TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Regência

Por:   •  3/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGÊNCIA

Professor(a) Orientador(a)_________________________________________

Dados do(a) Aluno(a):

Nome: ____________________________________________ RA ______________

Endereço: ___________________________________________________________ Fone:______________ E-mail:___________________________________________

Semestre/Módulo:______                      Campus/Polo:_________________________

Dados da Instituição Concedente:

Nome: ______________________________________________________________

Endereço: ___________________________________________________________ fone: _______________ Email: __________________________________________

Área de atuação:   (   )Educação Infantil       (   )Ensino Fundamental

Supervisor(a) do Estágio:_______________________________________________

Total de horas realizadas ______  (          )

Turma/classe/ano___________________  Faixa etária dos alunos ______________

Profª da(s) classe(s)___________________________________________________

A regência é o momento culminante do estágio, pois o estagiário assessorado pelo professor da classe, pelo Supervisor e pelo Orientador de Estágio fará o planejamento, execução e a avaliação de projeto/aulas.

Esta fase requer um preparo das atividades que o próprio estagiário desenvolverá com objetivos e métodos adequados ao nível dos alunos, sempre com anuência e acompanhamento do(a) professor(a) da classe. Os requisitos necessários a esta modalidade já foram conseguidos quando o estagiário fez a observação e a participação que o levaram a conhecer a comunidade e a clientela escolar. De posse desses dados e com a devida assessoria, o estagiário deverá enfrentar o desafio da regência, iniciando pela definição do Projeto que desenvolverá. A elaboração do Projeto se completará com o planejamento das aulas que, entre outras coisas, definirá as atividades que serão desenvolvidas com os alunos.

Ao finalizar esta etapa, depois da aplicação de aulas, faça a seguinte análise:

PROJETO PARA EFETIVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE

TEMA: Prática docente

JUSTIFICATIVA: Compreender melhor a educação infantil dos dias de hoje, é fundamental para que possamos desempenhar a função de educadora e fazer com que a prática docente seja um elemento de transformação social na vida dos alunos.

Não podemos esquecer que a educação infantil vem vencendo desafios e lembrar sua historicidade faz parte de uma trilha acadêmica, que só potencializa a escola infantil. Surgiu em 1816, na Escócia, fundado por Robert Owen, influenciado pelas ideias de Johann Heinrch Pestalozzi e Jean- Jacques Rousseau fundou escolas e uma creche para as famílias que trabalhavam em seu moinho, em New Lanark. Owen proibiu que as crianças pequenas trabalhassem e limitou o horário de trabalho das mais velhas.

Naquele tempo, era comum nos moinhos que as crianças menores de 12 anos trabalhassem 6 horas e as maiores de 12 anos trabalhassem entre 12 e 14 horas diárias, sem pausa para almoço, e eram proibidas de receber instrução.

A escola de Owen foi considerada o programa de reforma social mais ampla da época, e sua ideia de escola infantil acolhiam muitos interesses dos educadores contemporâneos.

Os princípios principais originais da educação infantil eram de que as crianças pudessem estar ao ar livro tanto quanto possível, aprendessem “quanto sua curiosidade as levassem a fazer perguntas”, dançassem, cantassem e não fossem “aborrecidas com livros”. A ideia era que elas fossem educadas e treinadas sem punição ou temos de alguma restrição desnecessária fosse lhe emposta e que lhes fosse ensinada somente “o que pudessem entender”. Aos professores era recomendado formar bons hábitos e ajudar as crianças a tratarem-se gentilmente.

Reforça-se, assim, a concepção de que as escolas infantis eram eficazes como meio de atendimento às necessidades de crianças pobres das classes trabalhadoras.

Diante dos avanços que a educação infantil percorreu é de fundamental importância à execução deste projeto e que seja de maneira sucinta as organizações os objetivos que devem ser estabelecidos para um bom desempenho em sala de aula.

OBEJTIVO GERAL: Estabelecer de maneira lúdica a importância dos números naturais no dia a dia da criança.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

  • Ampliar o conhecimento dos alunos sobre a importância dos números no nosso dia a dia.
  • Promover a interação dos alunos nas atividades proposta.
  • Proporcionar envolvimentos dos pais nas atividades do para casa.

METODOLOGIA:

Os trabalhos se deram a partir de um primeiro contato com a professora titular da turma, onde pude me sentir bem a vontade depois da mesma me apresentar o perfil da turma, sendo um ponto bastante positivo que me auxiliou.

Nesse sentido foi pensado é elaborado o planejamento para introduzir o conteúdo sobre “VIVEMOS EM UM MUNDO DE NÚMEROS” de maneira lúdica e atraente para os alunos.

Sempre priorizando sua realidade, escolhemos uma música que apresentava os números de forma poética “Números onde estão”, que seria o primeiro momento de apresentação do conteúdo.

Envolvidos pela cantiga, os alunos no segundo momento seria atraídos pelo dialogo, numa rodinha de conversa, onde ressaltaremos exemplos dados sobre os números que estão por todos os lados.

Nesse sentido, podemos observara, que quando crianças, nascemos em um meio onde já se elaboraram ideias sobre números e suas funções. As residências das pessoas costumam ser numeradas; calçados, e vestimentas também; telefones e correspondências utilizam números; as coisas têm preços, as brincadeiras infantis são feitas as contagens; enfim antes de alcançarmos a idade escolar vivemos em mundo repleto de números, ressalta-se que toda essa informação esta carregada na fala da professora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com