TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Gestão Escolar

Por:   •  11/12/2019  •  Monografia  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório de Estágio Educação Infantil

Curso: Pedagogia (LICENCIATURA) - EAD

Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual

Nome: Tatiana de Souza Santiago Souza

RGM: 15674461

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional

Ano/semestre de realização do estágio:2019/2

Nome da escola: Semear Centro Educacional

Endereço: R. Cambuquira,26 - Jardim Andere, Varginha - MG, 37026-330

Dependência administrativa: Privada

Diretoria/ Secretaria de Ensino: Ensino Fundamental I (anos iniciais)

        Introdução

O estágio em Gestão Escolar me ajudou a ver a fundo a realidade escolar da instituição a qual estou inserida , sendo de grande importância para nossa formação como docentes, a escola Semear é ampla e organizada com divisão das turmas por idade, os profissionais da equipe gestora estão sempre empenhados e trabalham com muito amor, responsabilidade e respeito pelas crianças, pais e toda equipe de educadores. Observei durante todo o tempo de estágio como a parte de gestão se empenha por um trabalho impecável, com muita transparência e dedicação. Observei também a estrutura em geral, pátio externo, sala de vídeo, refeitório e banheiros, tudo feito exclusivamente para atender as necessidades de cada criança.

        Caracterização da Escola

Este estágio foi realizado integralmente no Centro Educacional Semear, localizado na Rua Cambuquira,26,Jardim Andere pertencente à rede privada de Ensino da cidade de Varginha, no estado de Minas Gerais.

        Perfil dos professores

Neste estágio foram realizadas 100 horas na Gestão Educacional. Foram acompanhados três profissionais: o diretor, coordenador pedagógico e secretária. Destaco abaixo o perfil destes profissionais:

Diretora: Joice Helena

Coordenadora pedagógica:Tânia Mara

Secretária: Emília

        A prática pedagógica do(s) professor (es)

Principais atividades desenvolvidas

O gestor utiliza como prática o desenvolvimento de suas atividades:  clareza e transparência

Observações gerais sobre as observações, funções e atuação do gestor

No que diz respeito às funções e atuação do gestor , de um modo geral, as observações que destaco são:    realiza acompanhamento e supervisiona as atividades na instituição

A partir das observações realizadas, é possível verificar que o gestor utiliza como prática  no desenvolvimento de suas atividades, uma postura séria e interessada por tudo o que diz respeito ao desenvolvimento e sempre conta com a ajuda de seus companheiros de trabalho para o melhor desempenho de sua atividade.

No que diz respeito às funções e atuação do gestor, de um modo geral, as observações que destaco são de agilidade, responsabilidade e seriedade em relação ao que é de sua responsabilidade e competência.

        Reflexões sobre o estágio de observação e participação

Observei todas as práticas utilizadas em sala de aula e como a supervisão está atenta em observar se estão sendo cumpridos os planos de aula e planejamento em cada sala.

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

FOCO 1 – Tema:

O tema ou atividade que mais chamou atenção nas observações realizadas foi: atividade a qual desenvolvesse a consciência fonológica em todas as turmas.

Escolhi este tema porque achei muito interessante a maneira em que jogos e brincadeiras podem desenvolver nas crianças um desenvolvimento de grande significado para a aprendizagem no geral.

A atividade foi desenvolvida pelo(a) gestor(a) da seguinte forma: a equipe de gestão montou uma exposição a qual todos os professores confecionassem jogos e ministrassem brincadeiras as quais desenvolveriam a consciência fonológica e inúmeros outros espectros para a aprendizagem.

Observando esta atividade, é possível identificar que alguns conteúdos trabalhados e discussões realizadas nas disciplinas do curso, no ambiente virtual de aprendizagem, justificam e fundamentam a atividade descrita. Posso citar entre as fundamentações teóricas observadas nas atividades ligadas aos meus estudos no ambiente virtual Corpo, Movimento, Psicomotricidade, Educação: Jogos e Brincadeiras, Educação Infantil: Currículo.

As observações e reflexões realizadas nesta atividade, contribuíram para minha formação docente da seguinte forma: de maneira que cresci como profissional e pessoa, pois consegui observar o que se passa em meu ambiente de trabalho, desafios, conquistas e luta diária com objetivo sempre de alcançar excelência em seu trabalho.

FOCO 2 – Tema:

O tema ou atividade que mais chamou atenção nas observações realizadas foi: a atividade de matemática, a qual através da história da “Galinha do Vizinho”, foram explorados vários aspectos ligados as cores, números e canções.

Escolhi este tema porque de maneira lúdica e prazerosa conseguimos alcançar o resultado esperado, pois as crianças aprendem com mais facilidade quando o lúdico está presente.

A atividade foi desenvolvida pelo(a) gestor(a) da seguinte forma: a gestão nos deu o tema e nos instruiu a trabalhamos de maneira lúdica e  prazerosa alcançando o objetivo proposto.

Observando esta atividade, é possível identificar que alguns conteúdos trabalhados e discussões realizadas nas disciplinas do curso, no ambiente virtual de aprendizagem, justificam e fundamentam a atividade descrita. Posso citar entre as fundamentações teóricas observadas nas atividades ligadas aos meus estudos no ambiente Pensamento, Linguagem e Desenvolvimento Humano, Educação: Jogos e Brincadeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com