TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Alfabetização

Por:   •  13/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.367 Palavras (10 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO

Curso de Pedagogia

Alessandra Rodrigues da Silva

Relatório de Estágio Língua Portuguesa -

Alfabetização

São Paulo

2010

Alessandra Rodrigues da Silva

Relatório de Estágio Língua Portuguesa – Alfabetização

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo, orientado pela Profª Sonia Maria Soares Rodrigues, realizado na EMEF Gal. Alcides Gonçalves Etchegoyen na Cidade de São Paulo-SP, no período de Março á Maio de 2010

São Paulo

2010


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.................................................................................04
  2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA..................................................05
  3. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

 DE ENSINO....................................................................................06

  1. OBSERVAÇÃO DAS ATIVIDADES

DESENVOLVIDAS EM SALA..........................................................07

  1. CONCLUSÃO..................................................................................11
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................12


  1. INTRODUÇÃO

Este relatório descreve às vinte horas de observação em sala de aula, da disciplina de Língua Portuguesa/Alfabetização, exigido pela matéria de Língua Portuguesa Conteúdos e Didática II, realizadas em uma EMEF na cidade de São Paulo no primeiro semestre de 2010.

O objetivo do estágio é contribuir na formação acadêmica, uma vez que possibilita a observação e analise in lócus da realidade profissional que escolhemos. É sempre com essa perspectiva que procuro realizar meus estágios, buscando identificar o que discutimos na faculdade, presentes no dia-a-dia das instituições educacionais, e muitas vezes conseguimos perceber nas práticas aquilo que só tínhamos na teoria.

Busquei uma escola conhecida, onde estudei nos primeiros anos do ensino fundamental, dessa forma fui muito bem recebida, tanto pela gestão da escola, que ainda é a mesma da época em que lá estudei, como pela professora que foi extremamente receptiva e receptora. Encontrar um professor receptor significa que teremos mais chance de aprender sobre a profissão, que seremos bem vindos naquele ambiente. Ser receptivo significa que esse professor, estará aberto ao nosso auxilio, ele escutará nossas impressões e duvidas, compreenderá nossa empolgação de iniciantes e saberá conduzir e canalizar toda essa energia, para que seja proveitosa aos alunos nos momentos que estamos ali.

Estagiar é sempre uma boa oportunidade para colocar em xeque tudo que escutamos em sala de aula, ver as possibilidades de realizarmos os trabalhos e projetos que elaboramos isso claro, quando se tem a possibilidade para tal. Para minha sorte, pude aplicar algumas coisas em sala, isso porque a professora me deu um espaço e conversava comigo de forma linear, buscando troca de idéias. Foi uma experiência muito significativa.


2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A EMEF General Alcides Gonçalves Etchegoyen localiza-se na zona oeste da cidade de São Paulo.  A EMEF situa-se na área da Administração Regional do Butantã, AR-BT; á Rua Adherbal Stresser, 686 - JD. Arpoador. Estabelecida em um amplo prédio possui 24 salas de aula, uma biblioteca com bom acervo mesmo não sendo de grande porte, possui sala de informática, porém, sofre ausência de professor especializado na área. Segue imagens da entrada da escola, e da biblioteca:

[pic 1]  [pic 2]

Na área externa há duas quadras, nenhuma coberta, recentemente, a prefeitura construiu balanços, gangorras e um escorregador, todos feitos de madeira. Ainda contam com farto material pedagógico disponível, para trabalho mais elaborado junto aos alunos, como; TV, aparelhos de som, vídeo, filmadora, datashow, videokê, videoteca, materiais gráficos, material dourado, domino de matemática, escalas de cuisinére, jogos de carimbo, jogos pedagógicos, pranchas de Ciências, mapas de História e Geografia, torso, microscópio e retroprojetor.


3. Caracterização da Instituição de Ensino

A área de atendimento da EMEF General Alcides Gonçalves Etchegoyen beneficia entre outros os seguintes bairros:

∙ Jardim Arpoador                                ∙ Jardim João XXIII

∙ Parque Ypê                                ∙ Educandário

∙ Jardim São Jorge                                ∙Jardim Cambara

Clientela que em sua maioria é procedente de classe média baixa e classe baixa, residente nas proximidades da escola, carentes de recursos culturais, tecnológicos, entre outros.

A maioria dos pais trabalha em período integral, o que transfere para os alunos a responsabilidade dos trabalhos domésticos e de cuidar dos irmãos mais novos, um dos motivos pelo qual, há pouca participação dos pais na vida escolar e ausência dos alunos nas aulas.

A relação entre escola e comunidade é amistosa, embora não haja muita participação no dia a dia da Unidade Escolar.

A escola recebe alunos de 06 a 16 anos, no curso regular, nos períodos da manhã e tarde, e oferece Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período noturno.

Estagiei em uma sala de 1° ano, com alunos de seis/sete anos.  A sala apresenta alunos com ótimo desempenho, outros com muitas dificuldades e com os “famosos” casos de comportamento.

A escola é muito bem equipa, não sofre falta de matérias e a diretora é sempre disposta para providenciar materiais pedagógicos, que sejam solicitados e úteis a algum trabalho diferenciado.


4.OBSERVAÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM SALA

No primeiro dia de estágio a professora regente iniciou a aula me apresentando aos alunos como; “ela é estudante de professora, ou seja, está na faculdade fazendo curso de pedagogia, para ser professora, assim como eu”. Trata-se de uma mulher madura, bem humorada, mas também bastante firme com os alunos, não gosta quando está dando aula e algum aluno esteja falando junto com ela. Como de costume escreveu a rotina, que prefere chamar de AGENDA na lousa e os alunos copiaram;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (239.8 Kb)   docx (77.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com