TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório da E J A

Por:   •  20/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.235 Palavras (13 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

LICENCIATURA EM PEDAOGIA

Gislaine Sanches Delfino R.      RU 1033594

PORTIFÓLIO UTA EDUCAÇÃO E TRABALHO

CURITIBA 2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Gislaine Sanches Delfino R.

PORTFÓLIO DA UTA EDUCAÇÃO E TRABALHO

Trabalho apresentado como requisito parcial para conclusão das disciplinas. Estágio e Educação de Jovens e Adultos

 

CURITIBA 2015

INTRODUÇÃO

        Neste relatório de estágio de observação tem como principal objetivo reconhecer um ambiente educativo em suas múltiplas faces, bem como a importância da educação e dos saberes docentes necessárias para a prática pedagógica e para a construção da identidade profissional do educador.

        Busquei através deste trabalho analisar a realidade de uma sala de aula da Educação De Jovens e Adultos (EJA), identificando suas principais atividades,e suas característica, possibilidades e todas as questões especifico da escola. Conscientes de que fazemos parte deste processo como agentes transformadores.

        Assim este relatório tem a finalidade de apresentar todas as observações feitas na Alfabetização de Jovens e Adultos em todas as disciplina observadas e, vivenciadas no período de estágio, na Escola CEI Romário Martins.

DESENVOLVIMENTO

        A Escola Centro Municipal Integral Romário Martins- Ensino Fundamental ,localizado na Rua David Bodizak,N100, na Vila Leonice ,bairro Cachoeira , telefone (41 35852666).

        A principio, a escola era composta por sete salas ,uma secretaria e direção ,uma sala de supervisão ,uma de orientação escolar,um almoxarifado, uma cantina ,um patio coberto e cinco banheiros. Iniciou o trabalho com pré escola , primeira e segunda série ,sendo que sua clientela compreendida então na faixa etária dos sete aos dez anos.

         A aprendizagem dos alunos era lenta no 1bimestre , depois já ia melhorando e no final do ano apresentava bons resultados .

         A avaliação era realizada através da observação diária e das tarefas de casa , dos exercícios mimeografias , de teste unificados e da escola conselhos de classes,auto-avaliação e reavaliação após recuperação. Fazia-se  registro em  fixas padrão ,avaliando cognitivo ,afetivo e psicomotor. A freqüência deveria atingir no minimo 50%durante o ano.

        Perfil da escola na época que inaugurou a maioria era os moradores da redondeza da escola que vieram do interior ,nessa época não havia ruas asfaltadas ,nem calçadas no bairro .A escolaridade dessa população era o antigo primário  completo.

        As atividades desenvolvidas pelos pais dos alunos eram do setor econômico secundário ,isto é pedreiros ,carpinteiros ,entre outros.

        As mãe se dedicavam-se ao trabalho doméstico ,não exercendo atividades fora do lar.

        Nas famílias , a media de filhos era de quatro a oito filhos (família grande ).Não possuíam hábitos da leitura ,salvo a Bíblia, já que as religiões predominante eram a católica e a evangélica. Geralmente a situação conjugal dos pais era legalmente casados .

        O tipo de habitação  mais comum era as meia agua ,sendo casa própria  com agua e luz. Não havia rede de esgoto ,somente fossa negra.

        Perfil  atualmente a comunidade escolar :Em 1991 iniciou-se a construção do Complexo II, vindo a findar-se em 04 de setembro de 1992. A inauguração oficial foi no dia 15 de setembro de 1992, tendo como coordenadora pedagógica a professora Tânia Berti e a diretora Arlete Kubi. Atualmente o C.E.I. Romário Martins  possui uma grande rotatividade de alunos ,pois as famílias migram  com freqüências para outros bairros.

        A nossa comunidade compõe- se de áreas de ocupação ,sendo este um dos motivos da rotatividade,nossa clientela é muito carente ,sua maioria residem em ocupações.

        Espaço físico : Apesar de ser denominada de centro de Educação Integral , a escola funciona com turmas integrais e turmas regulares .

        Atualmente a escola conta com 14 turmas integrais ;8 turmas ;2turmas de classe especial ,1uma classe de EJA,atendemos o total 1040 alunos .

        Quanto aos recursos materiais e equipamentos, existem  televisões, aparelhos de DVD, computadores, Impressora, armários nos quais se armazenam os materiais didáticos, paradidáticos, de limpeza e higiene.

        Em relação aos recursos humanos que compõem a instituição, uma diretora, uma coordenadora, 80 professoras, uma cozinheira e auxiliar, dois auxiliares de limpeza, E um guarda municipal no período em que estive estagiando.

        A sala de aula na qual realizei o estágio possui 02 grandes janelas, 01 porta de acesso, quatro lâmpadas fluorescentes, dois armários, uma estante com livros infantis, quadro branco, uma mesa do professor, 30 cadeiras e dois ventiladores de teto. A decoração das paredes é feita com desenhos, letras, números, cartazes. Essa decoração é feita pela professora em conjunto com as crianças no turno matutino e vespertino.

        A turma de Educação de Jovens e Adultos, possui treze  alunos matriculados, mas apenas onze freqüentam regularmente a escola, em alguns dias não comparecem todos os educandos .A faixa etária é de 18 a 75 anos de idade. A maioria dos alunos reside na     área perto da escola ou nas redondeza e vem a pé. A regente da sala entrou no mesmo período, pois a professora regente é muito atenciosa com os alunos .

        As crianças que freqüentam o período integral recebem dois lanches e almoço ,servidos por uma empresas terceirizada .

        A vice diretora é responsável pelo período noturno atendendo o EJA e cursos de Educação Permanente ,ofertando curso de capoeira .O corpo docente todas as professoras tem pós graduação .

        A educação de jovem e adultos (EJA) é organizado por períodos.

         1 e 2 período destina-se aos jovens com idade acima de 15 anos e adultos que não tiveram acesso a escolarização ou possibilidade de continua-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (134.5 Kb)   docx (756.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com