TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Psicopedagógico

Por:   •  27/4/2025  •  Relatório de pesquisa  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  9 Visualizações

Página 1 de 4

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais -[pic 1]

APAE de Toritama-PE[pic 2]

Fundada em 16/03/2017

[pic 3]

Relatório psicopedagógico

Dados pessoais:

Nome: Carlos Eduardo Cecílio da Silva.

Data de nascimento: 01/10/2018

Filiação:

Pai: Valdir Cecílio da Silva

Mãe: Maria Joseane da Silva

Escolaridade: 1° ano fundamental

Motivo da avaliação

      Solicitação a fim de fornecer informações relevantes para auxiliar na avaliação psicológica.

      O aprendente supracitado, é uma pessoa com condição neuro divergente, do transtorno do espectro autista, (TEA).

Período de atendimento e número de seções.

      Até a presente data, foram realizados trinta e dois atendimentos, semanais, com a durabilidade de 30 minutos para cada sessão.

Recursos trabalhados:

     Foram utilizados os seguintes recursos: anamnese, caixa lúdica, testes psicomotores, provas operatórias, testes de atenção e concentração, testes de memória, avaliação grafo-perceptiva, prova de ritmo, provas pedagógicas e testes psicopedagógicos.

Análise dos resultados:

Área afetiva/Emocional.

      Do ponto de vista afetivo/emocional, o aprendente demonstra vínculo positivo familiar e escolar. Demonstra interesses restritos, com foco voltado principalmente para letras e números, caracterizando a hiperlexia. No que se refere as trocas sociais como: brincadeira e diálogo, se dão apenas à partir dos próprios interesses. Fala rebuscada, “robotizada”. Em alguns momentos apresenta ecolalia. Dificuldade para mudar de atividade, na maioria das vezes faz as próprias escolhas, apresentando alta rigidez comportamental e dificuldade para lidar com frustação. Necessita de estímulos diretivos que indiquem o que fazer e como fazer. Sempre demonstrou organização com os materiais didáticos e brinquedos. Tem evoluído na aceitação das regras e comandos.

Área Psicomotora

         Do ponto de vista funcional movimenta-se bem, tem boa coordenação motora fina, encaixe de formas, consegue pintar, fazer colagem, e recortar, porém, a precisão manual motora para a execução desse tipo de atividade se encontra em desenvolvimento. Não apresenta o movimento de pinça madura. Quanto a motricidade grossa, apresenta controle corporal, postural. Reproduz estrutura rítmica simples, de forma adequada, não tem dificuldade de lateralidade, não identifica direita e esquerda. Apresenta prevalência de dominância lateral direita. Quanto a organização espacial; foi observado que tem a consciênçia da relação do corpo com o ambiente e espaço que se encontra  inserido.

    Área Cognitiva/Pedagógica

         As provas piagetianas permitem, através de um conjunto de provas cognitivas, avaliar o nível de desenvolvimento cognitivo, de pensamento alcançado e nível de estrutura que opera.  Nesta área, Eduardo encontra-se em nível pré-operatório.

    Em relação a atenção e concentração, o aprendente, consegue manter a atenção por tempo determinado, principalmente no que se refere ao seu foco.  A rigidez de pensamento, traz prejuizos a adaptação a novos estimulos e diferentes situações, dificultando a compreensão de perspectivas e alternativas. Assimila e acomoda novas informações, apresentando boa memória de trabalho e de longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (415.6 Kb)   docx (254.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com