TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Pedagógico

Por:   •  2/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.800 Palavras (8 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Universidade de Uberaba - UNIUBE

CURSO DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

GUANHAES - MG

 2019

VANESSA ROSÁRIA DOS SANTOS BARBOSA

1121760

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Relatório elaborado como requisito parcial para aprovação na disciplina ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISONADO do curso de PEDAGOGIA da Universidade de Uberaba - UNIUBE.

Professora-tutora on-line: ANA MARIA SILVA

GUANHÃES-MG

2019

Sumário

  • Introdução
  • Desenvolvimento

A Escola e sua História---------------------------------------------------------------------- 05

A Prática do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da escola ---------------- 05

Identificação do espaço de atuação do gestor ---------------------------------------- 07

Os espaços das salas de aula------------------------------------------------------------- 07

Planejando e exercendo a docência na Educação Infantil ---------------------- 08

Pensando a avaliação e/ou avaliando o exercício da docência ------------------ 09

  • Considerações finais-------------------------------------------------------------- 09
  • Referências -------------------------------------------------------------------------- 10 

INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado na Educação Infantil e Gestão foram realizados por mim na Escola Municipal de Educação Infantil Heliópolis (EMEI HELIÓPOLIS), queestá localizada a Rua dos Beneditinos, N° 220 - Bairro: Heliópolis na cidade de Belo Horizonte / MG - CEP: 31.730-758 e tem por objetivo desenvolver no acadêmico de Pedagogia as habilidades necessárias ao exercício da docência, nessa faixa etária, de Educação Infantil, tendo em vista que é a oportunidade de se inserir na realidade escolar, realizando uma observação participativa com procedimentos adequados, vivenciando uma prática docente, ao mesmo tempo em que através da teoria recebida, remete à reflexão, discussão e pesquisa, tornando-nos responsáveis pelo processo de ensinar a aprender, aprender a aprender e aprender a ensinar.

O Estágio Supervisionado na Educação Infantil e Gestão, realizado por mim na Escola Municipal de Educação Infantil Heliópolis (EMEI HELIÓPOLIS), que está localizada a Rua dos Beneditinos, N° 220 - Bairro: Heliópolis na cidade de Belo Horizonte / MG - CEP: 31.730-758, tendo a Carga Horária de 280 horas sendo divididos em: Orientações Gerais, A escola e a sua história, Os fundamentos e a prática do Projeto Político Pedagógico na Escola, Investigação e Análise das diversas modalidades de gestão, Identificação do espaço de atuação do gestor, O espaço de sala de aula, Planejando o Exercício da Docência, Pensando o Exercício da Docência e Elaboração de Relatórios sendo importante para nosso conhecimento profissional devido o estágio ser uma atividade educativa para que o estudante coloque em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, de maneira que possa vivenciar no dia a dia as competências teóricas. O estágio curricular (supervisionado) tem a função de fornecer ao estagiário um aprendizado social, visando preparar o estudante para o mercado de trabalho.

DESUNVOLVIMENTO

A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA HISTÓRIA

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI HELIÓPOLIS) foi fundada em setembro de 2007 que recebeu essa denominação por estar localizada no bairro que recebe o mesmo nome, na região norte da cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais e tem como principal acesso a Avenida Cristiano Machado.

Sendo a pedagogia considerada a tradicional e tendo como principais projetos a Socialização, o Programa Saúde na Escola e o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A estrutura física da escola conta com nove salas de aula, uma sala de direção, uma sala de coordenação, uma sala de secretaria, uma Cantina, uma biblioteca conjugada com Ciranda e cinco banheiros sendo todos adaptados.

A instituição atende média de 250 alunos, sendo atendidos por 34 professores que contam a ajuda de oito Auxiliares de Apoio ao Educando.

OS FUNDAMENTOSE A PRÁTICA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA

No desenvolvimento da dinâmica de atividades algumas são permanentes: lanche, almoço, jantar, parque, higienização das mãos antes das refeições, escovação, biblioteca, calendário, registro da rotina diária, espaço da Ciranda, agenda, sono e banho (integral. Outras são variáveis e estão relacionadas às linguagens e aos eixos norteadores, desenvolvidas por turma, por idade por dia da semana, considerando o contexto próprio de cada grupo. Os professores entendem os recursos materiais como ferramentas importantes necessárias para a criança, pois um contato com os objetos se constrói conhecimentos, os quais auxiliam a fazer educativos e devem estar disponíveis são acessíveis as crianças. Nessa fase os brinquedos servem como suporte que promove o desenvolvimento da Criança e por meio dessas experiências expressa o que pensam e sentem construindo a sua visão de mundo. Os projetos de trabalho devem vir da demanda da turma, mas também contemplar a dimensão institucional. A interação entre turmas de idades próximas pode ser estabelecida por meio das várias linguagens, como forma de adquirir saberes. Dessa forma, os professores buscam acompanhar a evolução dos temas atuais adequando-os a rotina da Instituição. Entre os projetos e ações de atendimento que a EMEI desenvolve alguns são propostos pela SMED/GERED, como o Programa Saúde na escola e Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A Avaliação é considerada como um processo contínuo e processual de reflexão permanente e mediadora do fazer pedagógico. Sobre os instrumentos utilizados no processo avaliativo a coordenação e os professores devem discutir e registrar as evoluções dos anúncios para informação das famílias através de relatórios, também acompanhamento dos ritmos e dificuldades apresentadas pelas crianças em sua formação.O grupo acredita que o desenvolvimento de diferentes formas de avaliação auxilia no processo de documentação como  portfólios, atividades diagnósticas, arquivos biográficos, diário de bordo, Diário de aula, relatório descritivo, entrevistas,  debates ou conversas, auto avaliação coleta de amostras de trabalho, fotografias e gravações em vídeo e som,  depoimentos de pais.Alguns aspectos servem de parâmetro para acompanhar o desenvolvimento das crianças tais como a socialização, a iniciativa, a oralidade, a adaptação,  a interação e autonomia. Para avaliar é necessário planejar, executar, observar, refletir, registrar e mediar, esses são os requisitos mais importantes no processo de avaliação. Entre os instrumentos utilizados para acompanhamento e avaliação, a escola prepara relatório semestral do aluno, no qual o professor relata desempenho da Criança em relação ao desenvolvimento e aprendizagem. Estando em consonância com caderno de avaliação na educação infantil que cita alguns instrumentos, tais como: portfólio, pastas de observação, relatórios individuais, dossiês, livro da turma, livro da vida, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (210.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com