TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO CASA DE APOIO “Á GESTANTE ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO VULNERÁVEL”

Por:   •  15/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ASSITÊNCIA SOCIAL  DE  AMPARO ÁS FAMÍLIAS

                                “LÍRIO DA PAZ”

 

                     PROJETO CASA DE APOIO

             “Á GESTANTE ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO VULNERÁVEL”

APRESENTAÇÃO:

A  Assistência Social de Amparo às Famílias LÍRIO DA PAZ ,é uma resposta de amor ao próximo.

Fundada em 1998 , em Piracicaba por várias pessoas com o mesmo objetivo de ajudar as pessoas mais carentes.

Uma de suas principais obras é a realização de trabalhos voltados para a comunidade, com a execução de projetos sociais e comunitários.

INTRODUÇÃO:

A  Assistência Social  de Amparo as Famílias LÍRIO DA PAZ, com experiência adquirida ao longo de vários anos, elaborou o PROJETO CASA DE APOIO À GESTANTE ADOLESCENTE.

Este projeto é direcionado ás adolescentes grávidas que a cada ano vêm aumentando o número de gestações em adolescentes nesta comunidade.

Um dos problemas de importante relevância entre adolescentes compreende a gravidez neste período da vida em razão das descobertas.

 A gravidez na adolescência tem sérias implicações biológicas familiares, emocionais, econômicas e jurídico-sociais, limitando ou adiando as possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal.

OBJETIVO GERAL:

_a prevenção da gravidez precoce,

_realizar rodas de conversas com adolescentes gestantes a fim de sensibilizá-las sobre o risco da reincidência de gravidez.

Justificativa:

O projeto justifica-se pela importância de acolher a jovem mãe e viabilizar de forma criativa o acesso as informações que possam permitir a interação com a equipe multiprofissional evitando assim a reincidência da gravidez.

Temos vistos a população de jovens mães, que está aumentando nitidamente. Diante deste quadro a adolescente fica mais vulnerável diante da sociedade tendo que tomar decisões importantes nesta fase.

O aumento relativo da participação da gravidez na adolescência .Principalmente nas regiões mais carentes.

A gravidez na adolescência é um importante problema de saúde pública no Brasil, considerada como uma crescente e verdadeira epidemia, a qual acarretando complicações obstétricas para a gestante e o concepto, interrompe seus estudos, abandonando o sonho da formação profissional e seus projetos de vida. E para a criança que nasce nestas condições também apresenta maiores riscos para baixo peso ao nascer,podendo sofrer rejeição, abandono, preconceito e ou violência.

SILVA ,TONETTE(2006) Reafirmam que a gravidez precoce pode prejudicar seu físico ainda imaturo e seu crescimento normal. E que essas adolescentes estão sujeitas a complicações obstétricas e recém-nascidos de baixo peso, além de ter percussões no âmbito psicológico, sócio cultural e econômico que afetam a jovem, a família e a sociedade.

O ministério da saúde constatou a ocorrência de 3.035.096 nascimentos com 21,8% de mulheres na faixa etária de 10 á 19 anos.

Segundo Yazlle ( 2006) a gravidez na adolescência é um importante problema de saúde pública, é comum e na maioria das vezes inevitável,está diretamente relacionada ás sequelas negativas para adolescentes que se tornam grávidas e para seus filhos, comparados com filhos de mulheres não adolescentes, os filhos de adolescentes tem maior índice de baixo peso ao nascimento, mortalidade infantil aumentada pior desenvolvimento cognitivo, e se mulher, tem risco de probalidade de ficar grávida na adolescência.

Pela situação precária em que ocorre está concepção e gravidez, está adolescente está exposta a problemas como: pré-eclampsia,eclampsia,Síndrome de Helpestão associadas á toxemia gravídica,anemia,prematuridade,ganho de peso insulficiente, infecção urinária,DST, desproporção céfalo-pélvica, até complicações puerperais.

No que se diz respeito á saúde do adolescente está equipe identifica diferentes comportamentos nesta faixa etária muitos deles podem ser de risco para os mesmos como;a gravidez precoce e indesejada, o aborto.

Diante disto constata-se que a gravidez repercutirá em vários aspectos na vida desta adolescente,uma vez que a evasão escolar poderá ser temporária ou definitiva.Além do abandono escolar e diminuição das chances no mercado de trabalho,

Damiani(2005.p.150) enfatiza as consequências negativas de uma gravidez na adolescência,refere que uma gestante jovem pode apresentar insatisfação, baixa auto-estima, rejeição social, ansiedade, depressão, frustação.

Diante do exposto,há necessidade de uma nova intervenção para a gestante, pois com o início de várias transformações em seu corpo a jovem mãe inicie uma nova fase em sua vida, no seu crescimento na sua vida emocional, social e relações, afetivas necessitará de apoio profissional da saúde e entidades voltados á está questão. Visto que a gravidez e adolescência são períodos distintos de transições existenciais sendo que quando ocorrem juntos acarretam sérias consequência, no decorrer desta fase ainda há cobrança por parte de familiares , gerando assim a violência física ,sexual ,psicológica neste período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com