TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – MATERIAIS DIDÁTICOS

Por:   •  17/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.412 Palavras (10 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
DAVID ROBSON OLIVEIRA MACHADO



RELÁTÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – MATERIAIS DIDÁTICOS









AVARÉ

2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER










RELÁTÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – MATERIAIS DIDÁTICOS



RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – MATERIAIS DIDÁTICOS, apresentado a UTA – Educação Ciência e Tecnologia no curso de Licenciatura em Pedagogia.
Centro Associado: Avaré-SP

AVARÉ – SP

2015


SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO..................................................................................04

2. PESQUISA E MATERIAIS DIDÁTICOS COMO ALIADOS DA EDUCAÇÃO..........................................................................................06


        2.1 MATERIAIS DIDÁTICOS E APRENDIZAGEM....................07


3. CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................09


REFERÊNCIAS....................................................................................11


ANEXOS...............................................................................................12








1. INTRODUÇÃO


Este relatório é resultante da pesquisa realizada para a disciplina de Pesquisa e Prática Profissional – Materiais Didáticos, da Unidade Temática de Aprendizagem: Educação, Ciência e Tecnologia, tendo por objetivo conhecer e compreender os pensamentos e teorias de alguns teóricos da educação, que desenvolveram métodos pedagógicos, materiais didáticos, novos conceitos, com o intuito de melhorar a realidade educacional de sua época e que vem nos auxiliando até os dias de hoje. Teóricos esses como: Rousseau (1712-1778), Dewey (1859-1952), Kilpatrick (1871-1965), Decroly (1871-1931), Montessori (1870-1952), Claparéde (1873-1940), Coussenet (1881-1973) e Piaget (1896-1980).


O mesmo também visa esclarecer a importância da pesquisa como prática profissional, auxiliando tanto ao professor quanto ao aluno na realização de trabalhos, formação de conceitos, ideias e desenvolvendo o senso crítico entre outros. Como também a valorização de materiais didáticos como auxiliares de aprendizagem, trazendo métodos concretos de visualização e manuseio aproximando o aluno à realidade.

 
Como procedimento metodológico foi adotado a pesquisa de campo. Para sua realização foram seguidos os seguintes passos: a primeira etapa constitui-se em definir o campo de pesquisa, optou-se por realizar a investigação bibliográfica. Em seguida, foi eleito seu um material didático para ser construído que denominamos “caixa de descobertas”, onde a criança deve relacionar uma peça à forma correta destacada na caixa, visando assim, estimular sua visualização, percepção, coordenação motora e capacidade cognitiva.


Ao realizar este relatório tivemos a oportunidade de enriquecer nossos conhecimentos, reforçar conceitos e construir novos, entendendo melhor a utilidade da pesquisa e do material didático, o que em muito nos ajudará para nossa formação profissional futura.




2. PESQUISA E MATERIAIS DIDÁTICOS COMO ALIADOS DA EDUCAÇÃO.


A educação é um meio que nos engloba no mundo, onde o ensino está inserido, mas para que haja realmente aprendizagem é necessário muito mais que transmissão e recepção de conhecimentos, vivemos em tempos de evoluções desmedidas, onde precisamos nos antecipar, desenvolvendo nosso intelecto, construindo conhecimentos, criticando, duvidando, revendo, reinventando e para isso temos como aliada a pesquisa. Para uma boa atuação o professor deve dentro do contesto da educação tanto ensinar quanto instigar a aprender.


A pesquisa vem se destacando como principio educativo, nos auxiliando na formação de reflexões, transformação de conhecimentos, na assimilação de informações, assim nos encaminhando para a autonomia. O professor também precisa ser um pesquisador, procurando sempre estar atualizado, em busca de novos conhecimentos para formação de novos conceitos uma vez, que estamos em constantes transformações sociais, econômicas, politicas, de um modo geral, precisa estar preparado para diferentes situações.





2.1 MATERIAIS DIDÁTICOS E APRENDIZAGEM


Há muito tempo o uso de materiais didáticos já era defendido e desenvolvido por teóricos como: Rousseau (1712-1778), Dewey (1859-1952), Kilpatrick (1871-1965), Decroly (1871-1931), Montessori (1870-1952), Claparéde (1873-1940), Coussenet (1881-1973) e Piaget (1896-1980), que rejeitavam a forma de educação de suasépocas baseada no autoritarismo e rígidas metodologias onde o professor continha o conhecimento e o aluno era um ser passivo com a finalidade de apenas absorver o que lhe era repassado. Dessa forma, contrariando os condicionantes sociais, mas preocupados com a verdadeira educação passaram a dedicar-se no desenvolvimento e elaboração de Materiais Didáticos que auxiliassem os alunos na aprendizagem. Visto que Material Didático, então, define-se como instrumento de auxílio no processo ensino-aprendizagem.


Com o passar do tempo esses materiais foram evoluindo mediante constante evolução científica e tecnológica, uma vez que, sua função é facilitar a aprendizagem, sendo desenvolvido para demonstrações concretas estimulando a autoaprendizagem, a curiosidade e a reflexão de alunos de diferentes idades e nos diferentes níveis e modalidades escolares, sendo que esses materiais podem auxiliar em várias disciplinas como também no desenvolvimento intelectual.
Os materiais didáticos classificam-se em: materiais permanentes de trabalho, que são cotidianos em sala de aula, materiais informativos que são necessários para reforçar conteúdos repassados em sala de aula, materiais ilustrativos visuais e audiovisuais e materiais experimentais.


Muito mais do que ajudar o aluno no aprendizado do conteúdo, eles proporcionam dinamismo à aprendizagem de um modo que o ato de aprender torne-se cada vez mais interessante e prazeroso.


Todo professor, mesmo os mais conservadores devem ser conscientes quanto à inovação de sua prática pedagógica considerando o grande número de informações recebidas pelos alunos principalmente de ambientes externos, essas informações geralmente são mais atraentes por conterem tecnologias avançadas. Desse modo os materiais didáticos são grandes parceiros do professor atualizado, dando-lhe possibilidades de “competir” com essas informações externas, trazendo para o aluno oportunidades de visualizar, pesquisar, experimentar, descobrir, construir e reconstruir. Tornando a aprendizagem um ato constituído pelo próprio interesse do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (142.7 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com