cores verde para positivo e vermelho para negativo. Realizou a leitura e registro dos números; comparou ou ordenou as quantidades, pela contagem, para identificar igualdade ou desigualdade numérica; identificar informações apresentadas em gráficos e tabelas; resolver problemas que exija, as ações de juntar, separar, acrescentar e retirar quantidades; identificar as cédulas e moedas que compõem o nosso Sistema Monetário Brasileiro; ler hora exata. Diante do exposto, conclui-se que o trabalho desenvolvido ao longo do trimestre foi sistemático no sentido de garantir a aprendizagem do aluno.

Sobre as disciplinas: Geografia foi trabalhado sobre o Território brasileiro, a População brasileira e Bandeirismo. Em História com os conteúdos: Povos pré-colombianos: Astecas, Maias e Incas e sobre Povos e culturas africanas. Na disciplina de Ciências: Classificação dos seres vivos; Biodiversidade; Extinção e sobre as Células. Nestas o educando compreendeu melhor os conteúdos através de imagens, recorte e colagem, construção de mapa mental, caça palavras, cruzadinhas, atividades no tablet e cartaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com