TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Gestão escolar

Por:   •  30/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.523 Palavras (7 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Cruzeiro do Sul

Pedagogia EAD

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Escolar

Ano/ semestre: 2018/2

  1. Caracterização da escola:

Espaço Educacional – COC Atibaia

Escola Privada

Diretoria de Ensino de Bragança Paulista

  1. O estágio foi realizado somente na instituição acima, podendo ser observado todos os seguimentos, desde o Ensino Infantil ao ensino Médio.
  1. Estrutura da Instituição:

A escola possui uma infraestrutura diferenciada com 7 quadras de esportes abertas e uma coberta, laboratórios de biologia, música e artes, além de sala de estudos.

As salas de aula possuem retroprojetores, lousa digital, computadores além de ventiladores e sonorização.

Todos os espaços são extremamente limpos e bem cuidado, possui cantina que também oferece refeições.

  1. Introdução

O estágio de gestão educacional é realizado seguindo a LDB 9394/96, de 20 de dezembro de 1996, com o intuito de proporcionar ao estudante condição e segurança suficiente para assumir uma nova profissão.

Sendo fundamental no processo de formação do estudante, por a importância de um bom trabalho de observação, com isso o aluno se torna além de bom observador um crítico construtivo.

  1. Reflexões sobre o estágio:

Ele foi realizado em todos os seguimentos sendo distribuídos da seguinte maneira:

Gestão Ensino Infantil

11 h

Gestão Ensino Fundamental

70h

Gestão Ensino Médio

13h

Gestão Administrativa

31h

           Participei das atividades pedagógicas realizadas em sala (ex. tábua de Pitágoras, projeto leitura, etc.), que auxiliam o aprendizado de maneira diversificada, como já possuo formação matemática em alguns momentos fiz a substituição de professores com isso consegui aplicar o que aprendi na oficina de aprendizagem oferecida pela escola com duração de dois finais de semana.

        Participei junto com a coordenação pedagógicas de reuniões com pais específicos onde os filhos tinham falta de interesse nos estudos.

        Todos os professores participam das capacitações realizadas em períodos diferentes aos das aulas, essas capacitações são realizadas aos sábados por uma equipe especializada, isso serve para que todos trabalhem na mesma sintonia e obtenham melhores resultados.

        Pude observar de maneira bem produtiva o trabalho realizado pela gestão e pela equipe pedagógica.

  1. Perfil dos Gestores:

A tabela a seguir demonstra o perfil da equipe gestora.

Nome

Formação

Cargo

Tempo

Marli Arbex

Psicóloga/Pedagoga

Diretora Pedagógica

35 anos

Antônio Arbex

Sociólogo/Pedagogo

Diretor Geral

35 anos

Gisela

Coordenadora do Ensino Infantil

Gabriel Popovitch

Psicólogo

Coordenador Ensino Fundamental I

3 anos

Izilda Rodrigues

Pedagoga

Coordenadora Ensino Fundamental II

32 anos sendo 5 na coordenação

Cristiane Ribeiro

Bióloga

Coordenadora Ensino Médio

3 anos

Ana Paula Rodrigues

Pedagoga

Orientadora Educacional

5 anos

Simone Haten

Matemática/Psicopedagoga

Orientadora Pedagógica

2 anos

        A direção utiliza uma postura democrática e participativa envolvendo toda a equipe para tomada de suas decisões. Com isso todos se sentem envolvidos no que se refere ao ambiente escolar, sendo ela responsável pela contratação de funcionários, distribuição de recursos, reuniões com alunos ou responsáveis quando solicitado.

        O papel dos coordenadores fica voltado para a verificação de conteúdo, análise de aulas ministradas pelos professores, desenvolvimento e reuniões com os pais.

        A função das orientadoras são separadas para melhor desenvolvimento, ficando a Ana Paula responsável pela orientação educacional, ou seja, os alunos que no decorrer do dia não possuem um bom comportamento são orientados por ela. Já no meu caso cuido da orientação pedagógica onde sou responsável pelo desempenho estudantil dos alunos, orientado com rotinas e metodologias de estudos elaboradas individualmente, fica a meu critério junto com a coordenação as reuniões com pais e alunos que não conseguem um bom desempenho, com isso consigo manter o total apoio dos pais, sou responsável também pela verificação e lançamento de notas dos alunos que participam do processo de intervenção entre outras coisas.

        O trabalho da equipe pedagógica é sempre em conjunto, onde um sempre auxilia o outro e também há muito dialogo em relação a como melhorar o desenvolvimento do aluno e desempenho dos professores.

        Como existe vários fatores que podem ser observados neste estágio, escolhi dois como focos principais e no qual me interesso muito.

Foco 1:

Coordenador Pedagógico.

Os coordenadores têm total participação no Projeto Político Pedagógico da escola, pois eles convivem o empo todo em todas as áreas, conseguindo executar de maneira mais prática e rápida. O seu papel não se restringe somente na elaboração e calendários, reuniões com pais, alunos ou professores, eles também são responsáveis pelo andamento da escola em relação a conteúdos, eles planejam e executam as atividades pedagógicas e eventos que serão realizados no decorrer do ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com