TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Ensino Fundamental - Cruzeiro do Sul EAD

Por:   •  15/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.419 Palavras (6 Páginas)  •  4.427 Visualizações

Página 1 de 6

Curso: Pedagogia para licenciados – EAD Instituição: Campus Virtual Cruzeiro do Sul

Curso: Relatório de Estágio Supervisionado Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental Nome: Gláucia Barateli Gomes de Léo

RGM: 19113790

1º Semestre/2018

  1. - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Nome da Escola: Colégio dos Santos Anjos Endereço: Avenida Iraí, 1330 – Planalto Paulista Cep: 04082-003 São Paulo – SP

Dependência administrativa: Privada Diretoria/Secretaria de ensino: Região Centro Oeste

Anos e níveis escolares observados: 1º ano ao 8º ano do Ensino Fundamental

  1. - ESTRUTURA DA ESCOLA:

A estrutura física da escola é ampla e bem dividida, são vários ambientes para o auxílio da prática docente. As salas de aula são amplas, arejadas, conservadas e limpas. Os bebedouros adaptados tanto para crianças quanto para adultos.

A escola possui dois prédios, sendo realizada a divisão por segmentos. Um prédio somente para a Educação Infantil, e o outro para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Salas para atendimentos diversos, capela, laboratório de informática, sala multimídia, cantina, auditório, biblioteca, laboratório de ciências, sala de artes, sala de música, sala de dança, sala de judô, sala do conto, três quadras poliesportivas, piscina, vestiários, sala dos professores, refeitório, parque infantil coberto, parque infantil descoberto, jardim, horta, depósito de materiais, sala dos materiais de educação física e banheiros.

O prédio do Ensino Fundamental e Médio é totalmente adequado para crianças e adolescentes, possui escadas, elevador, tem janelas amplas com vidros, trazendo iluminação natural, não precisando utilizar a luz elétrica durante o dia, possui 3 andares. A Sala de Informática fica no térreo, sendo muito utilizada por alunos e professores, possui 30 computadores com fones de ouvido. O pátio é coberto e pequeno, sendo utilizada a quadra e as arquibancadas na hora do recreio. Na Sala Multimídia temos uma lousa eletrônica, que também faz parte do processo pedagógico. A sala do conto é um espaço com almofadas, bem decorado, onde os alunos e professores podem utilizar os fantoches e pelúcias para criar histórias e apresentá-las, e também realizar a leitura de livros paradidáticos. A sala de jogos é grande e tem jogos e brinquedos para serem trabalhados em várias disciplinas. O refeitório é amplo, com mesas grandes e bancos. O

auditório fica no 3º andar deste prédio, é amplo, as cadeiras são de madeira, tem um palco com cortinas, banheiros masculino e feminino e sua capacidade é para 400 pessoas.

Sua estrutura física é boa, e contribui para a aprendizagem e o lazer das crianças e adolescentes.

  1. - INTRODUÇÃO

Foi realizado o estágio de 100 horas, sendo elas divididas em: 50 horas de observação (no 4º e 5º ano), e 50 horas de docência na disciplina de Ensino Religioso (1º ano ao 8º ano).

Ensino Fundamental, por ser um colégio confessional católico, a escola mantém a linha pedagógica Humanista.

Os professores realizam o semanário, descrevendo as atividades realizadas na semana, e a cada aula, com isso podemos perceber a preocupação das professoras com a realização das atividades, sendo adequadas para cada momento. Não só o ensinar, mas o cuidar também se faz presente nas aulas.

Por ser um colégio confessional, de ordem católica, podemos perceber o trabalho realizado com os alunos sobre valores de vida e da família.

Na realização do estágio, pude perceber a organização dos professores e da parte da coordenação e direção. E o mais interessante, no meu caso como docente, que o trabalho realizado pelas pedagogas no Ensino Fundamental, por serem polivalentes é totalmente diferente do trabalho realizado pelos professores especialistas, sendo impressionante aos meus olhos.

  1. - REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

PERFIL DOS PROFESSORES:

Nome: Stael Verla

Graduada em Pedagogia há 34 anos, pós-graduada em Língua Portuguesa e Ludopedagogia, atua como professora do 4º e 5º ano nessa escola desde 2013.

Realizei 50 horas de estágio de observação.

Nome: Gláucia Barateli

Graduada e licenciatura plena em Educação Física há 10 anos, pós-graduada em Ciências da Religião, atua como professora de Ensino Religioso nessa escola desde 2014.

Realizei 50 horas de estágio de docência. PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES

FOCO 1: Prevenção e Meio Ambiente

A prevenção e meio ambiente na escola é realizada através de coletas de óleo, pilhas e papelões. A escola possui uma área reservada para a elaboração do projeto “Educação Ambiental na área!” onde os alunos trazem de suas casas os materiais para a elaboração das atividades.

Com o óleo os alunos aprendem a confeccionar o sabão caseiro e com isto eles se conscientizam de que tudo pode ser reaproveitado ao invés de ser jogado na natureza. O projeto “Educação Ambiental na área” tem como objetivo orientar os alunos da importância da reciclagem domestica e do reaproveitamento dos materiais, evitando a degradação do meio ambiente.

A prevenção e meio ambiente é fundamental para uma conscientização do mundo que vivemos. É um desafio trabalhar com os alunos de ensino fundamental I tendo em vista que os alunos são bastante curiosos e no mundo conturbado na qual vivemos hoje por conta do homem que vem utilizando recursos naturais de forma inadequada se faz necessário uma conscientização ambiental de tal conhecimento da sociedade a unidade escolar tem se preocupado bastante com a saúde publica.

Portanto a escola e os professores realizam no seu planejamento escolar a conscientização e as condições adequadas e a capacitação dos educadores, gerando conceitos e valores na natureza e contribuindo na prevenção do meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com