TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Ensino Médio

Por:   •  8/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  7.091 Palavras (29 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 29

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ANY MORAES ROSA RU: 2791977, UTA C / 2019

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ENSINO MÉDIO

GUARATINGUETÁ

2020

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER [pic 1]

ANY MORAES ROSA, RU: 2791977, UTA C / 2019

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório de Estágio Supervisionado em Ensino Médio apresentado ao curso de Formação Pedagógica em Matemática do Centro Universitário Internacional UNINTER.  

GUARATINGUETÁ

2020

SUMÁRIO[pic 2]

1. INTRODUÇÃO        3

2. DESENVOLVIMENTO        5

3. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA        10

4. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO        11

5. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO        12

REFERÊNCIAS        14

APÊNDICE        18


1. INTRODUÇÃO

A formação de professores é um assunto constantemente discutido em ambientes educacionais, visto que o processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente é uma variável muito importante no processo ensino aprendizagem, gerando não apenas conhecimentos acadêmicos aos alunos, mas também econômicos, éticos, sociais etc. Essa formação profissional é gerada com a finalidade de oferecer aos discentes, maior qualidade na estrutura educacional integrando teorias, práticas e tecnologia.

Nesse contexto se faz necessário a experiência do estágio para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais habilitados e bem preparados. O profissional, durante sua formação acadêmica se depara com o conhecimento teórico, porém muitas vezes, é difícil relacionar teoria e prática se o estudante não vivenciar momentos reais em que será preciso analisar (BARREIRO, 2006)

 Segundo Bunchball et al. (2012) o Estágio é uma experiência em que o aluno mostra sua criatividade, independência e caráter. Essa etapa lhe proporciona uma oportunidade para perceber se a sua escolha profissional corresponde com sua aptidão técnica e, de acordo com Borssoi (2008), o estágio é uma ferramenta fundamental na construção do professor:

No sentido de compreender o estágio como via fundamental na formação do professor, é essencial considerar que o mesmo possibilita a relação teoria-prática, conhecimentos do campo de trabalho, conhecimentos pedagógicos, administrativos, como também conhecimentos da organização do ambiente escolar, entre outros fatores (BORSSOI, 2008)

        O estágio é uma etapa que deverá ser cumprida e elaborada pelo discente durante o período de graduação. É uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Além de ser um importante instrumento de integração entre universidade, escola e comunidade (ARAGÃO, 2004). Trata-se do primeiro contato que o futuro professor terá com seu futuro campo de atuação. Por meio da observação, da participação e da regência, o licenciando poderá construir futuras ações pedagógicas (ALBURQUEQUE, 2015).

O Estágio baseia-se em um treinamento que possibilita aos estudantes vivenciarem o que aprenderam durante a graduação (ANASTASIOU, 2006). Apresenta uma etapa relevante, pois o estágio supervisionado no ensino médio, permite ao discente uma maneira de complementação em sua carreira acadêmica, buscando uma formação mais concreta, assim exercerá sua função com maestria e seriedade (BORSSOI, 2008).

        Desta perspectiva, as atividades de estágio supervisionado desta etapa visam a análise reflexiva do contexto escolar, por meio de observação, investigação, planejamento e aplicação de sequências didáticas para os anos do Ensino Médio.

        A realização do estágio supervisionado no ensino médio de que trata esse documento teve o objetivo de:

  • Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relativas à profissão docente, considerando o contato direto com o campo de estágio e a formação teórica proporcionada pelo curso.
  • Reunião e análise de dados e informações sobre a instituição concedente, inclusive sobre o contexto político e socioeconômico em que está inserida, a fim de se obter uma visão do conjunto das necessidades e problemas do campo de estágio e possibilidades de intervenção.

O estágio supervisionado foi importante na minha formação, pois foram momentos nos quais sendo estudante tive a oportunidade de participar de aulas e projetos formativos na escola com objetivo de incentivar os estudantes estagiários a conhecerem os espaços educativos e a entrar em contato com os grupos de alunos observando a realidade diária da escola e a diversidade sociocultural da população e da instituição. Foi importante também para fazer a relação entre teoria e prática, o que permitiu a efetivação da aprendizagem do processo pedagógico.

As principais ações desenvolvidas durante a realização do estágio supervisionado no ensino médio foram:

  • Leitura e reflexão dos métodos e recursos de aprendizagem para o ensino de Matemática.
  • Desenvolvimento de projeto de apoio ao docente na aplicação de jogos para o fortalecimento da análise e construção de estratégias.
  • Apoio acadêmico aos grupos de alunos durante aulas de apoio.
  • Elaboração, análise e discussão de relatórios e diagnósticos realizados no estágio.

2. DESENVOLVIMENTO

Durante o estágio acadêmico foi possível realizar:

  • A vivência com os alunos do ensino médio durante o auxílio aos professores em aplicação de conteúdos estimulando o interesse permanente pela disciplina e dando sentido aos temas apresentados trazendo-os para o contexto dos alunos, de forma que eles identificassem o uso da matemática no seu dia a dia e assim fortalecer o interesse. Assim, o professor foi capaz de dar significado às aulas, fazendo com que os alunos se sentissem incluídos.
  • Observação da forma como os professores se esforçavam para buscar novas técnicas de ensino, novos caminhos de aprendizagem com o objetivo de servirem como uma mola propulsora para que os educandos se sentissem estimulados e motivados a persistirem em suas metas de vida
  •  Entender o universo diferenciado de cada indivíduo, lembrando que cada jovem ou adulto ali presente, possui trajetórias de vidas diferentes e já adquiriram experiências de acordo com o ambiente em que estão inseridos. Nesse processo, pude perceber o papel fundamental do professor de minimizar os anseios e dificuldades pessoais formatando um ensino mais personalizado dentro da sala de aula, partindo da premissa de que cada ser humano é único e tem o seu próprio projeto de vida. Ao focar nas necessidades individuais, a escola oferece aos estudantes a oportunidade de desenvolver seus interesses, buscar autoconhecimento e alcançar metas pessoais.
  • Desenvolver o olhar de professor neste espaço, tão diverso, procurando ser o mais sensível, pois como profissional vou me deparar com realidades que não são as minhas, para adentrar este mundo, proporcionando um ensino e aprendizagem que seja de fato significativo.
  • Durante a observação e junto ao professor foi possível identificar a proposta pedagógica da escola que está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 e tem como objetivo principal garantir a autonomia das instituições de ensino no que se refere à gestão de suas questões pedagógicas. Na prática, trata-se de um documento que define a linha orientadora de todas as ações da escola, desde sua estrutura curricular até suas práticas de gestão. A proposta pedagógica geralmente está baseada em uma linha educacional proposta e descrita em determinada teoria pedagógica, como o Construtivismo, por exemplo, que tem ganhado muita força ultimamente. Porém, independentemente da linha teórica que determinada escola deseja seguir, é necessário esclarecer que cada uma delas possui seus próprios valores, dificuldades, vantagens e desvantagens, que podem ser adaptados a diferentes realidades escolares. A proposta pedagógica da escola é o documento que determina a sua identidade e define como ela irá se relacionar com todos os envolvidos na comunidade escolar. Uma instituição de ensino que possui uma proposta pedagógica bem elaborada e eficiente poderá observar impactos muito significativos na captação e retenção de alunos, na qualidade do ensino por ela promovido e nos níveis de satisfação e contentamento do corpo docente, dos alunos e da sociedade que a rodeia.
  • Observação e reconhecimento da organização curricular dos conteúdos de Matemática. Essa organização curricular surge da exigência de que os conteúdos ensinados sejam os mesmos e é expressa como um plano estruturado e aprendizagem centrado no conteúdo, nos alunos e nos objetivos previamente formulados com vista a um resultado. Envolve também “questões de poder, tanto nas relações professor/aluno e administrador/professor, quanto em todas as relações que permeiam o cotidiano da escola e fora dela, ou seja, envolve relações de classes sociais (classe dominante/classe dominada) e questões raciais, étnicas e de gênero, não se restringindo a uma questão de conteúdos”. (HORNBURG; SILVA, 2007)
  •  Observação da construção do plano de ensino do professor, sendo esse um elemento muito importante no planejamento das atividades de ensino e de aprendizagem que serão realizadas na sala de aula. Esse planejamento deve ser feito para cada dia de aula e é parte das responsabilidades profissionais do professor.
  • Como apoio ao professor foram aplicados jogos para o fortalecimento da análise e construção de estratégias. O objetivo da aplicação de jogos é propiciar um ambiente agradável para a aprendizagem, explorando conceitos, reforçando conteúdos, testando conhecimentos já adquiridos e principalmente desenvolvendo a autoconfiança do aluno, quando na elaboração de estratégias para resolver um determinado “problema”. Foi aplicado na turma de 2º ano do ensino médio um “quiz” jogo de perguntas e respostas sobre matemática, testando os conhecimentos matemáticos dos alunos de forma interativa e divertida.

Como funciona: Divididos em grupos de 5 alunos, são sorteadas para cada grupo 7 cartões (contendo uma pergunta em cada cartão). Cada pergunta vale 10 pontos. A cada jogo, seu objetivo é tentar acertar 7 questões sorteadas, o grupo que obtiver o maior número de acertos vence.

  • O apoio acadêmico aos grupos de alunos foi executado com aulas de reforço (matemática) sempre no período contrário ao das aulas regulares. Os grupos de estudos eram formados de acordo com as classes de formação, as aulas de reforço foram bem aceitas pelos alunos e na maioria das vezes percebidas como um “empurrãozinho” para a superação das dificuldades. Porém, nem sempre o reforço escolar é visto com naturalidade. Muitos alunos se sentem envergonhados por precisarem de ajuda e alguns pais também veem esse tipo de serviço de forma negativa: acham desnecessário porque acreditam que esse dever é somente da escola, entendem que é obrigação do aluno saber tudo o que está sendo passado na aula, ou ainda que o estudante não é capaz de melhorar o seu rendimento escolar. Durante a execução do reforço escolar, procurei não me colocar como “mais importante do que o professor, já que ninguém pode substituí-lo dentro do processo de aprendizagem. A postura que foi adotada e classificada como a mais adequada foi de se colocar como uma força auxiliar, que entrega uma ajuda importante para a formação e para o aprendizado do aluno. Com a utilização do reforço escolar, um aluno passa a ter acesso a mais horas de aprendizado e de estudo para as matérias que lhe trazem mais dificuldades.

Os alunos que participaram do reforço escolar, alcançaram uma das melhores coisas de todas que foi a melhora de suas notas e o acesso a uma outra forma de linguagem, diferenciada e mais facilitadora do que a do seu professor de sala de aula habitual. Deste modo, puderam visualizar os conteúdos da matéria de modo diferente e mais abrangente, com toques e dicas que normalmente o professor de sala de aula não consegue tempo para mostrar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49 Kb)   pdf (507.2 Kb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com