TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio na Casa dos Adolescentes Sagrada Família

Relatório de pesquisa: Relatório de estágio na Casa dos Adolescentes Sagrada Família. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  5.099 Palavras (21 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 21

Bruna Lorraynne Gonçalves Guedes

Fabiana de Souza Oliveira

JéssycaCarolline Souza da Silva

Layane Bento Ferreira

Valdete Ferreira da Silva

PROJETO EDUCATIVO: CASF

Rondonópolis

2014

Bruna Lorraynne Gonçalves Guedes

Fabiana de Souza Oliveira

JéssycaCarolline Souza da Silva

Layane Bento Ferreira

Valdete Ferreira da Silva

PROJETO EDUCATIVO: CASF

Trabalho apresentadoà disciplina de Estágio CurricularSupervisionado I sob a orientação da Profª. Dr. Silvia de Fátima Pilegi Rodrigues e Eder Carlos Cardoso Diniz para fim de avaliação parcial.

Rondonópolis-MT

2014

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO 4

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6

2.1 Crianças em risco social 6

2.1.1 Fracasso escolar 8

2.1.2 Possibilidades de intervenção para a criança em situação de risco social. 10

2.1.3 Possibilidades de intervenção no fracasso escolar. 12

3 OBJETIVOS 15

3.1 OBJETIVO GERAL 15

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 15

3.3 OBJETIVO PARA CADA SEMANA 15

4 CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES 17

5 ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO 22

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23

7 ANEXOS 24

1 Apresentação

O Estágio Curricular Supervisionado I será realizado na Instituição Casa do Adolescente Sagrada Família, que estaá localizada na Avenida Sagrada Família, 1695, Vila Aurora. Na instituição são ofertadas as atividades de assistência psicopedagógicao, oficinas de múusica , artes plásticas, teatro, informática, apoio pedagógico, línguas (espanhol e inglês), com o objetivo de promover a aprendizagem relacionada a aspectos culturais, no intuito de desenvolver as competências para que possam ingressar no mercado de trabalho.

O púublico alvo da Casa do Adolescente são crianças e adolescentes de seis(6) a quinze(15) anos, onde estescujas famílias devem possuir renda menor ou igual a um salariosalário mínimo, cadastro no CADUNICO e em outros programas de auxíilio do Governo Federal e que residam em bairros periféricos.

Nos dias sete(7) e nove(9) de julho deste mesmo ano 2014, o grupo do estáagio foi aà instituição, onde foi possível a ciência da realidade da Casa do AdloescenteAdolescente. Na ocasião,, conversamos com a coordenadora Rosangela Ramos Duarte para coletar as informações necessárias para o conhecimento da instituição.,Aalém disso, ela a mesma nos deu as devidas orientações que irão guiar os objetivos do nosso projeto.

Para elaborar este projeto estudamos sobre algumas temáticas que vão contextualizar comse somar à compreensão da realidade vivenciada pelas crianças e adolescentes, as mesmasque estão submetidas ao em risco deá marginalidade, fracasso escolar e necessitam de possibilidades de intervenções sociais e pedagógicas.

Para discutir sobre crianças em situações de risco social foram utilizados os seguintes autores: Schneider (1982), Paoli (1974), Santos (1979), Saviani (2009), Sierra, Mesquita (2006) que definem a marginalidade como algo inerente aà própria estrutura da sociedade, visto que se trata dea mesma é um problema social.

Sobre o tema fracasso escolar, nos embasamos nos seguintes autores: Brandão (1979), que define que o fracasso não pode ser responsabilidade apenas dos alunos de classe social desfavorecida;,Carvalho (1997), para quem o fracasso não possui um único culpado, sendo de responsabilidade detoda a sociedade;,Luckesi (2002), que relaciona o fracasso às formas seletivas e excludentes de avaliação, referenciada como ocorre por causa da pedagogia do exame; e, Hoffmann (2006), analisando o fracasso escolar em decorrência de métodos tradicionais. Some-se às pesquisas de Bourdieu (apud NOGUEIRA e NOGUEIRA, 2002), que demonstra a associação entre fracasso e o capital cultural escolarmente rentável, que traz impacto negativo na vida do aluno de camadas populares.

A legislação também foi importante material de consulta, especialmente os possibilidades de intervenção foram pautadas nos seguintes autores: Bourdieu (2002), o fracasso esta associado ao capital cultural e essa carência cultural traz um impacto negativo na vida do aluno, Estatuto da Criança e do Adolescente (2012), que vem reforçar que a criança e adolescente tema criança e o adolescente têm direitos garantidos na lei; a, Constituição Federal (1988), que enfatiza os é deveres da família, da sociedade e do Estado em relação à promoção do direito aà educação das crianças e jovens.

Dessta forma, nosso propósito é, além de aprender sobre as possibilidades de atuação do pedagogo em espaço não escolar, contribuir com o desenvolvimento da aprendizagem por com a utilização de recursos emétodos não tradicionais.

2 Fundamentação Teórica

2.1 Crianças em risco social

Desde décadas o tema marginalidade tem sido enfatizado, visto que o Brasil sendo um país emergente apresenta altos índices de marginalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com