Relatório Psicopedagógico
Por: EMANUELA1985 • 27/4/2025 • Relatório de pesquisa • 802 Palavras (4 Páginas) • 9 Visualizações
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais -[pic 1]
APAE de Toritama-PE[pic 2]
Fundada em 16/03/2017
[pic 3]
Relatório psicopedagógico
Dados pessoais:
Nome: Carlos Eduardo Cecílio da Silva.
Data de nascimento: 01/10/2018
Filiação:
Pai: Valdir Cecílio da Silva
Mãe: Maria Joseane da Silva
Escolaridade: 1° ano fundamental
Motivo da avaliação
Solicitação a fim de fornecer informações relevantes para auxiliar na avaliação psicológica.
O aprendente supracitado, é uma pessoa com condição neuro divergente, do transtorno do espectro autista, (TEA).
Período de atendimento e número de seções.
Até a presente data, foram realizados trinta e dois atendimentos, semanais, com a durabilidade de 30 minutos para cada sessão.
Recursos trabalhados:
Foram utilizados os seguintes recursos: anamnese, caixa lúdica, testes psicomotores, provas operatórias, testes de atenção e concentração, testes de memória, avaliação grafo-perceptiva, prova de ritmo, provas pedagógicas e testes psicopedagógicos.
Análise dos resultados:
Área afetiva/Emocional.
Do ponto de vista afetivo/emocional, o aprendente demonstra vínculo positivo familiar e escolar. Demonstra interesses restritos, com foco voltado principalmente para letras e números, caracterizando a hiperlexia. No que se refere as trocas sociais como: brincadeira e diálogo, se dão apenas à partir dos próprios interesses. Fala rebuscada, “robotizada”. Em alguns momentos apresenta ecolalia. Dificuldade para mudar de atividade, na maioria das vezes faz as próprias escolhas, apresentando alta rigidez comportamental e dificuldade para lidar com frustação. Necessita de estímulos diretivos que indiquem o que fazer e como fazer. Sempre demonstrou organização com os materiais didáticos e brinquedos. Tem evoluído na aceitação das regras e comandos.
Área Psicomotora
Do ponto de vista funcional movimenta-se bem, tem boa coordenação motora fina, encaixe de formas, consegue pintar, fazer colagem, e recortar, porém, a precisão manual motora para a execução desse tipo de atividade se encontra em desenvolvimento. Não apresenta o movimento de pinça madura. Quanto a motricidade grossa, apresenta controle corporal, postural. Reproduz estrutura rítmica simples, de forma adequada, não tem dificuldade de lateralidade, não identifica direita e esquerda. Apresenta prevalência de dominância lateral direita. Quanto a organização espacial; foi observado que tem a consciênçia da relação do corpo com o ambiente e espaço que se encontra inserido.
Área Cognitiva/Pedagógica
As provas piagetianas permitem, através de um conjunto de provas cognitivas, avaliar o nível de desenvolvimento cognitivo, de pensamento alcançado e nível de estrutura que opera. Nesta área, Eduardo encontra-se em nível pré-operatório.
Em relação a atenção e concentração, o aprendente, consegue manter a atenção por tempo determinado, principalmente no que se refere ao seu foco. A rigidez de pensamento, traz prejuizos a adaptação a novos estimulos e diferentes situações, dificultando a compreensão de perspectivas e alternativas. Assimila e acomoda novas informações, apresentando boa memória de trabalho e de longo prazo.
...